O perfil bíblico para pastores e obreiros na igreja!

12

Um parente meu (que não é protestante) numa tirada que achou ser cômica em determinada rede social, escreveu aos amigos e seguidores:

– Em qual pastor você confia mais?

E nas opções, uma montagem com a foto de três pastores midiáticos e um cão da raça “pastor alemão”.

É engraçado não é?
Não querido! É lamentável, vergonhoso e faz a gente se aborrecer.

Infelizmente, por conta de infindáveis pedidos de contribuição financeira na TV, ganância, hipocrisia, disputa pelo controle de fiéis e tantas outras práticas entre os que se dizem “ungidos do Senhor”, o título ministerial de “pastor, bispo e apóstolo” tornou-se motivo de piada. É verdade que tal generalização é injusta (pois graças à Deus ainda há homens e mulheres fiéis), mas o estrago de credibilidade já está feito e o escárnio público já foi deflagrado contra nós.

Em meio a tantos deboches, críticas e vitupérios – nossa referência de perfil pastoral deve ser a Palavra de Deus. Precisamos combater “obreiros” que mancham o Evangelho com mau testemunho. Devemos confrontar os que arrotam autoridade eclesiástica e espiritual sobre quem quer que seja a serem avaliados nos critérios das epístolas pastorais, como por exemplo:

Ter o perfil moral e social de Tito 1:6-8:
1. Irrepreensível;
2. Marido de uma só mulher;
3. Ter filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão;
4. Não orgulhoso;
5. Não briguento;
6. Não apegado ao vinho;
7. Não violento;
8. Nem ávido por lucro desonesto;
9. Hospitaleiro;
10. Amigo do bem;
11. Sensato;
12. Justo;
13. Consagrado;
14. Domínio próprio

Ter o domínio e a capacidade de atuar nas cinco áreas de Tito 1.9:
1. Apegar-se firmemente à mensagem fiel (ortodoxia);
2. Da maneira como foi ensinada (exegética);
3. Para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina (homilética e didática);
4. E de refutar os que se opõem a ela (apologética).

Saber aplicar o manual fundamental do ministério cristão.
2 Tm 3:16-17 – Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir (responder), para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
Rm 15:4 – Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.

Ser perseverante na apresentação das doutrinas bíblicas e em seu aprofundamento:
1 Tm 4:13,15,16 – Persiste em ler, exortar e ensinar […]. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
2 Tm 2:15 – Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
2 Tm 4:2 – Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
Tt 2:7 – Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade.

Apresentar o evangelho considerando seus dons e deveres:
Tt 2:11-15 – Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; o qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.

1º Deve apresentar o favor de Deus. A sua graça;
2º Deve ser extensiva. A todos os homens;
3º Deve confrontar os pecadores. Renúncia do mundo e da carne;
4º Deve apelar à prática da Palavra de Deus;
5º Deve ser confortante e expectativa. Esperança e o aparecimento de Cristo;
6º Deve ser Cristocêntrica. Deu-se a si mesmo por nós;
7º Deve purificar e conduzir a santificação;
8º Deve forjar o perfil e ações do povo de Deus. Povo seu, especial, zeloso e de boas obras.

Finalizo essa breve reflexão, considerando que se o obreiro não têm o perfil espiritual, moral e social retratado nos textos acima – não pode exercer o ministério cristão. Nosso maior problema é que pelo nosso comodismo e complacência nos contentamos com gente desqualificada, presidindo igrejas e fazendo bobagens – e aí uma parcela da sociedade faz o nivelamento só pra baixo.

COMPARTILHAR
Silvio mora na belíssima cidade de Guarapari no ES; é administrador de empresas por profissão; estudou teologia no Seminário SEET e na Faculdade FAIFA. É membro do conselho editorial da revista Seara News. Contribui como colunista em outros portais evangélicos e é palestrante em escolas bíblicas realizadas em seu Estado. Escreve também para o seu blog Cristão Capixaba e é o editor responsável pelo portal Litoral Gospel.

12 COMENTÁRIOS

  1. O verdadeiro ministro de Deus leva o povo a crescer e encontrarem seus lugares no corpo de Cristo.

    Estes mercenários da fé, presidentes de de igrejas históricas e toda “eclesia”, teologos e sábios aos próprios olhos somente exercem domínio ditatorial sobre o povo mantendo-os escravos através do medo ,das falsas promessas e da co-dependência em homens reprovados na fé.

    • Creio que o amado não viu quem são os 3 pr’s, além do pastor alemão = cão. Parece-me que o seu conhecimento de história da Igreja Evangélica no Brasil, seja “deturpado”, principalmente das chamadas “igrejas históricas”. Qual é o seu conhecimento, sobre os Congregacionais, Presbiterianos, Batistas e Metodistas? Quais são ou foram seus “presidentes”, que denegriram e denigrem o evangelho? Dai eu reafirmo, que o seu “conhecimento” é deturpado. Atualização/conhecimento faz bem, menos acusações levianas e esteriotipadas.

      • Eu deixo este “conhecimento inútil” da historia das igrejas para você e sua trupe de curadores dos museus decrépitos e mortos que se escodem atras das placas das igrejas tradicionais.

        Quanto ao caso de você me acusar de leviano e preconceituoso pouco me importa o que você pensa, estou liberto da liberto da igreja categorizada,embalada e vendida por homens soberbos e presunçosos que nada sabem e nada edificam.

        Além do mais, quem te colocou como juiz sobre esta causa?

        Você me acha um ignorante no assunto mas mesmo assim usou tempo para querer me fazer calar e falhou.

        Minhas palavras lhe incomodaram porque o problema não sou eu mas sim sua alma que ficou perturbada pois feri seu ídolo.

        No demais não vou me alongar nesta matéria.

        O que havia para ser comentado o foi, não retiro um ponto e ainda tenho muito mais para acrescentar e por que cargas d’água eu alimentaria a insensatez de um idolatra, que ama placas e ídolos vivos?

        Termino aqui com você, um home de grande sabedoria que sabe tudo da historia humana da igreja e nada sabe sobre a verdeira igreja,

        Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. João 14:23

        E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões. Mateus 21:13

        Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2 Coríntios 5:1

        o qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. Efésios 2:22

        Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: Atos 7:48

        Agora se você quiser fazer disto uma discussão .vai fazer isto sozinho e ainda deixo os versículos abaixo para seu deleite, estão em um livro chamado bíblia, que é a palavra de Deus para seus servos fies nascidos de novo:

        O escarnecedor não ama aquele que o repreende, nem se chegará aos sábios. Provérbios 15:12

        Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro fino, assim é o sábio repreensor para o ouvido atento. Provérbios 25:12

        Açoita o escarnecedor, e o simples tomará aviso; repreende ao entendido, e aprenderá conhecimento. Provérbios 19:25

        O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. Provérbios 13:20

        Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. Lucas 13:5

        E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Tiago 1:22

        E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Mateus 18:3

        Este ultimo e mais incisivo:

        Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem. Mateus 7:6

        • Gente pelo amor de Deus, sem brigas, Existem sim como o autor ai encima disse, pessoas que envergonham a fé, lideres sem preparação, pessoas de má índole nas grandes igrejas, mas ha pessoas que guardam os mandamentos de Deus, e que tomam conta das congregações de uma forma bela.
          E não vamos esquecer que muita gente sai das igrejas tradicionais, abre a porta de casa e já vira um pastor auto-proclamado, sem preparação que encaminha os irmãos ao erro.
          porém tem ministérios se formando que são benção pura do Senhor

        • Voz. Agora tem uma questão você também não pode generalizar, porque tanto na tradicional ou na igreja mais nova há verdadeiros homens de Deus !
          como também há pilantras, generalizar nessa hora acaba se tornando um erro

  2. Sua postagem me fez lembrar das Palavras de Jesus aos Seus discípulos.
    “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
    Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.”
    Mateus 5:11,12
    Portanto, não precisamos nos preocupar com a maledicência que se propaga neste mundo contra os servos de Deus, pois eles são, de verdade, bem-aventurados.

  3. São dois lados da mesma moeda , nas igrejas tradicionais, há homens que pervertem tudo isso que a biblia ensina, mas também nas igrejinhas pequenas as mesmas coisas acontecem, o cara nem preparado é , e ja se denomina pastor? para com isso.

  4. Igrejas institucionalizadas, categorizadas e embaladas ao gosto do fregues são o câncer que impede que os homens conheçam a verdade que liberta.

    Não importa se sejam as tradicionais,pentecostais ou neo-pentecostais são todas senzalas, onde o povo e mantido na escravidão da incredulidade, do medo e do orgulho espiritual.

  5. Jesus Cristo é o Senhor, temos que levar vida a estas almas e sabermos dissinir oque é da carne e o que é do espírito. Foi dada uma aula de como ser um obreiro de verdade na presença de Deus, só aprende quem está aberto a voz do Espirito Santo, parabéns amado que o Senhor continue te usando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here