Conselhos: #Juventude, #Internet e #santidade

1

Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.Salmos 119:9

A mídia a todo o momento vem bombardeando os jovens a se envolverem cada vez mais cedo e curtir a vida de uma forma banal e sem limites. Essas informações têm feito com que essa “galerinha nova” viva experiências cada vez mais marcantes e perigosas precocemente. O número de jovens se envolvendo sexualmente é algo assustador, o problema está em iniciar um relacionamento cedo, e na maioria das vezes, fora dos padrões bíblicos.

Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 2 Tm 2:22

Há um tempo atrás os jovens participavam de encontros, congressos, festividades etc. E nesses movimentos alguns só estavam ali para paquerar e beijar na boca. Nos dias atuais, o ponto de encontro não é mais os eventos evangélicos, são as redes sociais, a internet tem “ajudado” a garotada se conhecerem e já vão trocando uma ideia entre si. Depois de algumas conversas e SMS marcam de se encontrar na igreja ou em qualquer outro lugar para se conhecerem pessoalmente ou se reencontrar.

Surgi uma pergunta: Será que essa é a forma correta? Não é novo por que já existia esse tipo de comportamento no passado, só acompanhou a evolução tecnológica. Eu acredito e conheço vários casais que se conheceram pela net ou ficaram conversando para depois se encontrarem e começarem um relacionamento. O fato prejudicial nesse contexto é um “amadurecimento” antes do tempo para a questão sentimento, sexual e envolvimento.

Amigo (a) leitor (a) a internet pode ser uma benção em sua vida, como também pode ser uma armadilha para lhe destruir. Muitos relacionamentos tem se destruído por conta de ciúmes e traições virtuais. Vai depender de como você vai usa-la, se você pretende encontrar alguém pela net por que não tem coragem de conversar ou se encontrar pessoalmente, ou por que percebeu que há uma facilidade maior através dela, faça com cuidado e cautela.

Como cristãos devemos sempre andar na contra mão do rio, enquanto os adolescentes estão colocando nas redes sociais que Escolheram Esperar, nós devemos nos preocuparmos com as coisas de Deus e com os estudos que é algo primordial na vida de uma pessoa. A coisa certa acontece no tempo certo, nada acontece por acaso, tudo tem um tempo determinado para acontecer.

Uma das grandes características dessa geração é a irreverência e o relativismo, exemplo: não existe mais princípios ou padrões de ética nem cristã, como também não existe verdade absoluta tudo é relativo. O que era proibido ou pecado no passado, hoje em dia não é mais, por que os tempos mudaram e depende do ponto de vista. Geração carpe diem, viva intensamente. Gosto dessa definição, porém ela tem sido utilizada em um sentido totalmente errado, esse sentido de viver intensamente, aproveitar o momento se encaixa muito bem em vida com Deus.

Ninguém despreze a tua mocidade; mas seja o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. I Tm 4:12

O jovem cristão não precisa agradar a todos, muito menos abrir mão da sua fé para ser aceito em grupos ou ser bem visto pelos outros, só basta ser alguém fiel e de bom testemunho. Tendo sempre atitude de amor e compaixão por aqueles que estão em sua vol

1 COMENTÁRIO

  1. Bah! muito show esse assunto… mas bem delicado… eu tenho 26 anos e sou casado a 4, namoramos 7 anos, ou seja, começamos um relacionamento beeeemmm cedo. De forma alguma me arrependo de ser apressado,, mas não incentivo ninguém a fazer o mesmo pq nem precisa do diabo pra ser tentado. E trilha esse caminho tentando manter a santidade é muuuuito doloroso e gera muitas lagrimas. (quando falo de dor não é sentimental mas física mesmo).
    Eu não era muito internauta quando a conheci e ela menos ainda, e para nos conhecer e gera algum interesse de relacionamento (da parte dela, pq o homem ja nasce interessado hehehe), tivemos que estar muitas vezes no mesmo lugar (era mais fácil encontrar ela na igreja que íamos), e eu sempre cuidando pra estar cheiroso, cabelo ajeitado ou um boné “style” e com assuntos que ela tivesse interece…bah! dava um trabalhão manter a “mina” com os olhos em mim… Mas hoje em dia, na internet, é só construir um perfil que as pessoas aprovem, um perfil que até a gente mesmo admira e ta feito! é só correr pro campo e começar a atirar (postar algumas coisas legais, elogiar, foto fazendo bikinho hehehe) vale tudo e sempre vai dar certo. O problema é que quando se encontram pessoalmente 1º se relacionam fisicamente e depois vão ver se o que tinham visto na internet era verdade, aí se decepcionam pq não conhecem a pessoa que deram liberdade sobre seu corpo. E a “M” ta feita. Agora temos dois chateados, magoados e etc…
    A galera tem que voltar a pro “tét a tét”, pois assim tem muito menos chance de erro, tem que se preocupar com o que vai rolar quando as conseqüências de “tirar uma casquinha” chegarem.
    Deus não mudou e não mudará, mas ele é justo e o diabo é legalista (um promotor com muita experiência pra te acusar).
    Se pedirmos pra o próprio Deus escolher alguém pra nós e descansar nisso. Não vai ter erro! quando falo em descansar, me refiro a se ocupar com outras coisas de Deus e só esperar nele.
    Ja vi o movimento “eu escolhi esperar” e é mais ou menos isso que eles pregam e é bem completo. O único problema é os que escutam, eles os adolescentes e jovens não estão conseguindo segurar uma opinião por muito tempo e tem aberto mão da opinião cristã quando encurralados pela tentação.

    Bah isso tem um montão de coisas para pensarmos e refletirmos… da muito assunto ainda…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here