Colunas

Reflexão sobre Vocação

A vocação de Deus é um ato soberano do próprio Deus I Co 1:26-29, Hb 5:4. Ninguém se alto denomina vocacionado, o apóstolo Paulo sempre defendia o seu chamado como vindo do próprio Deus “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho” Rm 1:1’Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela VONTADE DE DEUS. I Co 1:1 “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por VONTADE DE DEUS. Ef 1:1, I Tm 1:1

Vocação – Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Português, Vocação é o ato de chamar…; Tendência ou inclinação para um estado, uma profissão etc…; Apelo ao sacerdócio ou à vida religiosa…; aptidão natural; talento; um médico de vocação.
Chamada – Segundo o Dicionário bíblico Vine (CPAD, 2002), o verbo chamar pode ter várias conotações, tais como: Kaleõ – chamar alguém, convidar, convocar; fazendo referência ao convite às pessoas a participarem das bênçãos da redenção (Rm 8.30; eiskaleõ – literalmente chamar para dentro…; metakaleõ – formando meta, implicando mudança…, chamar de um lugar para outro, convocar…; proskaleõ – formado de pros, “para”,… chamada divina em confiar aos homens a pregação do Evangelho ((At 13.2; 16.10).  Segundo Kiéos Magalhães Lenz César a palavra vocação tem origens gregas no verbo kaleo e suas variações (o substantivo klêsis e o adjetivo kletós). O verbo kaleo significa eu chamo, nomeio, convoco: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados (eklêthete)” (Ef 4.1). O substantivo klêsis significa vocação, chamado, convite: “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação (klêsin)” 1Co 1.26. O adjetivo kletós significa chamado, convocado: “de cujo número sois também vós, chamados (kletòi) para serdes de Jesus Cristo” Rm 1.6. Esses termos quase sempre são empregados com o sentido de vocação procedente da parte de Deus.

A vocação nada tem haver com dinheiro, fama ou interesses pessoais. I Pe 5:2 pastorear o rebanho espontaneamente como Deus quer, não por sórdida ganância, mas de boa vontade. O obreiro é digno do seu salário, todo aquele que trabalha para Deus cuidando da sua obra, o próprio Deus cuida deste servo fiel que realiza a sua obra com entusiasmo. Em contra partida há aqueles que já tentaram vestibular, trilharam uma carreira fracassada e vêem na igreja um futuro ” fácil” de enriquecer sem “esforço”. Tais nunca foram chamados por Deus! Pois o ministério não é para homens ímpios, mas para servos humildes que não conseguem ver prazer e futuro para si em nada há não ser cumprindo a sua vocação em Cristo Jesus. Ministério é serviço, Deus não dá nenhuma segurança terrena como promessa de um futuro próspero, mais diz o seguinte: Eu sei contigo!
O chamado de Deus é intransferível e irresistível. Ser vocacionado por Deus não é sinônimo de sucesso existem servos fiéis que são anônimos, isto é desconhecidos na terra pelos homens, porém conhecidos de Deus. São provados pelo fogo, enfrentam privações, geralmente tem uma vida simples distante de luxos e regalias. Diante de todas essas coisas são aprovados por Deus. Lembre-se: Nem tudo que dá certo, é certo.

Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 – Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado FIEL. I Co 4:1-2

Sair da versão mobile