Medite nesse versículo:
“…Os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam.” (Lucas 8:13)
E então? Os crentes podem se desviar? Isso é o que parece quando lemos este versículo acima. Para alguns, porém, o versículo mostra o que as pessoas aparentam ser e não a sua verdadeira condição espiritual. Se olharmos dessa forma, a evidência de que alguém se desviou (isto é, se afastou totalmente da fé) mostra que a pessoa nunca teve uma fé verdadeira.
No entanto, outras pessoas afirmam que é possível crer apenas por algum tempo. Segundo estes, o Novo Testamento alerta os crentes a perseverar na fé – advertência diferente da que se faz aos descrentes. Dizem que Deus dá às pessoas o livre-arbítrio – algo que elas preservam depois de aceitar Jesus. O debate continua, e por isso talvez seja melhor realçar o ponto que une essas duas opiniões: que no final os que crêem serão salvos e apenas a semente que der fruto atingirá o alvo.
E você? Em que acredita? Dê sua opinião.
Veja também: “Quem está salvo, pode se desviar”?