Artigos

A imbecilidade não é privilégio dos crentes

Next Article
O ídolo do Livro
Comments (39)
  1. Wandoberto disse:

    Muito bom.

  2. Diogo disse:

    Hoje em dia é tão fácil ser pastor como ser vendedor de loja.

    1. Alex disse:

      Claro, o povo não é levado mais com duas conversas.

    2. Rodrigo disse:

      A diferença é que na loja o vendedor oferece produtos que vão ser úteis ao comprador, na igreja o pastor oferece bugigangas (amuletos) que não servem pra nada.

  3. Roger disse:

    Desculpe Pr. Ariovaldo, mas eu estava lendo teu comentário e no começo estava achando infeliz teu, depois comecei achar irônico e mais tarde parecia o desabafo de uma revolta, então conclui que não entendi porcaria nenhuma… hehehe…

    1. nick disse:

      Tive a mesma impressão.
      .
      A política funciona no sistema maquiavélico, não há emoção no negócio, é jogo de poder e dinheiro, não há uma solução moral para isso, nunca houve nem haverá, o Senhor nunca perdeu tempo com isso!!
      .
      A imbecilidade coletiva que presenciamos é em todos os meios: cristão, musical, político, familiar. Não é um fenômeno anti-igreja, é um fenômeno anti humanidade. A ideia da imbecilização coletiva é antiga, e sempre deu certo para aqueles que querem ficar no poder perenemente.
      .
      Na real, talvez uma pequena solução (isso para daqui a uns 50 anos) é começar com uma reeducação interior, cada um na sua própria mente, com seus próprios filhos. A situação hj é deplorável e não há solução para essa geração;

    2. mauro2011 disse:

      A política precisa ser invertida e promover o bem comum. Só nós podemos colaborar dessa forma, trabalhando sem nada em troca, é difícil mas é possível.

  4. Carlos primo disse:

    È isso mesmo quanto ao fato do povo se deixar ser preso em um aprisco conforme uma musica gospel é cantada, prorem na Biblia o povo é mencionado sendo solto em pastos verdejantes e Pastoreada pelo único PASTOR. É discreto o diabo e assustudo em lidar com o povo aprisionado na matrix.

  5. nick disse:

    Na sua foto Ariovaldo Jr já se percebe uma pessoa perturbada com a realidade. Faz questão de msotrar que não é “normal”, que não está contente com as coisas a sua volta, que não participa de “padrões”, que é “independente”. Cara, seu “fenótipo” há aos montes por aí, é típico dessa geração em que todos querem ser direfentes uns dos outros e querem ser especiais. Nossa geração é triste de ver!

    1. Ariovaldo Jr disse:

      “Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais.” (Bob Marley)

      “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.” (João 7:24)

      1. nick disse:

        haaa não meu irmão, com todo o respeito, vem de Bob Marley????? Sério mesmo????? Isso não é possível. Não que o Bob M não pudesse ter certa sabedoria para alguma coisa, mas querer se justificar por uma palavra do cara, dae não dá, Me desculpe, mas não rola.
        .
        Julguei uma foto, uma imagem estática no tempo em que mostra sua necessidade de se mostrar diferente e revoltado com algo. Não o desqualifico enquanto Cristão, mas confirmou minhas palavras acima.

  6. levi varela disse:

    Quer dizer que esse que se diz pastor pode falar o que quiser com a proteção de vocês? Se ele falou, ele tem que escutar, então não censurem meu texto recém enviado sob pena de caracterização mais que explícita de preconceito religioso aos evangélicos.

    1. Ariovaldo Jr disse:

      Como posso ser preconceituoso contra mim mesmo? Pense um pouco antes de falar bobagem.

      1. nick disse:

        Somos o tempo todo preconceituosos a nós mesmos.
        .
        Exemplo: Não sabe que reação teria se batesse o carro, pensas que ficarias calmo (esse é o pré conceito) quando na hora do acontecimento, nossa reação é surpreendente.
        .
        A única forma de pouco a pouco formarmos um conceito sobre nós mesmos é conhecendo a nós mesmos, mas isso denotaria uma necessidade de auto-reflexão e auto-análise o tempo todo, o que essa geração não sabe fazer.
        .
        Portanto somos extremamente preconeituosos a nós mesmos!

  7. levi varela disse:

    Estranho o começo do texto.

    Ao fazer menção apenas da imbecilidade dos evangélicos, aí demonstrou das duas, uma,

    Preconceito contra evangélicos, afinal os católicos fazem o oque você falou pra pior, os macumbeiros fazem também , os muçulmanos idem, aí somente registra como imbecis os evangélicos?

    Ora, os católicos do Pará que anualmente se seguram numa corda, o senhor não contabiliza, pastor? Os que vivem a beijar bíblia, imagens, o santíssimo? Os que vivem de caminhão/ônibus nas Romarias? Os católicos que pagam dízimos, dão ofertas e ainda pagam pra qualquer solenidade(batismo, primeira comunhão, casamento, missas para os do além…)?

    Os macumbeiros que matam o próximo em sacrifícios? Que levam comidas e flores e jogam dentro do mar, nas encruzilhadas? Dos pais de santo que pedem pesadas recompensas pra fazerem trabalhos?

    Os muçulmanos que param o que estiverem fazendo quando dá 6 e 18h e se viram pra Meca numa oração universal? Dos que fazem uma guerra santa exigindo a conversão à sua religião ou matando os que mudaram/retiraram dela?

    Os budistas com seus templos e imagens grandiosas?

    Esqueceu estas e outras coisas mais dos demais credos e seguimentos?

    Bom,a segunda coisa, é por ignorância quanto aos outros.

    Em síntese, parcial o texto, lembrando que pra alertar aos credos quanto a um envolvimento político não precisava xingar a ninguém, muito menos ao seguimento que mundialmente, o protestantismo, deu mostras de tolerância.

    Pastor, pastor, pastor, assemelhas mais com o discípulo Pedro, o não moderado, o soberbo. Temor é bom, sendo o principal dele o calar, principalmente quando se tem a língua solta.

    1. Ariovaldo Jr disse:

      Você definitivamente ficou tão ofendido com o “imbecil” que nem percebeu que eu só chamei assim os que deturpam o evangelho. Ou então entendeu ou faz parte da gangue assalta os fiéis. Só pode.

      1. levi varela disse:

        E gangues que assaltam somente o fazem contra os evangélicos?

        Que não citou as demais?

        O que levou a sertão incisivo contra os evangélicos?

        Meu caro, essa postura deturpadora de um seguimento só é explícita.

        Aqui tudo se faz com segundas intenções, isso quando não o fazem de forma escancarada.

        1. clamando disse:

          LEVI
          ESTE ARIOVALDO É O JGMIX COM OUTRO NICK…HEHEH

          1. levi varela disse:

            Tá dando pra perceber mesmo.

            JGMX careca e mostrando o corpo.

            É o fim do mundo o pastor tão raivoso, parece que até encontra-se abstêmio de pó e de plantas.

            Calma, JGMX

      2. Anne Araújo disse:

        Boa! RSrsrs eu ri!

  8. pedro disse:

    So estava faltando aparecer isso , um pastor maluco beleza.

    1. nick disse:

      Está faltando aparecer tanta coisa caro Pedro, tanta coisa em nome dessa MANIA moderna de querer ser “diferente”, “especial” a bolachinha do pacote!!

      1. Roger disse:

        Aí galera, pensa um pouco:
        Eu entendo que…O pastor Ariovaldo fez uma reflexão baseada em tudo o que vivemos e o que temos ouvido dos ímpios. Sendo assim, com outras palavras ele “se pra vocês ímpios, nós cristãos somos retardados, vocês são mais”. Ele se baseou nas ideias do povo ímpio lá fora que ao tentar resolver alguns problemas, sempre geram outros piores. Se lermos outras matérias do Ariovaldo podemos ver que ele ironizou quando falou dos crentes.
        Lembrando que isso é o meu ponto de vista.

        Ao citar Bob Marley, ele mostra que além de conhecimento bíblico ele estuda outras culturas e isso da bagagem pra ele evangelizar as tribos urbanas que conhecemos. O Próprio apostolo Paulo citava algumas frases de poetas pagãos.
        Outra coisa que posso ver em relação as reações de vocês, quando Cristo começou a falar de forma diferente as coisas do Pentateuco, todos o escribas e farizeus se revoltaram tanto que o crusificaram . (De nenhuma forma quero que intendão que estou chamando vocês de farizeus)

        A idéia que quero passar é de que tanto ao lermos os textos do Ariovaldo quanto ao de qualquer outro pastor ou pensador cristão, e até mesmo os textos biblicos. Não podemos nos deixar nos levar pelo “calor da hora” e sentar o pé em quem simplesmente não entendemos, isso é dar lugar ao farizeu oculto dentro de cada Cristão.

        Só pra questão de informação: Os “Rastafaris” creen que eles são umas das tribos do Leão de Juda, com o passar do tempo eles se perderam na historia e acabaram se perdendo na fé. Mas a raiz bem lá no fundo da ideologia religiosa, é a masma que a nossa. Não incentivo a escutar Bob, mas sou obrigado a admitir que muitos crentes não chegariam aos pés da sabedoria por trás de suas frases (ou proverbios).
        Jah= Jeova, na pronuncia “Rastafari”

        1. Roger disse:

          ah! e pra concluir meu comentario esqueci de colocar essa passagem:

          “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”
          1 Coríntios 1:27

          1. nick disse:

            Caro Roger, vamos tentar falar da mesma coisa, por favor. Reconheço certa sabedoria na palavra do Bob Marley, como fiz acima. Mas não posso argumentar com base extra bíblica sendo evangélico, pois sola scriptura é um princípio da reforma.
            .
            Estou enfatizando e costurando a minha ideia TODA em volta da “cultura moderna de querer ser diferentes”. Se o cara é naturalmente diferente (como os rastafaris como tu disse), sem problemas, estou dizendo “fazer força”, “querer mostrar-se”, “fazer questão”, analise, pense, medite um pouco no comportamento atual e verás isso claramente.
            .
            Agora direto no teu comentário: Quando Cristo falou “de forma diferente” do pentateuco, não estava falando de forma diferente estava dando a VERDADEIRA aplicação dos mandamentos. Quem estava fazendo de forma diferente eram os farizeus (querendo reinventar a roda para parecerem “gostosos”, as “bolachas do pacote”).
            .
            Haa meu irmão, esse texto de 1Co 1.27 é um dos mais mau aplicados dos dias de hj, esse texto NÃO justifica qualquer “loucura” que queiramos fazer não. Hoje estão dando os seguintes sinônimos:
            Padrões tradicionais = coisas fortes e sábias do mundo (ou seja, a serem confundidas segundo o versículo)
            Novos padrões baseados no relativismo = coisas loucas e fracas que confundem as sábias e fortes.
            Não é nada disso!!!
            .
            Portanto, tenhamos cuidado com algumas palavras de revolta que não produzem justiça, e tenhamos um mínimo de percepção das filosofias que nos rodeiam para não ficar atribuindo à bíblia ou a Cristo nossas loucuras pessoais.

  9. Roger disse:

    Pois é Sr. Nick, estamos sim falando da mesma coisa, inclusive estamos caindo dentro da matéria do Pr. Ariovaldo (com toda essa discução que não nos levará a lugar algum).

    Mas já que estamos aqui…
    Garanto que você fez um curso de teologia em alguma entidade cristã baseada no conservadorismo, e agora crê cegamente que aprendeu o certo incontestável e só o que foi dito lá é certo (isso é comum em muitas igrejas tradicionais). Aí então se não interpretei o versículo como você, então estou errado. Não estou dizendo que você esta errado, estou dizendo que está focado em uma só verdade. Como base tem a multiforme graça de Deus (1 Deus verdadeiro e suas muitas verdades sobre o mesmo assunto)

    “Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.” 1 Pedro 4:10

    Não há como pregar a palavra a um russo falando espanhol, e não há como evangelizar a um brasileiro, falando grego. Assim, tanto eu quanto outros evangelistas e pastores estamos falando a língua do nosso publico alvo. (em Ester 3:12 ouve essa necessidade de falar na língua de quem eles precisavam falar)

    Não tem como dizer que o mundo La fora é ruim, se você nem ao menos tem informação ou conhece.

    Hoje em dia as pedras estão clamando e nós crentes estamos enclausurados em nossa visão de túnel conservadora e ridiculamente auto defensiva. Se não é comum ou não está escrito exatamente da mesma forma que estamos acostumados a ler, então está errado! Corremos sem ao menos saber do que, e ainda ficamos orgulhosos disso. Essa é uma das imbecilidades que não é privilégio dos crentes.

    A frase do Bob não me parece um Argumento, mas um pensamento que o identifica (tanto o Bob quanto o Ariovaldo).

    Não queremos ser diferentes, apenas somos! Me sinto ridículo de terno e cabelo lambido, gola polo e camisa pra dentro das calças só pra ficar num padrão escolhido por alguém de mau gosto. Isso me prende! Gosto mesmo é de usar minhas calças rasgadas, bermudão, curtir um rock, rap e o bom e velho reggae. Gosto de poder gritar enquanto todos murmuram, poder pular enquanto todos se balançam. Questionar enquanto todos aceitam tudo de cabeça baixa. Ser diferente é ser original e não preciso forçar isso. Como é bom sentar entre os punks, discutir tudo que é assunto e ao chegar em casa, analisar a luz da bíblia e ver o quanto são parecidos com Cristo. E então voltar e mostrar isso a eles.

    Se nossa linguagem te incomoda, nossas ironias não cabem na tua cabeça e nossas opiniões te confundem, talvez 1Cor 1:27 esteja valendo, a final você falou que o versículo esta mau aplicado mas não explicou qual seria a única e correta aplicação.

    Ps.: gostaria de deixar claro que estamos trocando uma ideia na boa.

    “Espero que vocês suportem um pouco da minha insensatez. Sim, por favor, sejam pacientes comigo.”
    2 Coríntios 11:1

    Fica na paz e Deus te abençoe.
    Encerro aqui minha participação no assunto.

    1. Lua disse:

      Roger, q o Espírito Santo continue a te iluminar!!

      Pastor Ariovaldo, alguns não irão te entender nunca, outros irão te julgar… mas,
      SIGA EM FRENTE, e q o Espírito Santo seja o teu guia!
      Tem muita gente orando pelo seu ministério (pra q vc se mantenha firme e
      a salvo da “macumbaria” gospel… rs, rs)!

      Fiquem na Paz, queridos!!

      1. nick disse:

        MInha irmã, você está certa, mas cuidado para não entrar na onda de “perseguição” por qualquer coisa. Estou com muito amor no coração dando e recebendo admoestações. E isso é bíblico, bom e eficaz. Precisamos todos de uns “puxoes de orelha” de vez em quando.

    2. Roger disse:

      Bom dia.
      Preciso retificar minhas palavras aqui.
      Ontem a noite estava em um curso na igreja e uma colega fez um comentário que me chamou muito a atenção:

      “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.”
      Colossenses 2:8

      Com isso fiquei pensativo em tudo que escrevi e que penso, e POR ENQUANTO, não que eu tenha mudado 100% de opinião (hehehe), mas tomarei mais cuidado em tudo.

      Roger S. Santos.

    3. nick disse:

      Errou meu rmão, errou FEIO. Não sou de igreja tradicional, tampouco estudo/ei teologia em uma. Tampouco “contenho” o certo incontestável, e a Palavra não é de livre interpretação, ela é auto interpretativa, se estamos vendo coisas muito diferentes em um único texto há problemas ou em mim ou em você ou em ambos. Se pintarmos a mesma paisagem certamente haverá algumas diferenças na forma técnica do desenho, mas a paisagem é a mesma, não podemos em uma mesma paisagem eu desenhar um deserto e você o polo norte. Há algo errado, e necessariamente é em nós e para resolver isso somente com tempo, honestidade, e leitura juntos buscando os níveis interpretativos possíveis no texto.
      .
      Quando expus a ideia do Ariovaldo aí não foi com o intuito de denigri-lo (deixei isso muito claro quando disse que não o diminuo enquanto CRISTÃO), apenas quero colaborar com a amplitude da visão dele do proprio comportamente dele (como vc tentou fazer comigo acima, o que aceito de boa, pois não enxergo tudo, senão eu seria Deus, e não um miserável humano).
      .
      NAO meu irmão, as pedras NAO estão clamando, a natureza SEMPRE clamou e geme, e estamos diante de uma situação inédita de desestruturação cultural. Por isso poucas pessoas se entendem hoje em dia. Se tu quer saber, sou do pensamento do rock, da originalidade, da sinceridade e do romantismo, do não estar nem aí para frescuras. MAS ainda assim tenho profundo respeito pelo conservadorismo, pois é o que nos mantém com os pés no chão.
      .
      O lance de ser “diferente” é sim forçado meu irmão, não o ter diferenças – pois isso é normal -, mas a necessidade de mostrar isso à sociedade, quase como um enfrentamento (como um gaúcho que faz questão de usar bota e bombacha em Santa Catarina, pois tem um orgulho bobo de suas tradições, o que o faz se sentir acima dos outros). Isso existe e é latente a nossa volta.
      .
      A multiforme graça de Deus não é a mesma coisa que diversas culturas meu irmão, por favor, não tem nada a ver uma coisa com a outra. A “Xaris” de Deus está aí para o serviço Cristão com um fim específico – uns aos outros – dentro da comunidade. Eu vou fazer um estudo mais específico sobre isso, mas não posso atribuir a toda e qualquer cultura ou gostos pessoais a “multiforme graça”. Agora se você fala aos que pensam como o movimento punk, bom isso é pq você tem afinidade com esse pessoal, e isso é muito bom, pois poderá alcançar algum deles, segundo a vontade de Deus.
      .
      Sobre o Texto de 1Cor 1:27 nossa cara, esse texto é lindo, mas a loucura aí está para pregação da cruz, para os pequenos perante os homens que se convertem e são grandes perante Deus. A sabedoria humana é muito pequena e a loucura de Deus é mais sábia que a nossa sabedoria, e a fraqueza de Deus é mais forte que a nossa força. Cara, Paulo está falando que são poucos os que se acham grandes na terra que se convertem (vs 26), o núcleo da coisa aí é que Deus escolheu os humildes (tanto a loucura quanto a fraqueza aí é segundo a visão do mundo)!!! Essa análise ainda daria muito pano pra manga, mas o texto ficaria muito comprido, pois temos de ir lendo desde no mínimo o verso 17, e isso sem perder a noção do tema central da carta toda – que era a meninice e os problemas da igreja do corinto.
      .
      Portanto meu irmão, se eu achar que o fato de eu ser diferente em algo é razão para aplicar esse versículo estou plenamente enganado no meu proprio entendimento. Então vou ao púlpito e prego com pijama de bolinhas fazendo bolhas de sabão, e isso é “loucura que confunde a sabedoria do mundo”, não né. Mas uma irmã de muita oração que tem a presença de Deus na vida dela(com estudo ou sem estudo) e que com uma palavra fala mais e profundamente que um filósofo, CARA, isso sim, confunde qualquer um.
      .
      É isso…acho que construímos algo sim com essa conversa.

    4. nick disse:

      “…então se não interpretei o versículo como você, então estou errado. Não estou dizendo que você esta errado, estou dizendo que está focado em uma só verdade. Como base tem a multiforme graça de Deus (1 Deus verdadeiro e suas muitas verdades sobre o mesmo assunto)…”
      .
      Cuidado meu irmão, alguém pode acreditar nisso que você disse. É impossível que haja mais de UMA verdade, o que você falou não é bíblia é filosofia relativista profunda!! Cuidado com isso!
      .
      O problema centrar é alcançar a plenitude da VERDADE. Bom dae é outro assunto!

    5. nick disse:

      Entenda meu irmão que eu ABOMINO a filosofia relativista. A única cois relativa que existe são os gostos pessoais, eu gosto de feijão, você de lentilha, eu de azul, você de verde. Para essa coisas não se pode atribuir escala de valor.
      .
      Mas para a BIBLIA, hhaaaaa meu irmão, dae eu sou duro mesmo, tenho um ministerio n aminha vida que tem a ver com isso daqui:
      .
      Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. 1 Coríntios 1:10
      .
      E também sei que as “diferenças” interpretativas ESDRÚXULAS não são naturais, mas um problema de humildade da comunidade de sentar e tentar resolver pela bíblia e quem estiver errado que admita e mude (meio utópico né!!), mas Pedro já advertia:
      .
      Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. 2 Pedro 3:16 .
      .
      Por isso tudo, mesmo não sendo um “conservador” nato, mantenho o conservadorismo na interpretação das Escrituras, pois as muitas loucuras que vemos hoje se devem justamente a esssa aparente “liberdade” interpretativa!

      1. Roger disse:

        Obrigado Nick.
        Refletindo eu entendo.

        Talvez eu tenha misturado algumas coisas, venho ao longo desses anos, vendo muitas pessoas sendo sufocadas e escravizadas por esse tal “conservadorismo”, e isso me irrita muito. Vejo crianças apanhando dos pais por jogarem futebol, pessoas dormirem de roupa social pq estão esperando a volta de Cristo e se não estiverem vestidas corretamente podem perder a salvação, um homem falou que eu envergonho o povo cristão por que uso barba e perguntou como eu conseguia dormir… Então tudo isso fica diante dos meus olhos e me revolta, acho que acabei ficando como “gato escaldado”.
        ..
        Vejo que tem diferença entre o tal conservadorismo que eu levei em conta e o que você mantem.
        ..
        Logo acima deixei um comentaria sobre Colunenses 2:8 não sei se você chegou a ver.

        1. nick disse:

          Vi sim irmão, é uma palavra muito forte de Paulo acerca dos que querem dominar com vãs filosofias e doutrinas de procedência humana – e, não são poucos, sejam eles liberais ou conservadores (na verdade a vontade humana de dominar uns sobre os outros se manifesta em ambos os lados).
          .
          Nesse texto de colossenses Paulo estava combatendo o gnoticismo, mas se aplica a hoje com muita facilidade, muita mesmo. TENHO A FIRMEZA NO MEU CORAÇÃO QUE O HOMEM NAO FOI FEITO APRA SER DOMINADO POR OUTRO HOMEM. O que não anula a distribuição de funções e de autoridade e respeito dentro de uma igreja, mas tudo se faz com amor e o “maior sirva ao menor”. Nosso sistema é o inverso do mundo!
          .
          Eu nao real também tenho horror das mesmas coisas que você, também tenho barba hahaha, também escuto rock, também sou livre em Cristo, exceto para inventar “novas’ interpretações bíblicas. Para isso tenho um temor muito grande e um critério muito radical de leitura bíblica. Procuro, o máximo que minha honestidade consegue chegar, ler a Escritura “aculturalmente” ou inserida na cultura da época, tentando, dentro do possível, aplicar na nossa realidade.
          .
          Sou liberal e conservador naquilo que ambos os movimentos podem ser bons, e naquilo que me afaste das astúcias de homens enganadores e me aproxime de Cristo. Tento seguir a fórmula de Paulo: “analisai tudo, retende o bem”. Você me ajudou muito a enxergar que não posso sair falando coisas conservadoras sem explicar que não se trata de conservadorismo, me ajudou muito.
          .
          Um grande abraço pra vc e foi um prazer conversar com uma pessoa de pensamento honesto e que em nenhum momento apelou à chacota ou baixarias (típico de pessoas sem a mente de Cristo)!!

  10. Ev.Luiz Alves disse:

    NA MINHA OPNIÃO VOCÊ ESTA REVOLTADO,NÃO SEI PORQUE SEU DESABAFO É UMA MISTURA DE REALIDADE,PROTESTOS IRONICOS E PRECONCEITO,POR EXEMPLO(“SEUS ANIMAIS! Será que não percebem que quanto mais requisitos houver, mais difícil fica de haver um genuíno representante do povo no poder? Deviam lutar é por escolaridade pra votar! Deviam aplicar teste de QI na ante-sala dos locais de votação”.)
    FALAR QUE UMA PESSOA HUMILDE DE CULTURA NÃO É CAPAZ DE VOTAR OU PRATICAR SUA FÉ DE ADORAÇÃO A DEUS.ISTO QUE É ERRADO

  11. Ev.Luiz Alves disse:

    “SEUS ANIMAIS! Será que não percebem que quanto mais requisitos houver, mais difícil fica de haver um genuíno representante do povo no poder? Deviam lutar é por escolaridade pra votar! Deviam aplicar teste de QI na ante-sala dos locais de votação.”
    ESTA FRASE SUA E RICA EM PRECONCEITO E FICO TRISTE POR ISSO,POIS VC ESQUECEU DA EXENCIA QUE É CRISTO,DEUS ESTA NO CONTROLE DE TUDO,E TODOS PRESTAREMOS CONTA PERANTE AO SENHO

  12. Tiago Silva disse:

    EXISTEM VÁRIOS PASTORES RUINS ,MAS OS PIORES SÃO OS Q SE FORMAM EM PASTOR APENAS PARA FALAR MAL DOS OUTROS ,OU SEJA,SÃO FORMADOS NA TEOLOGIA DAS CRÍTICAS ABISURDAS,E SE SENTEM OS DONOS DA VERDADE

  13. Pitagoras disse:

    Quem não reconhece a própria ignorância, nunca terá sabedoria.

  14. Jakrayut disse:

    as esperane7as de que jeja como o meroeta se3o baixasas ainda existe \m/, caso contre1rio seja como o ultimo eles ve3o peder os fe3ns de rock e ve3o comee7ar a agradar fe3ns de outros generos como pop ou musica eletronica e9 triste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Colunas Gospel+ é um espaço de opinião, voltado ao público cristão, com abordagem de diversos assuntos ligados à jornada de fé, sociedade, política, música e muito mais.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.