Home Artigos A pregação do maravilhoso camaro vermelho. Será esse o Evangelho de Cristo?

A pregação do maravilhoso camaro vermelho. Será esse o Evangelho de Cristo?

1
A pregação do maravilhoso camaro vermelho. Será esse o Evangelho de Cristo?

No fim deste artigo, compartilho o link que me inspirou a compor essa argumentação bíblica.

A questão que me inquietou foi a seguinte: se o objetivo do pastor que aparece no vídeo era o de falar sobre o poder de Deus para mudar a história de qualquer pessoa; porque não trouxe para frente da filmagem o “rapaz” que segundo ele estava desenganado pelos médicos e foi curado por Jesus? Porque somente o maravilhoso camaro vermelho foi destacado visualmente no “testemunho” do milagre – já que neste caso é o carro secundário? Gostaria muito de ver e ouvir o pastor entrevistando o abençoado e digo com sinceridade: pastor faça um novo vídeo, tire o camaro e mostre-nos quem recebeu a benção da restauração da vida e não somente a ostentação da compra do possante. É exatamente assim essa ideologia errante do “deus das benevolências materiais”; ela valoriza ao extremo o ter (camaro vermelho) e reduz a importância do ser (o próprio rapaz e seu testemunho de cura). O objetivo na verdade foi acentuar que Deus pode dar bens materiais a quem o serve com seu dinheiro através de campanhas de prosperidade.

“… o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé…” (1 Tm 6.10).

Banalização do verdadeiro Evangelho! Essa é a frase mais pertinente que encontrei para sintetizar esse comportamento pseudo-evangélico de comunicação das boas novas. Evangelismo focado em prosperidade material é um engodo religioso recheado de mais corruptelas desta “teologia da prosperidade” que mercadeja o conceito da mordomia cristã através de deformações que faz das passagens bíblicas (Mt 25.14-30; Rm 14.10; 2 Co 5.10). Essa representação de “deus” que oferece carro importado, coberturas, mansões, sítios, fazendas, riquezas, fama e sucesso a troca de contribuições dizimais, votos e campanhas de arrecadação, não é outra senão daquele que tentou Jesus Cristo no deserto com proposta semelhante (Mt 4.8-11). Proclamações que não apresentam a razão maior do evangelismo comissionado à igreja de Cristo são expressões que camuflam segundas intenções nada cristãs. Quais são as mensagens centrais do verdadeiro Evangelho? Arrependimento, conversão, renúncia, santificação e vida eterna (Mc 16.15; At 2.38; 3.19; Tt 2.12; Hb 12.14; Jo 14.1-3). A caracterização da pregação e ensino de Cristo é muito mais enfática na construção e identidade do “ser” seu seguidor pela crença salvífica do que na condução do “ter” e receber favores materiais como pressuposto principal.

“Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mt 6.24).

Na era pré-cristã, conforme sabemos, eram cultuados muitos deuses. Mamon, contudo, não era o nome de uma divindade e sim um termo de origem hebraica que significa dinheiro, riqueza, ou bens materiais (Lc 16.13). Jesus, no Evangelho, utiliza a palavra quando afirma que não é possível servir simultaneamente a Deus e a Mamon. A palavra, no texto original, também é citada no Evangelho de Mateus (6.19-24). Desta forma Mamon acabou por tornar-se, ao longo da história, e devido as diversas traduções da Bíblia, a representação de uma divindade maligna ou demônio. Esse “deus” de formosura terrena, de apelo ao material e de realização consumista, acabou por destronar Cristo da vida de muita gente. Percebo uma jogada estratégica de Satanás num estágio de guerra espiritual avançado (Ef 6.12) onde ele oferece o material para nos roubar e destruir a alma (Jo 10.10; Lc 12.15; Mt 25.41).

“… Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema” (Gl 1.9).

A pregação glamourizada desse “deus” esnobe de promessas de enriquecimento subverte os propósitos do verdadeiro Evangelho. A tentadora exposição de ganhos materiais em embrulhos de fé aparente é preferida por muita gente que pensa estar vivendo o plano de Deus para suas vidas (Gl 1.6-7; 2 Pe 2.1). Essa bênção vendida na TV e divulgada por meio de vídeos no You Tube é uma desgratificação da própria graça de Deus (Ef 2.8); é uma ilação equivocada de textos bíblicos fora do contexto imediato e remoto da Palavra (1 Co 15.18; 2 Pe 2.3). As piores heresias surgiram quando regras de fundamentação exegética foram ignoradas, e hoje não tem sido diferente. É lamentável que a maioria dos tele-evangelistas para manterem seus programas no ar, tiveram que negociar com os representantes desse deus implacável e consumidor de vidas espirituais. Esse sistema do mal encobriu o céu prometido aos salvos com suas colunas de fumaça mercantilizadas e horizontalizou ao extremo a mensagem cristã, pois está a serviço do espírito do Anticristo. Biblicamente não deveria existir comércio da fé e tão menos dos dons de Deus conferidos graciosamente aos servos de Cristo para a propagação gratuita do Evangelho (Mt 10.8; Lc 10.19; 1 Co 12.9).

“Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos” (Mc 13.22).

Nem prosperidade, milagres, prodígios e maravilhas são sinais determinantes de que o pregador é servo de Deus; pois se assim o fosse a bíblia não diria que alguns instrumentos destas operações no futuro serão lançados no lago de fogo e enxofre. Tal afirmação não invalida a minha crença na atualidade dos dons espirituais, que fique claro e evite críticas desnecessárias. Para comprovar o que acabei de falar sobre gente “cheia de autoridade”, mas que estará perdida se não se arrepender; recomendo a você como leitura bíblica o Evangelho de Mateus 7.13-27. O texto é claro e incentivo-o na elaboração do seu próprio estudo bíblico afim de se firmar ainda mais sobre a Rocha Eterna (Rm 9.33). Alertar aos seguidores de Cristo acerca de heresias e distorções teológicas que comprometem a pregação feita pela igreja da verdade a anunciar o Evangelho Cristocêntrico é dever de todo ministro da Palavra de Deus.

Que Deus nos abençoe e nos dê discernimento espiritual neste tempo de confusão e desprezo a leitura e prática da Palavra do Senhor (2 Tm 4.3).

Assista aqui o vídeo do desejado Camaro vermelho, explanado por um pregador da prosperidade.

Previous article Quatro milhões vão morrer de fome na Síria
Next article “A religião é o ópio do povo”; uma análise sociológica
Silvio mora na belíssima cidade de Guarapari no ES; é administrador de empresas por profissão; estudou teologia no Seminário SEET e na Faculdade FAIFA. É membro do conselho editorial da revista <a href="http://searanews.com.br/revista-searanews/edicoes-da-revista-searanews/#.U8FMivldW1w">Seara News</a>. Contribui como colunista em outros portais evangélicos e é palestrante em escolas bíblicas realizadas em seu Estado. Escreve também para o seu blog <a href="http://cristaocapixaba.blogspot.com">Cristão Capixaba</a> e é o editor responsável pelo portal <a href="http://www.litoralgospel.com">Litoral Gospel</a>.

1 COMMENT

  1. Boa tarde a todos e Graça e Paz a todos !!
    Venho por meio deste, expor minha opinião/interpretação sobre o tão falado “Arrebatamento”; opinião/interpretação esta, pautada nas Escrituras, à Luz das Escrituras. Portanto, não estou aqui pra medir forças com ninguém, tampouco pra entrar em discussões loucas e sem objetivo. Caso você não concorde, faça como eu, utilize tua liberdade de expressão, e coloque teu ponto de vista, tua opinião/interpretação, para que todos possam ler, analisar, e reter o que é bom; pois não estamos aqui pra promoção pessoal ou pra demonstração fútil e inútil de superioridade e sabedoria.
    Prevaleça sempre A VERDADE, O CAMINHO E A VIDA, ADONAI YE’SHUA !!!
    Posto isto, vamos à minha opinião/interpretação:

    É simples saber quando acontecerá o arrebatamento, pois está bem claro nas escrituras, seja humilde e acompanhe:

    Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
    Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a ULTIMA TROMBETA; porque a trombeta soará, e os mortos RESSUSCITARÃO incorruptíveis, e nós seremos transformados.
    1 Coríntios 15:51-52
    ____________________________________

    Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que NÓS, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, NÃO PRECEDEREMOS OS QUE DORMEM.
    Porque o mesmo Senhor DESCERÁ do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo RESSUSCITARÃO PRIMEIRO.
    DEPOIS NÓS, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
    1 Tessalonicenses 4:15-17
    _____________________________________

    Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a PRIMEIRA RESSURREIÇÃO.
    Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na PRIMEIRA RESSURREIÇÃO; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
    Apocalipse 20:5-6
    _____________________________________

    Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos,
    que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto.
    Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição,
    2 Tessalonicenses 2:1-3

    AGORA PRESTE ATENÇÃO CRENTE E VOCÊ NÃO-CRENTE:
    O TEU PASTOR, BISPO, PADRE, APOSTOLO, PAPA, SACERDOTE, ETC….,TODOS ESTÃO TE ENGANANDO HÁ MUITOS E MUITOS ANOS E SÉCULOS, COM ESSA MENTIRA SAFADA E SEM VERGONHA DO ARREBATAMENTO ANTES DA SEMANA PROFÉTICA DE DANIEL, ANTES DO ACORDO DE PAZ ENTRE ISRAEL E AS NAÇÕES, ANTES DE TODAS AS TROMBETAS DO APOCALIPSE, CONFIRA COMIGO:

    CONFORME 1 CORINTIOS 15:51-52, DIZ CLARAMENTE QUE NUM MOMENTO, NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS, ANTE A ULTIMA TROMBETA, VOU REPETIR, A ULTIMA TROMBETA, VOU REPETIR, A ULTIMA TROMBETA; OS MORTOS RESSUSCITARÃO, E DEPOIS NÓS SEREMOS TRANSFORMADOS.

    CONFORME 1 TESSALONICENSES 4:15-17, O SENHOR DESCERÁ DO CÉU, ELE VAI DESCER MESMO, NÃO VAI ATÉ A METADE DO CAMINHO E VOLTAR, ELE VAI DESCER MESMO; OS QUE MORRERAM EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO, VOU REPETIR, RESSUSCITARÃO PRIMEIRO, VOU REPETIR, RESSUSCITARÃO PRIMEIRO; E DEPOIS NÓS QUE FICARMOS VIVOS, VOU REPETIR, E DEPOIS, DEPOIS, DEPOIS, NÓS OS QUE FICARMOS VIVOS, SEREMOS ARREBATADOS JUNTAMENTE COM ELES, OS QUE RESSUSCITARAM.

    CONFORME APOCALIPSE 20:5-6, QUANDO NOSSO SENHOR JESUS SE MANIFESTAR, AQUELES QUE MORRERAM EM CRISTO RESSUSCITARÃO, E OS OUTROS MORTOS NÃO RESSUSCITARÃO NA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO; AGORA PRESTE ATENÇÃO, SÓ EXISTEM DUAS RESSURREIÇÕES: A PRIMEIRA QUANDO O SENHOR VIER EM GLORIA PARA QUE TODO OLHO VEJA, NÃO SERÁ SECRETO, E A SEGUNDA RESSURREIÇÃO PARA JULGAMENTO DAS OBRAS E CONDENAÇÃO ETERNA.

    CONFORME 2 TESSALONICENSES 2:1-3, MOSTRA CLARAMENTE, DE FORMA CLARA MESMO, CLARÍSSIMO, QUE EXISTE UMA SEQUENCIA DE ACONTECIMENTOS OU EVENTOS; NOTE QUE PRIMEIRO ADONAI YE’SHUA (SENHOR JESUS) VEM, PRIMEIRO ELE SE MANIFESTA MUNDIALMENTE PRA TODO OLHO VER; E NA SEQUENCIA, DE FORMA SECUNDÁRIA, OU EM SEGUNDO LUGAR, ACONTECERÁ A NOSSA REUNIÃO COM ELE, OU SEJA, OS MORTOS RESSUSCITARÃO PRIMEIRO, E NÓS OS QUE FICARMOS VIVOS, SEREMOS TRANSFORMADOS E ARREBATADOS, É O QUE ESTA ESCRITO MEU QUERIDO, NÃO SOU EU QUE ESTOU DIZENDO. E NA SEQUENCIA ELE EXPLICA E DEIXA BEM CLARO, MAS MUITO CLARO MESMO, QUE ISTO NÃO SUCEDERÁ, OU SEJA, A VINDA DE NOSSO ADONAI E A NOSSA REUNIÃO COM ELE, NÃO ACONTECERÁ SEM QUE ANTES VENHA A APOSTASIA E SE REVELE O HOMEM DO PECADO, O FILHO DA PERDIÇÃO; ENTÃO MEU QUERIDO, CONCLUINDO, BASEADO NAS ESCRITURAS, VOCE SÓ SERÁ ARREBATADO DEPOIS QUE ADONAI YE’SHUA VIER EM GLORIA E DEPOIS QUE OS MORTOS RESSUSCITAREM, E NÃO ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO, JAMAIS ANTES DE SE MANIFESTAR O ANTI CRISTO OU ANTI MESSIAS.

    AGORA ME RESPONDA:
    SE SÓ EXISTEM DUAS RESSURREIÇÕES, ONDE VOCÊ ESTARÁ, OU EM QUAL VOCÊ FARÁ PARTE ??

    POIS AQUELES QUE SERÃO TRANSFORMADOS E ARREBATADOS, FARÃO PARTE NA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO, QUE ACONTECERÁ EXATAMENTE QUANDO O SENHOR JESUS SE MANIFESTAR EM GLORIA PARA TODO OLHO VER, DEPOIS DE TODA GRANDE TRIBULAÇÃO, DEPOIS DE TODAS AS TROMBETAS, DEPOIS DE TODOS OS CÁLICES, DEPOIS DE TODOS OS SELOS, SERÁ UM ACONTECIMENTO MUNDIAL E ABERTO, NADA DE SECRETO OU OCULTO; OS MORTOS EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO E DEPOIS VOCÊ SERÁ TRANSFORMADO E ARREBATADO.

    AGORA FAÇA-ME UM GRANDE FAVOR E UM FAVOR PRA VOCÊ MESMO, CRENTE EVANGÉLICO PENTECOSTAL: PEGUE TUDO ISSO E VÁ QUESTIONAR O TEU PASTOR, BISPO, PADRE, APOSTOLO, PAPA; E VEJA A RESPOSTA DELES.

    TE DOU ESTE ALERTA, POIS AMO VOCÊ E TODA TUA FAMÍLIA, PORQUE SOMOS A IGREJA, NÓS NÃO FREQUENTAMOS UM CLUBE PODRE CHAMADO “IGREJA”, QUE NÃO PASSA DE UMA DENOMINAÇÃO E UMA INSTITUIÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL.

    EU SOU IGREJA VIVA DE JESUS, VOCÊ É IGREJA VIVA DE JESUS, NÓS SOMOS A IGREJA VIVA DE JESUS.

    EU SOU O TEMPLO VIVO DO ESPIRITO SANTO, VOCE É O TEMPLO VIVO DO ESPIRITO SANTO, NÓS SOMOS O TEMPLO VIVO DO ESPIRITO SANTO.

    E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.
    Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela.

    Apocalipse 18:4-5

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here