Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição.
Isaías 55:2
No nosso mundo moderno, a tentação para consumir é muito grande. Necessidades são criadas para nós todos os dias e as compramos de tal forma que passamos a não nos imaginar mais sem tais produtos.
A 20 anos atrás quase ninguém tinha celular. E todos viviam muito bem sem isto. Não existia facebook antes de 2004 e todos estavam muito bem sem ter uma conta no facebook.
Porém, no mundo em que vivemos muitos produtos são apresentados para nós e muitas vezes nossos olhos e mente passam a desejar profundamente tais produtos de maneira que estamos dispostos a pagar até mais do que o nosso salário do mês para adquirir tal inovação. Porém, a alegria dura até que a próxima inovação seja lançada.
No livro de Isaías percebemos o Senhor chamando a atenção de um povo que viveu pelo menos 2.500 anos antes de nós. Já naquela época o homem era como hoje, a tendência para consumir e gastar tempo e recursos naquilo que não satisfaz.
A tendência do homem moderno é pensar que se ele tiver toda a capacidade de consumo que deseja, ele será plenamente feliz. Caso todas as necessidades de consumo dele sejam satisfeitas, então ele poderá dormir tranquilo, porém isto não é verdade.
Isto não é um fato, pois percebemos que as celebridades ricas, os músicos popstars, muitos deles possuem tudo aquilo que o dinheiro pode comprar. Porém existem algumas coisas que o dinheiro não compra e daí talvez, muitos destes não conseguem possuir.
Somente alguns exemplos de coisas que o dinheiro não pode comprar e nem facilitar: amizade verdadeira, amor verdadeiro, família bem estruturada em amor, paz de espírito, etc…
A pergunta do Senhor também é para nós hoje: Por que vocês gastam dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição.
O que Deus queria dizer é que somente nEle podemos encontrar alimento para nossa alma. Fora dEle não há plenitude, sem Deus nosso coração terá um vazio imenso, que não pode ser preenchido por coisas, por inovações, por dinheiro, por fama, sucesso ou sexo. Porém Ele nos chama, se ouvirmos a sua voz, e voltarmos o nosso coração a Ele, poderemos comprar sem preço, pois é de graça, o preço já foi pago na cruz do Calvário. Um alto preço foi pago para que pudéssemos ter paz com Deus. Em Cristo, podemos ter nova vida. Novo caminho. Paz de verdade!