Caio Fábio diz que não é contra dízimo, detona “Os Dez Mandamentos” e dá aula de Bíblia no “Programa do Pânico”

22

O programa Pânico, da Rádio Jovem Pan recebeu nesta quarta dia 11 de Novembro, o Pastor Caio Fábio, psicanalista, ex presidente da Associação Evangélica Brasileira e escritor com mais de 6 milhões de livros vendidos. A “trupe” do pânico é conhecida pelo humor inteligente, críticas ao sistema e muita “baixaria”, especialmente nas pegadinhas da versão da TV.

Após a introdução, Emílio Surita, o apresentador principal do programa, perguntou:

– Você está vendo “Os dez mandamentos, essa novela que está fazendo sucesso”?

Ao que Caio retrucou:

– Rapaz, eu não estou podendo poluir a minha mente deste modo. É insuportável… Eu não agüento. Depois que eu vi que tinha até extintor de incêndio…

Depois de muitas risadas, Emílio pediu então, que Caio explicasse como se deu a divisão entre as igrejas evangélicas:

– É uma distinção importante que se faça porque a maioria das pessoas, nem mesmo as que se dizem do chamado meio evangélico entendem a história. Os protestantes não são os evangélicos. Os protestantes são aqueles do movimento de Lutero, Calvino… tem a ver com a Alemanha, Suiça… Século XVI… a ruptura com a igreja católica surgiu o protestantismo. O protestantismo deu origem a um movimento que se transformou praticamente na cultura prevalente do ocidente planetário produtivo funcional industrioso representado já pela revolução industrial na Inglaterra… E com a imigração destes imigrantes nos Estados Unidos fazendo surgir a sociedade capitalista protestante… Esses mesmos protestantes que vieram para a Europa para a fundação dos EUA…usavam de um puritanismo nunca visto até então… Logo depois surgiram os chamados avivalistas protestantes que chamavam as pessoas à conversão. Na América Finney foi a principal voz chamando as pessoas para a experiência do coração quente, quando a fé começa a se transformar em emoção. A partir daí começam a surgir os movimentos chamados pentecostais que são movimentos de emoção baseados na idéia de que o aconteceu no livro de Atos dos Apóstolos no capitulo 2, quando de repente veio do céu um som como de um vento impetuoso e encheu toda a casa onde estavam assentados e apareceram distribuídas sobre eles línguas como de fogo e cada um deles começou a falar outras línguas segundo o Espírito Santo lhes concedia que falassem transformaram aquilo ali num modus operandi em série industrialmente produzido, ou seja, se você quer ter uma experiência com Jesus de fato, você tem que surtar, você tem que fazer uma catarse… como aquilo ali que aconteceu em Atos 2 foi um episodio, repetir isso é fajutice… Aquilo foi só um episodio que durou uma hora, logo depois todo mundo voltou a si falando sua própria língua. E o grande milagre descrito em Atos 2 é o que os que estavam presentes, gente de 17 etnias diferentes na terra estavam em Jerusalém, os ouviam falar em suas próprias línguas maternas as coisas impressionantes que diziam… Então pode até ter sido um milagre de auditabilidade. Eles estavam ouvindo não necessariamente cada um estava falando… a discussão sobre se era objetivamente algo que procedia da fala deles ou se era algo que procedia estranhamente da compreensão subjetiva de todos é algo que está aberta prá discussão até os dias de hoje…

Ao ser questionado sobre o que achava das “igrejas que tiram de pessoas pobres, casas, carros e objetos de valor para ganhar seu pedaço no céu”, Caio respondeu:

Eu acho que tinha que por a Lava-Jato prá cima desse pessoal todo, o juiz Moro nesse pessoal… É mais do que um absurdo, é patético… Sobretudo porque isso é feito em nome de Deus, em nome de Jesus. Agora, Deus não está pedindo o carro de ninguém, não ta precisando da grana de ninguém, Deus vai bem, obrigado!

Alguém perguntou:

– Você é contra o dízimo?

Caio respondeu:

– Eu não sou contra o dízimo. Eu sou contra qualquer que seja a expressão não espontânea, não voluntária, não lúcida, não consciente de qualquer forma de doação e de participação em qualquer nível da vida. Não apenas em relação a dinheiro. Acho que se tem a ver com Deus, tem que ser em Espírito e em Verdade. Se tem a ver com Deus, da espontaneidade é o teu contato. Se tem a ver com Deus, você quem que chegar nu e não pode propor barganhas porque Deus não tem barganha a fazer com ninguém…

Caio falou sobre o seu patrimônio e de como investiu tudo o que tinha no Evangelho. Dentre outros tópicos, falou também sobre o objetivo da Lei segundo Paulo e da dependência humana de Deus, usando o texto: “Todos pecaram e carecem da Glória de Deus”. Ao falar da barganha da Teologia da Prosperidade, Caio afirmou de que no Brasil a Igreja Evangélica tornou-se “um negócio lucrativo”.

A entrevista transcorreu de forma informal e simpática. Uma grande oportunidade de fazer a voz de o Evangelho ser ouvida num Brasil evangélico tão confuso…

Assista ao vídeo e tire suas próprias conclusões:

 

 

COMPARTILHAR
Raquel Elana, formada em Teologia, Pós Graduação em Jornalismo Político/ (Jornalista – MTb 15.280/MG) e Ministérios Criativos pelo IBIOL de Londres, é autora de 3 livros, entre eles: Anjos no Deserto - uma coletânea de testemunhos de mais de 10 anos de trabalho no Oriente Médio. Desde 2012 está envolvida com o trabalho de atendimento aos refugiados da guerra civil da Síria.

22 COMENTÁRIOS

  1. Arrogância e presunção e só isso que este individuo tem a oferecer.

    Só o fato de ir a um programa decadente recheado de promiscuidade e irreverencia já e prova de que este individuo reprovado na fé na tem noção alguma d oque é o evangelho do reino.

    Discordo totalmente de você Raquel sobre e ter dado uma aula de bíblia, a palavra de Deus e para ser vivida e não para ser colocada perante pecadores para servir de escarnio.

    Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
    Salmos 1:1

    Para finalizar que afirmação infeliz é esta?

    A “trupe” do pânico é conhecida pelo humor inteligente, críticas ao sistema e muita “baixaria”, especialmente nas pegadinhas da versão da TV.

  2. MEUS CAROS IRMÃOS CONCORDO COM O CAIO SOBRE QUE ELE DISSE E DIGO MAIS IGREJA HOJE VIROU UM NEGOCIO RENTAVEL NÃO PAGA IMPOSTOS COMO OUTRA EMPRESA QUALQUER E AINDA LUCRE 100 PORCENTO E O PIOR DISSO TUDO E QUE ESTÃO ACABANDO COM O EVANGELHO QUE JESUS DEIXOU POIS ESSAS GRANDES EMPRESAS DA FÉ QUE SE TEM HOJE NO BRASIL SÓ PREGAM A DEGENERADA TEOLOGIA DA PROSPERIDAE QUE E UMA GRANDE FARÇA GRANDE MENTIRA NUNCA SE EXTORQIU TANTO DAS PESSOAS QUE VÃO AS IGREJAS A PROUCURA DE UM REFRIGERIO PARA SUAS ALMAS COMO HOJE NÃO SE PREGA MAIS A PALAVRA DE DEUS SE PREGA O INTERESSE MATERIAL O INTERESSE PROPRIO ESTAO CONSEGUINDO ACABAR COM AS IGREJAS SE ESQUECERAM COMPLETAMENTE DE JESUS CRISTO E O QUE ELE NOS DEIXOU QUE PARA MIM E MAIOR QUE QUALQUER RIQUEZA OU BEM MATERIAL QUE FOI NOSSA SALVAÇÃO POIS SE ELES FOREM PREGAREM A VERDADE NÃO DARIA TANTO DINHEIRO COMO VENDER UNÇAO OU PROFETADAS SÃO VERDADEIROS MERCENARIOS DA FÉ COMO DEUS NOS ALERTOU SOBRE ISSO EM SUA PALAVRA QUE ESTA LA EM 2 TIMOTEO CAPITULO 3 E SO LER E ENTENDER TUDO O QUE SE VE HOJE PARABENIZO O PASTOR PAULO SIQUEIRA PELA CRIAÇÃO DO MEEB VAMOS DAR UMA BASTA NESSA PROPRIDÃO QUE AI ESTA VAMOS RESGASTAR O VERDADEIRO EVANGELHO DE CRISTO+

  3. Agora entendo o porque essa raquel age desse jeito.
    ESTA EXPLICADO.

    Uma mulher que diz que panico faz um humor inteligente,,
    hhuuuuuuu você deve assisitir o panico com seu marido não é?
    imagina ele olhando as meninas do panico e depois te olhando?
    humor inteligente hahahahahahah

    da pra ver caio fabio aquele que largou a esposa para ficar com a empregada.
    HA HA HA HA AULA DE BIBLIA HA HA HA HA

    Raquel se converta… alias você parece aquela bina, esposa de cora….
    CARACA VOCÊ É A CARA DELA HA HA HA HA HA

    • cesar , essa raquel só tem diplomas e títulos dado por homens , nada vem do Espirito santo .
      e o CAIO FABIO não passa de uma versão gospel do RAUL SEIXAS , ele ficou maluco beleza
      ficou pirado naquele jardim com incensos , aquela barba de sacerdote maluco .
      é deplorável o estado que ficou o faraônico CAIO FABIO .

    • CONSPIRAÇÃO DOS SEUS PROFETAS há no meio dela, como um LEÃO que ruge, que arrebata a presa; ELES DEVORAM AS ALMAS; TOMAM TESOUROS E COISAS PRECIOSAS, MULTIPLICAM AS SUAS VIúVAS NO MEIO DELAS
      Os seus SACERDOTES violentam a minha lei, e PROFANAM as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.
      Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa, para derramarem sangue, para destruírem as almas, para seguirem a avareza.
      E os seus PROFETAS têm feito para eles cobertura com argamassa não temperada, PROFETIZANDO VAIDADE, ADVINHANDO-LHES MENTIRA, dizendo: Assim diz o Senhor DEUS; SEM QUE O SENHOR TIVESSE FALADO.
      Ao povo da terra OPRIMEM GRAVEMENTE, E ANDAM ROUBANDO, e fazendo VIOLÊNCIA AO POBRE E NECESSITADO, E AO ESTRANGEIRO OPRIMEM SEM RAZÃO.
      Ezequiel 22:14-29

  4. infelizmente, o povo gosta de malafaia, feliciano, edir macedo, r.r soares, esse grupo todo que só prega loucura.
    quando vem alguém que prega o evangelho e se fala contra as mentiras da religião, o povo não entende.
    Se estivesse jesus em nosso meio, ninguém, provavelmente, não iria entender nada, porque está cheio de religião.

  5. Verdade é que ele é adultero, invejoso queria ele esta no lugar de Macedo e Valdomiro, na atualidade sem expressão alguma, sem crédito, e só sabe apontar defeitos nos outros, Caio não, já CAIU, desmoronou

  6. Ao ler os comentários abaixo me preocupa o fato de como os “evangélicos” são desprovidos do mínimo teor mental para fundamentarem seus comentários. Gente que paga para ouvir um cara falando em nome de “deus” em um local físico no qual se diz ser a “casa do Deus espiritual” e quando se deparam com a verdade pura dita por um sensato como o Caio Fábio, transformam inteligência em traição. Gente que mente, que prostitui, que rouba, que matam a alma, gente que comete todo tipo de pecado e se acham santos. Todos somos pecadores, somente Deus é bom e santo. O “evangélico quer ser santo”, dá pena. Esses “evangélicos” são alimentados por palavras tolas e mentirosas em igrejas, mas nunca sequer leram um livro de teologia, não entendem como a história da igreja se consolidou, nunca sentiram o prazer de ler Voltare ou Nietzsche, duvidam da filosofia, mas acreditam no absurdo. Estou estarrecido.

  7. Senhorita Raquel Elana, com a devida vênia, foi decepcionante a sua postura acrítica mediante aos absurdos perpetrados pelo “pastor” Caio Fabio no programa do Pânico na Rádio Jovem Pan. Em primeiro lugar, começar o seu artigo dizendo: “A ‘trupe’ do pânico é conhecida pelo humor inteligente, críticas ao sistema….” chega a beirar o ridículo. Ademais, onde está a inteligência de um programa popularesco que coloca mulheres seminuas, anabolizadas e com comportamentos deploráveis como objetos de vitrine numa apelação grostesca? Não para por aí, o “inteligente” personagem africano (incitação ao racismo, diga-se de passagem) do Pânico’s Chef, uma sátira do programa Master Chef, esse sim um programa inteligente, reflete a mediocridade dos comediantes que a Senhorita considera inteligentes. Tem mais, as apelativas e vulgares Mendigata, Nicole Bahls e congêneres representam o que há de mais tosco na reificação da mulher brasileira, vista, por muitos, como mero objeto de consumo.
    Agora, Senhorita Raquel, passemos para o senhor Caio Fábio. Este, infelizmente, se autointitulou justo juiz do meio cristão brasileiro, gravando vídeos em HD com bajuladores idiotas na posição de discípulos com um único intuito de difamar a liderança evangélica em um denuncismo rancoroso onde só se vocifera o ódio. O referido “pastor” foi um dos precursores do mercado evangélico vendendo livros de “autoajuda gospel”, DVDs de pregações, excursões religiosas para Israel, fundou a revista Vinde, criou para si a Estação do Caminho da Graça, isto é, uma igreja na qual ele é dono, enfim, e a Senhorita foi incapaz de critica-lo. Onde está a Raquel, a paladina do verdadeiro Evangelho? Você esqueceu o cérebro aonde, Senhorita Raquel? Como em seu artigo você foi incapaz de fazer um comentário minimamente crítico quando o Sr. Caio Fábio teve a imbecil ideia de dizer que a novela Dez Mandamentos é uma poluição para a mente dele?
    Em suma, por favor, Senhorita, reveja os seus conceitos e pare de criticar somente aqueles que não lhe aprazem, pois você estará prestando um desserviço ao Evangelho tal como o faz o “pastor” Caio Fabio.

  8. Obrigado pela censura, Raquel Elana. Fiz críticas ao seu artigo e você não publicou. Isto ocorre porque você é jornalista que, em tese, deveria defender a liberdade de expressão e o contraditório. Muito obrigado, desde já.

  9. Vamos raciocinar povo de Deus quando Caio fala do evangelho ele é imbatível. O problema é quando ele começa a elucubrar sobre assuntos que diz conhecer mais que Deus.

  10. kkkkkk… só rindo mesmo, esse cara é um tremendo cara de pau… inteligente e extremamente argumentativo, porém é mais um ser, mais um instrumento diabólico atuando nos meios sociais e religiosos, é claro que hj não existe mais NENHUMA religião, igreja, padre, pastor, pastora, etc… que se possa accreditar pela verdade, ninguém carrega essa verdade, muito menos esse cara que debocha e ofende pessoas quando os chamam de idiotas ao seguirem uma doutrina como se ele e seu estilo fossem a certa, a verdadeira obra de DEUS e tb que se ele fosse o único a interpretar a Bíblia de maneira correta, me impressiona como existem pessoas a seguir um ser assim, para mim, é o mesmo que acreditar em políticos, só mesmo DEUS e Sua misericórdia para um mundo tão confuso religiosamente falando… quanto aos 10 mandamentos, a única ccoisa escrita DIRETAMENTE por DEUS em toda a Bília com SEU próprio dedo, ser colocado da maneira como esse infeliz faz, é realmente o fim da humanidade perdida… realmente um instrumento do mal !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here