Você sabe o que é casamento? Sabe mesmo?

4

Segundo o dicionário Michaelis da língua portuguesa, casamento é a união legítima de homem e mulher. União legal entre homem e mulher, para constituir família.

Resolvi escrever esse post por conta da polêmica criada sobre o post “O que Jesus faria com os homossexuais hoje?” onde falo resumidamente que Jesus lançaria um olhar de misericórdia sobre os homossexuais e os convidaria ao arrependimento.

Quando defendo direito civis para todos os seres humanos, não quer dizer que defendo que a instituição casamento deve ter seu sentido ampliado ou transformado. Direitos civis são apenas direitos civis que o estado precisa garantir que todos os tenham.

Casamento dentro do conceito Bíblico, diz respeito ao homem deixar seu pai e sua mãe, unir-se a sua mulher e depois formar com ela uma só carne. A condição elementar para constituir família é que sejam homem e mulher, essa foi a forma que Deus estabeleceu. Pessoas do mesmo sexo não se casam, se juntam (não sou contra que 2 fulanos se juntem) é escolha deles eu não legislo sobre isso, mas denominar isso casamento, não está certo.

Um amigo meu já disse que “O GOSTO SEXUAL” da pessoa não tem a menor importância nas situações mais importantes da vida, com exceção do casamento e da criação dos filhos. Eu acrescento a salvação a esses ítens e deixo clara aqui a ideia bíblica de casamento.

E no mais, tudo na mais santa paz!

COMPARTILHAR
Casado há 10 anos com Érica, é formado em Teologia pelo CETERJ. Dedicado integralmente ao discipulado cristão é também pregador apaixonado do Evangelho, conferencista, escritor. Pastor titular da Igreja Cristã da aliança no Rio do Ouro, procura exercer uma saudável liderança em uma igreja crescente e acolhedora. Twitter: @pastormarcio

4 COMENTÁRIOS

  1. "O casamento deve apenas basear-se no afeto; e basta que exista afeto entre dois seres humanos adultos para que o Estado reconheça o vínculo matrimonial, distribuindo direitos e deveres pelos cônjuges." Sherif Girgis, Robert P. George e Ryan T. Anderson

    O pensamento progressista vê o casamento como a união de dois seres humanos ligados pelo AFETO. Afeto esse que é universal, o amor que um homem sente por um homem e o que uma mulher sente por uma mulher não vale menos que o amor que um homem sente por uma mulher. Assim, é uma negação ao Estado Democrático de Direito negar o instituto do casamento aos homossexuais.

    • Amigo Doski não se preocupe com os erros, ainda que seja assim dá para entender, na realidade não sou grande escritor, mas uma coisa tenho, e certamente nào deixarei que me robem, é Cristo o tesouro que escondi. Lêu o artigo abaixo sobre o casamento? Ou isso não lhe entereça? Amigo há 45 anos que saí de Portugal, resido na África do Sul, da qual tenho a nacionalidade, logo é possivel que hoje seja burro na ortografia. Acompanhe as noticias sobre religião aí do Brazil; só tenho a lamentar esse pobre povo que é guiado por cegos inúteis. Então me propuz enviar as minhas mensagens, para que ainda assim alguns possam acordar, de tanta mentira que vai por esse país. Um abraço ao dispor, mande sempre.

  2. Li com atenção este artigo e não retiro, dele nada. Afinal o que é o casamento segundo Deus? Aqui deixo esta mensagem, para que aqueles que já foram reconsiliados com Deus através de Jesus Cristo, possa tirar proveito, e serem iluminados pelo Espirito, pois que a confusão está instalada.

    Li com muita atenção e consternaçào, um artigo que é de grande valor, alertando para os grandes problemas da humanidade, pois eles estão causando grandes turbelências. Dizia esse jornalista, que a família é o primeiro veiculo de integração de um indíviduo na sociedade, e o primeiro apoio de que um individuo dispõe em situações adversas, quer no plano afectivo, quer no material. Falou tambem na percentagem de DIVÓRCIOS que já iguala os casamentos, deixando neste caso de ser uma instituição a PRESEVERAR. Quero aqui deixar a minha concordância com tudo o que foi dito, tanto no que diz respeito ao casamento, com os desvios sexuais, drogas, desobediências ás autoridades, crimes, a indisciplina nas escolas, a desagregação da família, a corrupção moral e outros males que afligem toda a sociedade. Tudo o apontado por aquele jornalista do Diário o Sol, (José António Saraiva). Peranto estes factos, quero aqui dizer frontalmente que todos estes fenómenos pecaminosos tem a sua raiz fundada na desagregação famíliar que neste caso, diz respeito ao casamento. Quando um casal se desintegra, divorcia-se; a sociedade sofre, entra em destruíção, logo, a nação se corronpe, entrando nesse caso em colapso. Quero hoje, como crente em Jesus Cristo, apresentar factos concretos para que aqueles que me lêm, possam tirar proveito dos ensimanentos do grande psicólogo, mestre, Senhor e Deus que se chama Jesus Cristo, detentor de todo o poder no céu e terra. Afinal o que é o casamento? Em Deut. 24:1- Lêmos: Quando um homem tomar mulher casando-se com ela, se ela não achar graça aos seus olhos, por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa, far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará em mão, e a despedirá de casa. Em Mateus 5:31,32 – lemos: tambem foi dito: (palavras de Jesus). Quem repúdiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu porem vos DIGO que todo aquele que repúdiar sua mulher, a não ser por causa de INFEDILIDADE a faz ADÚLTERA; e quem casar com a repúdiada, comete ADULTÉRIO. Temos aqui duas passagens em acordo uma com a outra. Em contraste com Moisés, (velho Test.), Nosso Senhor proíbe absolutamente o divórcio. Em Mateus 19:3,9 – pode lêr e entender que a provisão mosaica acomodava-se á natureza caída do homem, mas quando JESUS lhes falou, pode-se entender neste dialgo com o Mestre, que os seus díscipulos entenderam o alcance da explicação, neste caso a gravidade do divórcio, pelo que logo se interrogaram dizendo: Se esta é a condição do homem em relação com a mulher, então não convem CASAR. Jesus veio com o firme propósito de restaurar a natureza humana. Se compreende essa intenção nesta narrativa, pois Jesus repúdia tal acomodação do homem ao PECADO, e restaura a lei que é desde o principio… Não separe o homem aquilo que Deus juntou. O homem juntar-se-á á sua mulher e serão os dois uma só CARNE.

    Entendo neste caso de separação no casamento por INFEDELIDADE… a não ser por fornicação; isto é antes do casamento. Medite bem nisto. No caso de infedelidade conjugal depois do casamento, não constitue motivo legitimo para divórcio e, logo não pode ser considerado como motivo para a proibição absoluta. Marc. 10:11, Lucas -16:18: não há contradição nestas passagens “Bíblicas”. fornicação (não adultério), refere-se á infedilidade da parte da mulher antes do casamento. Perante estes factos, dou o meu parecer… Creio que pelas leis da natureza humana e aos olhos de Deus, o casamento de uma mulher infiel antes do casamento, era considerado nulo, caso fosse declarado por parte do homem. Toda a mulher pertence pelas leis da naturesa criada; neste caso estabelecidas por Deus, ao primeiro homem com quem tenha relações sexuais e qualquer cerimónia de casamento com outrem celebrada durante a vida daquele homem constitue ADÚLTÉRIO. Aqui a advertencia de JESUS: Faz que ela cometa adúltério Mateus 5:32 – Logo ADÚLTÉRIO ( gr. moicheia) e não FORNICAÇÃO (gr.porneia) não é mais do que coabitar com a mulher de outrem. Outro assunto relacionado, para meditação: Que diremos das palavras de JESUS quando afirmou: se a vossa justiça não exceder a justiça dos FARISEUS, de maneira nenhuma entrareis no reino dos céus: dizendo de seguida que se alguem atentar nos olhos de uma mulher para a cobiçar, em si mesmo já cometeu adultério! Será que Deus condena a atração natural entre sexos? De maneira nenhuma. Esta advertência, é para aqueles que atentam para a mulher do próximo; neste caso casadas ou desposadas. Para terminar aqui deixo a mesma advertência de JESUS. Nem todos podem aceitar esta PALAVRA, mas sómente a quem o é dado. É uma tristêza hoje as próprias “igrejas” celebrarem casamentos entre divorciados, e ainda mais grave, entre pessoas do mesmo sexo. QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR QUE OUÇA. J.Matias

  3. Se focê está na realidade casado com Cristo Jesus, certamente entenderá o que é o casamento segundo Deus. Se forma outras teologias, para agradar a si mesmo e a quem o ouve, a reliogisidade o acompanha; digo perceitos de homens e doutrinas, vindas do abismo. Casado á 43 anos, até que Deus nos separe, casado com Jesus para a vida eterna.

  4. Marcio de Souza você vai me desculpar mais não consegui nem terminar de ler esse post, você não se posiciona, e não fala do casamento com a autoridade e firmeza que este assunto deve ser tratado. A bíblia e bem clara em relação ao pecado do homossexualismo e da vontade de Deus que o homem e a mulher se casem dentro de todos os conformes, pois existe uma benção especifica para aqueles que se casam na igreja e no civil seguindo todos os princípios bíblicos a respeito de relacionamento namoro e noivado. Por fim espero que você repense sua postura em relação a estes assuntos pois isso e coisa muito seria. Att.

    • Então Sheila, fique a vontade para fazer seu tratado sobre casamento e poste aqui. Talvez por nem ter lido direito, até o fim, vc acabou julgando sem saber do que fala. Não sou fariseu, nem falso moralista, escrevo sobre casamento com a propriedade de um homem casado. Se você não entendeu ou não quis entender é um problema seu.

  5. Homossexualismo não é amor, é desejo desenfreado da mente e do corpo, amor é fazer o bem, e o bem não condena ao inferno, homossexualismo aos olhos de Deus é pecado e não importa a nossa maneira de ver, quem crê na bíblia deve deixar a prática.

  6. um homem não pode gerar poque ele não tem útero a mulher tem mas sem o homem não funciona isso que você chama de amor não vem de deus e um sentimento maligno deus fez homem e mulher pra se amar e ter lindos filhos imagina como você teria vindo ao mundo se fosse através de uma união de homem com homem e mulher com mulher como você chegaria mim explica

  7. não segui um caminho que não vai te levar a nada somente ao sofrimento deus não fez o homem pra casar com homem e nem uma mulher pra se casar com outra se todos fosse assim de que forma chegaria uma criança ao mundo não duvida da inteligencia de deus você e um ser inteligente deus não fez filhos burros que não são capaz de raso sinar não precisa nem mesmo saber lé pra entender isso. não menospreze a sua inteligencia

  8. se você meu amigo esta passando por esta situação busca ajuda em deus nos não viemos pra semente nossos dia na terra esta contado por deus o inferno existe e você ainda esta vivo jesus te cura e ele munda a sua estoria e só você acreditar

  9. Bom dia!
    Sou o pastor Paulo Monteiro da IPPE Igreja Petencostal do Evangelho Pleno em Parque das Flores Magè Rio de Janeiro, estava procurando assunto a respeito do casamento para aprimorar o conhecimento e também saber oque se pensam a este respeito, deparei com esta matéria entendo que o casamento seja uma instituição Divina indisoluvel Sagrada em todos os pontos, Gn: 2.24 nos mostra não uma mera união pois na verdade Eva foi TOMADA do corpo de Adão, o fazer se uma só carne já esta intrínseco,em Jo: 6.54 o Senhor Jesus diz a participação do corpo do Senhor nos faz UM com ELE, O Senhor chama a sua igreja de A Noiva e nós esperamos o Noivo, talvez alguns não perceba a orquestração do maligno em depreciar vulgarizar e desfazer aquilo que o Senhor fez bonito e perfeito em principio temos que entender hoje pouco se busca saber sobre a vontade de Deus com relação a pessoa com quem se deve unir em matrimonio já ouvi de pastores que Deus não se envolve nestes assuntos, bem sou pai e tenho uma filha que irá nos próximos dias casar se e tenho grande preocupação neste caso, pense eu sendo homem estou preocupado quanto mais Deus, não entro no mérito da separação, do divorcio ou da instabilidade sei que existe um Deus que dar sabedoria compreensão e amor bastante para que este casamento jamais venha e se dissolver, quanto a união de homossexuais a bíblia é categórica em afirmar e reafirmar o repudio de Deus com este ato no obstante Deus ama o homem ou mulher que enganado pelo maligno descambou por caminho tão infame, contudo o Senhor esta de braços aberto para receber e perdoar a qualquer que queira arrepender, porque disse queira, porque só o Senhor tem o poder de levar o individuo ao verdadeiro arrependimento como diz a palavra de Deus” Não vem de vos é dom de Deus. “ Abraços A Paz do SENHOR .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here