Minha alma por um prato de lentilhas

5

A Bíblia é uma coletânea de grande conteúdo! Incrível sua capacidade de ultrapassar tempos, eras inteiras e de definir tão profunda e integralmente a alma humana, individual e coletiva.

Ela não se prende a dispensações e perspectivas limitadas a grupos, sistemas ou épocas – embora muitos insistam em aprisioná-la dentro de seus próprios e convenientes conceitos.

Nas inúmeras histórias contidas na Bíblia, somos capazes de nos conhecer melhor, de entender melhor nosso meio ambiente, a história humana que se repete, a filosofia e o conhecimento que se renovam, os vícios que persistem. Enfim, é um livro profético extremamente útil para o auto conhecimento! Pena que seja largamente utilizado como ferramenta opressora, delimitadora e legalista.

Hoje me lembrei, enquanto tomava banho, do episódio de Esaú, irmão de Jacó, quando aquele, passando por momento de extrema necessidade (fome), fez um mal negócio com seu irmão mais novo, vendendo sua primogenitura pelo preço de um prato de lentilhas.

Muitos aqui conhecem essa história, mas ela me veio à mente hoje e teve renovado sentido pra mim, enquanto pensava em minhas próprias escolhas e também nas de alguns amigos, companheiros, ou ex companheiros de jornada de fé cristã.

Fiquei pensando em quantas vezes me foi oferecido um pagamento para que eu trocasse minha vocação pessoal. Quantas vezes, para aplacar o desejo ou alguma necessidade momentânea, fui tentado a abandonar minha identidade, minha predestinação.

A vida nos oferece muitas oportunidades, possibilidades. No entanto, tenho pra mim, que a pauta de minhas atitudes devem passar sempre pela chancela de minha identidade.

Quem eu sou, pautará minha atitude. Para isso, preciso me conhecer, reconhecer o objetivo para o qual fui criado e gerado neste mundo mau e opressor.

Estamos sob constante ataque por aqui. Temos muitos inimigos da alma e o que eles querem é roubar nossas identidades, tirar de nós aquilo que somos, desfigurar nossa auto imagem e destruir a individualidade tão prezada e artisticamente construída por Deus em cada ser humano.

Abaixo à ditadura de comum, do convencional, do igual, do certo, do moral, do ético, do correto. Quero ser quem sou de fato, viver minha individualidade diante deste mundo e não vou trocar essa dádiva divina por um alimento que não é capaz de matar minha fome existencial.

Eu sou o que sou, não me vendo, não me troco, não estou pra negócio, não me importa o preço.

COMPARTILHAR
Pastor, músico, compositor, poeta, jornalista, produtor musical, blogueiro, twitteiro, facebookeiro, observador da igreja dos últimos dias à serviço de Cristo.

5 COMENTÁRIOS

  1. POIS É VERDADE, MUITOS PRATOS DE LENTILHA EM NOME DE DIAS DIFÍCEIS , MAS SUPERAMOS E VAMOS EM FRENTE, POIS A NOSSA CRUZ NUNCA É MAIS PESADO DO QUE POSSAMOS CARREGAR, MAS PARAR E REPENSAR AS LUTAS SEMPRE É BOM, BELA REPORTAGEM

  2. Pastor Rafael,realmente o Senhor tem o caráter de homem de DEUS.O Senhor não se vende,não faz troca,não está a negócio e não se corrompe mudando o caráter conforme os
    interesses.Serve de modelo de cristão aprovado para toda boa obra como diz JESUS.Mas,por
    ter o caráter de homem de DEUS,deve ser perseguido e criticado pelos falsos crentes que
    trocam a salvação por um prato de lentilha.Parabéns,pastor.JESUS TE AMA e te amará para
    sempre.Esse tem o apóstolo Paulo de Tarso e outros pregadores das boas novas de
    JESUS como modelo.Que DEUS te proteja.Amém.

  3. Clamando,ou você não entendeu a mensagem ou você não leu. Esse Pastor de DEUS diz que não vale a pena se envolver no mundo da corrupção e trocar a salvação por um prato de
    lentilha.Não sei que tipo de igreja é a sua,mas a católica que eu frequento diz que a luta do
    cristão não deve ser nem por ouro e nem prata onde a traça e a ferrugem corrompem,mas pela
    salvação .

    • SIM REALMENTE LI E USEI DA HERMENEUTICA PARA TRADUZILO, CARA SANTANA, A TROCA DE ALGUMA COISA POR UM PRATO DE LENTILHAS QUE AQUI O ESCRITOR COLOCA, SÃO COMO NOSSAS LUTAS ESPIRITUAIS, AS VEZES PECAMOS, COMEMOS A LENTILHA, MAS NOS LEVANTAMOS ONDE CAIMOS EO NOVO RECOMEÇO APARECE, TODOS ESTAMOS SUJEITOS A ESTAS PRATICA ASSIM FOI DAVI E AMULHER DE SEU SOLDADO, ASSIM FOI SANSÃO COM DALILA, PONDO FIM NO TEMPLO DOS FILISTEUS, ASSIM FOI NOÉ AO ENCHER A CARA COM O VINHO E AMALDIÇOAR A SUA PRÓPRIA CARNE ENFIM SERIA EXTENSO FALAR SOBRE A QUEDA DE MUITOS, MAS SÃO RELATADAS NA PALAVRA, MAS POR ULTIMO E NÃO MENOR QUE OS OUTROS PEDRO QUE NEGOU A CRISTO NÃO UMA MAS TRES VEZES, ENTÃO O CAIR É DO HOMEM MAS O LEVANTAR É DE DEUS…QUANTOS PRATOS DE LENTILHAS NOS OFERECE TODOS OS DIAS SATANAS, EM TROCA DE NOSSA HERANÇA?

  4. ´´Quem eu SOU, pautará minha atitude. ´´

    ´´Quero ser quem SOU de fato, viver minha individualidade diante deste mundo e não vou trocar essa dádiva divina por um alimento que não é capaz de matar minha fome existencial.´´

    —————

    Paz. Acredito que, quando o sr diz ´Quero ser quem sou de fato, viver minha individualidade´, o sr se refere a quem o sr É EM CRISTO, que diz ´´renuncie a SI mesmo, e siga-Me´´; e Paulo diz: ´´esta vida que vivo na carne, não mais vivo EU, mas Cristo vive em mim´´.

    Abs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here