De qual lado você está?

3

No tempo presente graças a muita discussão impulsionada pelo próprio Espirito, um incômodo crescente e pulsante tem feito com que cristãos em todas as partes do mundo revejam os conceitos firmados pela religiosidade que nos assola.

Por outro lado, baseados em uma visão centralizada no ideal “Cristão-judaico”, que insiste em observar o mundo sob a ótica do povo de Israel e suas promessas, continuam firmes  em seus propósitos, tal como os lideres religiosos nos tempos de Jesus, a maioria dos Pastores e seus seguidores.

Até aí, nada de novo.  De um lado, continuam lá, julgando lutarem pela defesa da fé em um mundo que se conquista como quem conquista a um estado e, de outro, os que lutam para que o amor de Deus seja finalmente propagado a fim de que almas sejam salvas, para que o mundo receba e seja, o Reino de Deus.

É fácil saber de que lado você se encontra: Basta checar suas motivações e ambições.

Porém, antes de um possível “check-up”, me acompanhe nessa reflexão:

 

No evangelho de João no capitulo 9, vemos o relato da cura de um homem que era cego de nascença e tornou a ver após Jesus untar-lhe os olhos com saliva e terra.

Mais adiante, vemos este homem sendo interrogado pelos Fariseus sobre a cura que já sabiam ter sido feita pelo homem a quem sumariamente negavam.

A resposta clara ao questionamento e que até hoje ressoa em nossas mentes, foi:

“…O que eu sei é que eu era cego e que agora vejo…”   Simples assim.

Porém eles insistiam… Para o homem que fora excluído da sociedade por sua cegueira e pelo pecado que certamente julgavam que ele tivesse, isso já não mais importava;    A despeito de seus olhos, ele havia visto a graça com o seu coração.

Só quem se vê em uma situação limite, consegue valorizar o que realmente tem valor.

Para o homem que fora curado e que não pôde nem contar com a lealdade de seus pais diante do tal inquérito, nada mais importava.  Ele voltara a ver; fora agraciado com um milagre jamais visto na história; Ele agora, de posse de um milagre amplamente maior que a visão, começara a enxergar bem mais longe que os seus novos olhos; Agora, ele enxergava o que nenhuma religiosidade jamais lhe proporcionaria em conhecimento ou virtude.

Ciente de que era nova para eles a dimensão da ação de Jesus, do milagre e do quão distante estavam do que ele acabara de experimentar, Concluiu:

“… Por que querem ouvir outra vez? Acaso vocês também querem ser discípulos dele?”

Bastou, para ser expulso…

“… Você nasceu cheio de pecado; como tem a ousadia de nos ensinar? ”

Responderam. Envolto em conceitos, todo o preconceito viera à tona.

Não queriam mais ouvi-lo.  Era muito para seus ouvidos e suas concepções de pecado e justiça. Desconheciam a graça que o pobre homem experimentara; O amor de Deus puro e genuíno; Simples e infalível.

Já havia brotado nele o conhecimento de Deus; Através da graça que lhe fora exposta pelo Senhor, ele adquirira fé e por consequente, esta já lhe trazia a confiança.

Daí, não importava mais o medo dos religiosos, ou a deslealdade de seus pais.

 

Bela história, não é?

Revolucionária como todas as outras em que Jesus foi o protagonista e que, com toda a certeza você deve conhecer.

Entretanto, esta não é diferente de nenhuma outra história que acontece hoje por ação do mesmo Espirito de Deus.  E, é claro, se você possui o mínimo de conhecimento bíblico e bom senso, vai concordar comigo.

 

Por que então é tão difícil aceitar que Deus age como quer e quando quer, na vida de quem ele quer?

Por que tentamos colocar a ação do Espirito santo, o mesmo que tocou a aquele homem, levando-o a pedir a Jesus que o curasse, dentro de nossa capacidade de entendimento religioso?

Por que dizermos com um preconceito infame em nossos corações, que tal obra não pode ser de Deus?  Por acaso o Deus que usa as coisas loucas deste mundo para envergonhar às “Sabias”, precisa nos deixar à par de todas as suas ações?  Não é tarefa nossa, tentar entender a ação de seu santo Espirito e não o contrário??

Ou será que só não percebemos tudo isso e insistimos em não agir por sua vontade e amor, por não estarmos na situação de quem necessita de amor?

Será que esta vida evangélica de pseudo vitórias, onde sobra a prosperidade do EU e falta amor, não nos deixa a todos longe das mazelas que todos, sem exceção, estamos expostos como seres humanos? Ou será que você chegou a um nível “espiritual” tão excelente, que o fez esquecer que você ainda é humano?

 

Tomando por base esta e outras histórias em todo o Evangelho de Jesus Cristo; as boas novas que são notícias dos céus para quem as quer, o primeiro grupo relatado no inicio do texto, trabalha para colocar-se diante de Deus tentando enxergar dia após dia, que nada mais são, que simplesmente necessitados da graça; e, por serem necessitados, se dão conta facilmente do que é o ser humano e, por consequente, do próximo e toda a sua carência.

Cientes e cada dia mais constrangidos,  estão querendo realmente, dar continuidade ao trabalho de Jesus, da forma mais simples, tal como ele.

 

Já o segundo grupo…

Bom, não tem valido muito a pena nos aprofundarmos nesse assunto…

 

Voltemos ao Evangelho…

 

 

Rogério Ribeiro.

 

 

COMPARTILHAR
Rogério Ribeiro é um cristão livre do sistema religioso. É Cineasta, roteirista e cronista. Escreve no blog "edição de amanhã", no "Antireligiosidade (http://antirel.blogspot.com.br/), entre outros. É autor de "Descansado sobre a Relva", livro que fala do relacionamento pessoal com Jesus Cristo, acima de qualquer coisa ou "impedimento" proposto pelo mundo religioso. Observador atento, Rogério Ribeiro aceitou o dever de alertar a igreja e, desde então é um compromissado "atalaia" dos nossos dias, às ordens de um só Senhor: Jesus Cristo.

3 COMENTÁRIOS

  1. olhando pelo prisma do escritor, vi que despertou dentro de mim um turbilhão de pensamentos uns bons e outros nem tanto, me lembrei da história que descrita no novo testamento fala da mulher com um fluxo de sangue, e que havia gastado tudo quanto tinha com os médicos e por nenhum deles puderá ser curada.
    primeiro pensamento…que em volta de Jesus sempre existe duas multidões, aqueles que experimentaram do seu amor e poder recebendo a cura através de seus milagres, seja no humano ou no espiritual, e que estes milagres aqui como aconteceu através de jesus acontece hoje através de homens e estes dizem que o representam, então se acontece algo poderiamos dizer que são de DEUS. pois o próprio Cristo disse que satanas não expulsa seus proprios demonios para não dividir o reino..disse Jesus deixai pois se é por nós não é contra, então como julgar se são por Cristo, se estão fazendo milagres se estão curando se estão expulsando demonios se as pessoas tinham gasto tudo que possuiam com médicos e não haviam sido curadas por eles, agora aparece alguém e em nome de Jesus os cura….turbilhão de pensamentos… tem aqueles então que servem a Jesus e andam atras dele incondicionalmente, seja em que igreja for e seja o pastor que for seguem simplesmente a Jesus, não se perguntam se os lideres andam de helicoptero ou se tem mansão, se ficou rico com a igreja, simplesmente andam atras de Jesus, e onde receberam o milagre la ficam, alguns como está mulher que gastou tudo que tinha com médicos, ou poderia ser aquele pai ou pai que prefira mil vezes ver seu filho dentro da igreja dando todos seus recursos, que destruido levando seus recursos para um buteco, e este trazendo dentro da casa brigas desavenças desafetos tristezas e dor, ou quem sabe para traficantes, onde não só gastam seu dinheiro mas perdem também a dignidade familia amigos muitos viram ladrões para sustentar seu vício se prostituem, vão para o fundo do poço, então tem gente assim atras de Jesus, pergunto se os lideres são podres, porque acontece milagre, será que as pessoa que la estão e la receberam seus milagres vão para o inferno caso seu lider seja um ladrão oportunista, e se for porque acontece milagres la e não em outros lugares onde os pastores são pobres e desmazelados.
    tem a segunda multidão, daqueles que estão doentes fracos espirituais, desiludidos, cabeça baixa, mas não tem coragem de ir a Cristo para receber seu milagre, até veem os outros abençoados, mas são contra levantam centenas de teses contra este evangelho, levantam questões morais, se colocam no lugar de advogado de DEUS sem que DEUS os tenha chamado para isto julgam, distribuem textos mensagens, querem fechar a porta para o oprimido e doente, querem que estas igrejas desapareçam querem que seus pastores desapareçam , querem que o trabalho de evangelização que fazem desapareça, querem que as missões que eles fazem desapareçam, vejo que só não fazem mas querem que a outra multidão que faz deixe de fazer.
    não pensam que o evangelho entrou no Brasil através de pessoas que doutro lado do mundo deram seus recursos para isto acontecer, ao ponto de poder dizer, que não há no Brasil quem quer que seja que não tenha recebido a o evangelho se não fosse desta maneira, agora esta outra multidão mesmo tendo recebido porque alguém pagou para isto, querem que esta porta se feche……
    primeira pessoa deste texto de Jesus..a filha de jairo está em lucas cap. 8 e versículos 40 a 56… só vão a jesus na hora da morte
    segunda pessoa…aquelas que já gastaram tudo que tinham com seus médicos, isto inclue promessas velas macumbas ciencia, ou seja tentaram de tudo antes de ir a Jesus
    terceira pessoa e esta uma que já acompanhava a Jesus pergunta mas mestre como alguém te tocou se a multidão te oprime…ou seja um crente discrédulo, que mesmo ali junto vendo ouvindo sentindo, tem duvidas se o senhor está no negócio…para eles tem a resposta de Jesus alguém me tocou pois de mim saiu virtude….
    quarta pessoa e esta só tinha esperança que se ao menos tocar nele receberia sua cura, não era crente não acompanhava Jesus aind mas creu, a resposta para ela é tem bom animo filha a tua fé te salvou, então independente de estar dentro deste ou daquele grupo a sua fé a salvou independente deste ou daquele pastor , independente desta ou daquela igreja a sua fé a salvou
    quata pessoa esta no versículo 49 , e é oque acontece agora aqui, o esfria crente, principal da sinagoga mas esta de satanas, perturbado enfatuando sem ter sido chamado se colocando como juíz e sacerdote sobre o povo de DEUS

  2. voltando para estes jesus dis para os que estão atras dele a sua grande multidão versículo 50 não temas crê somente e será salva
    tem aqueles que só reclamam sim aqueles que se a igreja faz missões é porque o pastor já roubou demais e não fez mais que a obrigação, se não faz é porque seu negócio é entrar na lista da forbes na verdade estão loucos é que esta obra deixe de ser feita…mas para estes a resposta é parem de reclamar e chorar esta obra não está morta, só dorme
    tem aqueles escarnecedores que riem deles gostam quandfo se publica matéria escarnecendo chamando de ladrões, pois para eles está obra está morta e isto é alegria, da mesma forma em que os demonios comemoraram a morte da cruz, mas quando viram Cristo triunfou sobre eles e expos a eles publicamente envergonhados, assim também estes todos que hoje lutam e escarnecem comemorando ..serão publicamente envergonhadoos, quando Jesus voltar e separar aqueles que deram frutos daqueles que enterraram seu talento ou deixaram seu talento ser usado pelo diabo
    e por ultimo tem aqueles que estão na multidão de Jesus versículo 56 que ficam maravilhados quando veem o espirito voltar sobre a vida de quem estava morto, que estava doente, que estava endemoniado, aqueles que creem ficam maravilhados ao ver que ainda DEUS ESTÁ NO CONTROLE E QUE ELE NUNCA ERRA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here