Bispos Guaracy e Josivaldo Batista: os novos “ícones” do neopentecostalismo brasileiro

41

Há uma guerra sendo travada no Brasil. Com cerca de 5 milhões de seguidores e quatro mil locais de reunião, a Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) tem sido foco de preocupação por parte da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Com uma queda acentuada do número de seguidores – entre 2000 e 2010 teve uma baixa de 230 mil adeptos, parte dos quais migraram para a IMPD -, nos últimos meses a Igreja Universal vem desenvolvendo uma série de estratégias para conter o avanço de sua rival.

Creditando às campanhas “milagrosas” uma das principais causas do crescimento da IMPD, a IURD passou a investir em uma nova figura midiática, mais próxima aos anseios das pessoas que procuram suas reuniões. Trazido em 2009 da Bahia para São Paulo, o bispo Guaracy Santos é hoje uma das opções de “poder” da Igreja Universal. Gravado no Pelourinho, o programa “Duelo dos Deuses” passou a ser a marca distintiva do novo “ícone” da IURD, e que passou a rivalizar com os bispos da Mundial.

No programa e também agora campanha “evangelística”, o bispo Guaracy promove uma verdadeira “guerra” às forças do mal, abordando temas como possessão demoníaca, magia negra, síndrome do pânico, depressão, o poder da inveja, arrebatamento etc. Da IURD TV – onde o “Duelo dos Deuses” é apresentado diariamente, às 9h -, há 5 meses teve estreia, na TV Record, o programa “7 minutos”, com apresentação de Guaracy e com foco em “vítimas de trabalhos espirituais”.

Aproveitando aspectos da religiosidade popular e espírita, o bispo Guaracy realiza campanhas para fechamento de corpo e fazer a cabeça positivamente. À semelhança do espiritismo, presta consultas (“espirituais”) na sede do Brás a pessoas com sintomas de possessão ou espíritos de maldição. As consultas também incluem visitas pré-agendadas em residências onde “forças do mal” estejam em atividade – insônia, medo, nervosismo, desmaios, dores de cabeça etc. são algumas características ou sintomas observados.

O bispo Josivaldo

Braço direito do fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, o bispo Josivaldo Batista é uma voz em ascensão dentro da denominação. Cada vez mais presente na vida orgânica da IMPD, aos poucos desenvolve características próprias. Com um grupo já formado de seguidores, o bispo Josivaldo ganha cada vez mais espaço nos programas televisivos da Igreja, sendo um forte candidato a sucessor de Valdomiro. Uma nova dissidência também não pode ser descartada, dado o fortalecimento de sua imagem.

Usando como referência a Igreja Deus é Amor, o bispo Josivaldo tem promovido um verdadeiro show de testemunhos de pessoas que afirmam terem sido curadas de paralisias, câncer, dores nas costas. Muletas e cadeiras de rodas são exibidas como provas da “operação” divina nas reuniões da sede mundial. Expressões típicas do fundador da IPDA, David Miranda, como “quem te curou?” e “glorifica igreja”, são usadas com frequência.

 

41 COMENTÁRIOS

  1. Ambos não são pentecostais , e este termo ” NEO ” é contraditório , na realidade isso ai são seitas de gospelcumba !!!

    NUNCA FORAM IGREJAS CRISTÃS E ESTÃO LONGE DE UM DIA SEREM!!!

  2. Johnny Bernardo, você precisa ter mais conhecimento das coisas que fala e deve pesquisar mais sobre o que vai falar a respeito das pessoas e das instituições. Primeiro que só a igreja universal tem aqui no Brasil mais de 5 mil templos, membros são em média 10 milhões ou mais porque na IURD a evangelização é constante, todo dia 24 horas por dia, não tem descanso, e não vamos na porta de igreja de ninguém pescar membros das outras igrejas não, que nem fazem por ai e imitam o trabalho da IURD. Desde o começo a 35 anos, a IURD faz esse trabalho de libertação das pessoas que tem problemas espirituais, não é de agora e não tem rivalidade com ninguém, Aliás imitam o trabalho da IURD, outra mentira é que o Bispo Guaracy esta em Santo Amaro e não no Brás. A IURD não tem estratégia contra ninguém, e pra conter nada nem ninguém, a estratégia da igreja é lutar contra o mau, contra o diabo que esta ai pra matar roubar e destruir e esta ceifando vidas. Então é bom pesquisar e conhecer o que vai falar, que Deus abençoe!

  3. isso e o fim do mundo vamo ler a biblia sagrada. lucas cap 6:v39:: jesus esta na ingreija bem ulmilde onde tem 3 ou 4 pessoa o spirito santo so abita em pessoa abatida de espirito.jesus não esta nas vida dos farizeu porque ele não deixa jesus entra.eu era suberbo prostituto jesus mim moldou.eu tenho de ser o ultimo eu não tenho de mim aparecer jesus tem de ser visto em mim por meu testemunho sem eu fala nada.tanto jesus levanta como tb abate vamos ler em samuel cap 2 amem apaz pra td amado em jesus.vcs são especial pra jesus xau.

  4. 1 Timóteo 6:3-8

    3 Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,

    4 é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas,

    5 disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro;

    6 e, de fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento.

    7 Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar;

    8 tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes.

  5. Meu povo é destruído por falta de conhecimento, Oseias 4,6
    Essas igrejas mencionadas na matéria são nada mais que um reflexo da igreja romana, com misticismo,espiritismo,egocentrismo,prosperidade falsa,e etc…

  6. A matéria como informação em si é boa. O que não adianta nada é ficarmos atirando pedra um no outro, devemos lembrar que quando os evangélicos eram poucos, pouco se importavam, porem com o crescimento alcançado, passamos a ser vidraça da igreja oficial e tambem dos meios de comunicação, que nunca aceitaram e nem aceitarão a supremacia de Cristo. Portanto vamos parar de nos ofendermos mutuamente e lembramos que quem vai separa o joio do trigo é o senhor Jesus. Precisamos sim é nos atermos mais a palavra de Deus e não ficarmos perdendo tempo com essas intrigas provindas de invejas e falta de capacidade. Que Deus tenha misericordia de todos nós.

  7. antigamente bastava se aceitar a Jesus e todas as maldições estavam quebradas, tds os espíritos imundos estavam expulsos, o evangelho era pregado com simplicidade e o Espírito Santo tinha liberdade nas igrejas, os milagres e maravilhas eram operados como forma de confirmar a palavra com poder e pregava-se a renuncia e o desapego às coisas terrenas. Hoje, o que vemos porém são pessoas inventados formulas rituais, especies de "simpatias" gospel pra livrar as pessoas da operação, das maldições ( Como se o sangue de Cristo já não tivesse mais efeito e precisasse de algo mais ) não a mais pregação do evangelho, na verdade o que se tem hoje e uma palestra de auto ajuda que usa trechos da bíblia ou discursos triunfalistas, já não dão mais tanto lugar ao Espírito Santo, é muito emocionalismo, os milagres agora são espetáculos pra atrair multidões e gerar lucros as grandes empresas denominadas "igrejas" prega-se o crescer, lucrar, ganhar dinheiro, ser feita MINHA vontade ( e não a de Deus), conquistar, triunfar, ter fama, reconhecimento diante dos homens ( e não de Deus ) etc … sinceramente isso que hoje se chama de igreja por ai fora não passa de um covil de salteadores controlados pelos grandes empresários mercenários ! A verdadeira IGREJA , a NOIVA de Cristo deve ficar vigilante e repudiar esse tipo de coisa dentro dela !

  8. sao ladroes dos infernos ao qual sua paga esta prevista no lago de fogo e enxofre.. senhor senhor em teu nome fizemos milagres , expulsamos demonios, e ouvirei meu senhor dizer a essas viboras, afastassse de mim viboras, pois nao vos conheço… hehehehehehehe

  9. Desnecessário, esses ataques ao nosso próprio corpo, Deus é que deve e pode julgar, apenas a ele compete esse poder, vamos tomar cuidado pra não estarmos com tanta razão e acabar se perdendo, eu duvido que Jesus Cristo perderia tempo criticando esse ou aquele método…cada um faça sua parte, sou assembleiana, posso garantir que muitos de nós nos achamos tanto dono da verdade que nos perdemos em nossa própria religiosidade, o que importa sinceramente é que o REINO DE DE DEUS CRESÇA E QUE NÓS HOMENS MORTAIS DIMINUAMOS…

  10. Nunca vi tantas tolices escritas e tantos tolos concordando com tais tolices.

    Digo assim, em face que sempre esse pessoal da Universal fez o que agora procuram dizer como se novidade fosse.

    A própria tv record já teve vários nessa mesma linha, alguns até abandonados ou que abandonaram a igreja.

    Reportagens com fotos apenas do presente, com todo o respeito, não é reportagem.

    Marcelo Crivela, Gerson Cardoso, o que hoje é um dos diretores da tv, e mais no mínimo uns três outros bispos fizeram a mesma coisa nestes vinte anos, ou seja, desde que essa emissora foi adquirida, então se conclui, ou se quer difamar ou desconhece a história, portanto preguiça jornalistica de sequer pesquisar o tema que escreve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here