Todo cristão é perseguido, ou deveria ser…

12

“Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2 Timóteo 3.12)

Recentemente a Portas Abertas lançou a sua classificação anual dos 50 países que mais perseguem os cristãos. Como já era de se esperar, os “anticristos” da nossa geração continuam sendo o Comunismo, Extremismo Islâmico e Totalitarismo. Dados do Vaticano também apontam 2013 com o ano que mais registrou mártires cristãos no último século. Sem dúvidas, temos vivido em uma das eras mais sangrentas do Cristianismo. A cada dia que passa aumenta-se o número de mártires de Apocalipse 7 clamando ao Cordeiro por vingança.

As histórias dos mártires da Igreja Perseguida sempre me inspiram e desafiam. Como tenho me disposto a estudar a perseguição aos cristãos de forma acadêmica, procuro sempre ter alguns deles em mente, a fim de que meu trabalho não me torne insensível após ter conhecimento de tantas histórias de grande sofrimento por amor a Cristo.

Contudo, em meus poucos anos de estudo sobre a Igreja Perseguida tenho percebido alguns perigos de nos focarmos tanto nos mártires. Geralmente sentimos pelos cristãos perseguidos do Oriente Médio e da Coreia do Norte um misto de sentimentos. Os admiramos por sua coragem e os vemos como superiores a nós. Ao mesmo tempo nós sentimos culpados por não passarmos pelos mesmos sofrimentos que eles. Como afirmou certa vez um pastor da igreja subterrânea da China, essa é uma terrível estratégia que o diabo tem usado para perseguir a Igreja no Ocidente e desviá-la do verdadeiro Evangelho.

Não consigo ler minha Bíblia uma vez que sequer e não pensar em perseguição religiosa, pelo simples fato que ela foi escrita por cristãos perseguidos a cristãos perseguidos. Seguir a Cristo é um convite ao sofrimento e à perseguição. Essas foram algumas das garantias que Jesus deu aos seus discípulos ao longo de todos esses Evangelhos e o que Ele mesmo viveu. Todo cristão verdadeiro é de alguma forma perseguido e essa perseguição advém do diabo, do mundo e da nossa própria carne. É inevitável ser um cristão genuíno e não ser perseguido. Vivemos em meio a um conflito de dimensões cósmicas.

Entretanto, essa perseguição se apresenta de maneiras diferentes. Ela pode acontecer através de sofrimentos físicos intensos como no Oriente Médio, mas pode ocorrer também aqui no Ocidente. Somos perseguidos pelo diabo e por nossa carne quando nos deixamos moldar pela mentalidade de uma sociedade consumista e de valores decadentes. Somos perseguidos a negociar a nossa fé genuína por dinheiro, poder, por um cargo político e até mesmo por um horário nobre na Rede Globo. Sim, isso também é perseguição. O diabo tem usado tudo isso para perseguir a Igreja, mas não temos notado porque temos cedido à perseguição. Temos negado a nossa fé.

É por isso que devemos procurar nossos irmãos da “Igreja Perseguida” do Oriente. Precisamos da fé deles para encontrar a nossa. Entretanto, estamos ocupados demais entretidos com nossos ídolos e por isso não conseguimos encontra-los. É nessas horas que a nossa perseguição aos poucos vai começando a se intensificar. Tudo isso com o propósito de nos levar ao verdadeiro Evangelho, assim como aconteceu no livro de Atos.

Sim, o Brasil é um país onde há perseguição aos cristãos, assim como qualquer outro país do mundo em que haja verdadeiros cristãos. Nossa perseguição aparentemente pode não ser tão severa, mas existe. Do mesmo modo que o diabo tem usado o Comunismo e o Islã Radical ao redor do mundo para perseguir a Igreja porque não dizer que no Ocidente ele tem usado o Consumismo e o Humanismo?

Sim, se somos cristãos de verdade, então somos perseguidos.

COMPARTILHAR
Internacionalista, Mestrando em Relações Internacionais e secretário executivo da ANAJURE Refugees.

12 COMENTÁRIOS

  1. SOMOS PERSEGUIDOS DESDE O COMEÇO, P´RIMEIRO POR PADRES CATÓLICOS QUE MANDAVAM FIÉIS APEDREJAREM AS IGREJAS PASSANDO PELOS DELEGADOS QUE AFLIGIAM OS CRENTES, HOJE A PERSEGUIÇÃO É DIFERENTE MAIS EXISTE ATRAVÉS DE ATEUS E GAYS ATIVISTAS EM TODAS AS AREAS

    • É o contrário. Cristãos perseguem ateus e gays. Perseguem muçulmanos e umbandistas. Perseguem-se entre si: católico contra protestante; protestante da igreja U contra o protestante da igreja M. E assim por diante. A partir do instante que alguém acredita que sua religião é a única e verdadeira automaticamente todas as outras são falsas e, portanto, inimigos que devem ser evitados ou perseguidos.

  2. Alô crentes conrrompidos,Paulo de Tarso,Tímóteo,Apollo,Pedro eos homens verdadeiros de
    DEUS da época são modelos de pastores.A palavra de DEUS não muda e serve para os dias
    de hoje.Naquele tempo,Paulo de Tarso vivia angustiado por causa dos falsos profetas e falsos
    líderes da época.Os apóstolos foram perseguidos de maneira injusta.Eram santos.Mas hoje os
    crentes são virados nos diabos,piores que pessoas do mundo.E o pior: Igrejas grandes ditas
    de JESUS perseguindo terrivelmente as menores para impedir que as pequenas consigam
    espaço em rádios,tv e avenidas movimentadas..O comércio tem mais moral e ética do que
    estas falsas igrejas.E, para vacinar os devotos,dizem e aterrorizam os devotos dizendo que
    tais e tais igrejas são de satanás e falam coisas absurdas…Se estas pessoas chegassem no poder,adeus gays,crentes de jesus e cristãos católicos.Com certeza todos tinham que se
    converterem a religião deles ou tinham morte certa. Na teocracia não existe várias igrejas.
    Os crentes fundamentalistas não aceitam concorrência.

    • Não duvido que em caso da bancada neo pentecostal chegar ao poder, eles viessem a fazer o mesmo que ocorreu na Inglaterra quando o protestantismo se instaurou naquele país. É sem sombra de duvidas, um dos casos mais sangrentos da história moderna. Pesquisem, se acham que estou falaciando.

      Isso que eu nem quero citar a Alemanha pq os protestantes alemães são mal vistos até por protestantes. Pra quem se perguntar o pq disso, pesquisem o que os protestantes alemães apoiaram no século passado.

  3. Esse clamando perturbado só fala de gays.Não gosta de gays,simples,vá morar na Uganda.Lá
    os crentes fundamentalistas cristãos prendem ,criminalizam e matam os gays.Mas lembre-se que o País é um dos mais miseráveis do muindo.A graça de DEUS VIVO passa longe de lá.Vá
    só com passagem de ida e não volte mais.

    • só porque voce é ativista gay, devo ser também, vou me alienar, e não enxergar as coisas em nossa volta, será que não salta aos olhos a midia com sua luta e militancia gay, será que não salta aos olhos a militancia gay feita pelo pt, de marta de paulo paim do politico do kit gay, do jean willys e sua militancia, sim está mesmo que ele aproveitou a morte do infeliz, e levou uma campanha para as redes sociais , que ate os direitos humanos que deveriam esperar, o laudo e o final de investigação, levantaram bandeira homofobica e esta patrocinada por cristãos, criticas carecem de bases e voce como ateu não as tem…outra coisa terra chamando deixe o mundo da lua e volte para a terra

      • clamando, ele não deixar de estar certo quando diz que, se vc não gosta de viver com algum tipo de diversidade, que vá morar em um país teocrático. Eu não gay, nem ateu e nem concordo com o ativismo, por conta dele estar se tornando igualmente radical como o fundamentalismo xiita que tanto odeio. Sou agnóstico e falo com toda a sinceridade que, o que essa bancada evangélica formada por xiitas, está fazendo no nosso congresso, está errado. Mas acho que muitos só vão perceber isso, quando for tarde demais. Todo esse extremismo normativo, nos trará desgraça.

        Os neo pentecostais caíram no erro de confundir direito de opinar com direito de impor. Eu nunca vou repreender um cristão, que falar para os gays, que eles não tem lugar no céu ou no reino de deus. Isso é bíblico(novo testamento) e é uma forma não desrespeitosa de dizer que o cristianismo não concorda com a prática homossexual. Ou seja, isso VCS PODEM DIZER A VONTADE. Mas acontece clamando, que muita gente prefere discursos taxativos, ofensivos e até agressivos que transmitem e incitam um ódio profundo e desnecessário. Exemplos disso não faltam. Como eu disse antes, não sou gay. Mas um dia, vi uma cena extremamente absurda de um padre “exorcizando” um homossexual na rua. Te juro que, se esse país tivesse uma lei séria de homofobia, eu denunciava. Isso não é pregar uma crença, é ser ofensivo e até RETARDADO se quer saber. Pra que fazer aquele teatrinho? Chamar atenção? Ofendendo os outros daquela forma? Aquele pastor devia até apanhar por causa disso. Pra ver se toma vergonha na cara e vira GENTE(o que ele certamente não deve ser).

        Religiosidade sim(respeitosa é claro)

        Fundamentalismo xiita, JAMAIS

  4. A perseguição muda conforme os fatores envolvidos, perseguição por amor a Cristo só é considerado se o individuo alvo da perseguição estiver enquadrado em uma vida pia em Cristo, o que acontecê com os crentes do oriente, que sofrem perseguições por se parecerem com Cristo.

    Já no Brasil o fator de perseguição muda, aqui a perseguição ocorre por causa dos ESCÂNDALOS provocados pelos falsos pastores da teologia da prosperidade, pelos absurdos praticados pelos falsos crentes, estas atitudes geram uma repulsa da sociedade culminando assim numa natural reação da sociedade contra a igreja, sem levar em conta que nem todos os cristãos são transviados.

  5. Meus queridos e queridas ,já prestaram atenção como a gente se envolvem numa briga sem pé e sem cabeça ,enquanto aqueles vermes de brasilia estão sugando tudo e mais um pouco para o verdadeiro apocalipse que o mundo não escapara ,tudo esse rancor , odio , individualismos, soberba , mentira , jás está escrito a verdadeira Palavra divina , É melhor nois darmos importância realmento para que deve ser dado , pois como está em ATOS ,Paulo de tarso diz: POIS SE MORRERMOS EM CRISTO È LUCRO , ELES FEREM O CORPO ,MAIS O IMPORTANTE É NOSSA ALMA ,não podemos achar uma igreja perfeita ,pois não encontraremos ,mais olha para dentro de vc o templo de DEUS essa é a verdadeira igreja que JESUS diz : VÃO DERRUBAR ESSE TEMPLO E EM TRÊIS DIAS ELE ESTARA DE PÉ , e pode ter certeza está proximo o dia que voltara e dara ordem aos seus anjos e subirá com sua igreja perfeita,não se esquece nisso cuide da sua alma pois o corpo voltara a ser pó . hosana hosana nas alturas JESUS o unico caminho e a unica verdade .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here