Colunas

UMESP discute os 50 anos da ditadura militar

Organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), a Semana de Estudos de Religião – congresso científico criado em 1997 e que já está na XVIII edição – discutirá, entre os dias 23 e 25 de setembro de 2014, os 50 anos da ditadura militar brasileira. Baseados no tema “Religião e Poder: a propósito dos 50 anos do golpe militar”, professores e doutores da UMESP, como Leonildo Silveira Campos e Dario Paulo Barrera, em conjunto com Dennis Diaketé, da Emory University, EUA, e Michel Löwl, do Centre National de la Recherche Scientifique, França, conduzirão palestras e diálogos sobre um dos períodos mais sombrios da história do Brasil.

Na página oficial da Semana de Estudos de Religião, dois fatos importantes sobre o período são destacados: primeiro, que a ditadura militar brasileira foi caracterizada por “um longo e duro período de suspensão de respeito aos direitos dos cidadãos e às instituições democráticas. Nesse período, milhares de oposicionistas foram presos e torturados, tendo sido instaurado um regime que se impunha por meio do terror e do denuncismo”. Segundo, que “nesse período, as instituições religiosas e as igrejas cristãs, em particular, tiveram um papel ambíguo. Por um lado, apoiaram ideologicamente o regime militar, por outro, se constituíram em espaços de organização de resistência”. A SER destaca que “essa cisão marcou profundamente o mundo eclesiástico no Brasil no período e traz marcas até os dias de hoje”. Em resumo: ainda há quem defenda as atrocidades praticadas durante a ditadura militar, notadamente após ser decretado o Ato Institucional Número 5.

Programação

Na abertura, às 9h, no dia 23, participarão da primeira mesa os doutores Jorge Atilio Silva (Koinonia) e Leonildo Silveira Campos (UMESP), com moderação do Prof. Dr. Claudio de Oliveira. Os convidados farão um apanhado do tema da XVIII SER. No período da tarde, às 14h, comporão a segunda mesa Joanildo Burity (FUNDAJ) e Dario Paulo Barrera (UMESP), com moderação da Profª Drª Sandra Duarte de Souza, e o tema de discussão será “Religião e poder em perspectiva sociológica”. O primeiro dia do congresso terá encerramento com lançamento de livros e uma palestra ministrada por Carlos Fico (UFRJ), e com moderação do Prof. Dr. Leonildo Silveira Campos. No segundo dia, às 9h, a Mesa 3 terá como protagonistas Dennis Disckerson (Vanderbilt University, EUA), Helmut Renders (UMESP) e, às 14h, Elba Soto (Chile) e Dr. Lauri Emílio Wirth (UMESP).

O terceiro dia de trabalho, 25, será encerrado em dois momentos: pela manhã, Haroldo Reimer (UEG) e Tércio Machado Siqueira (UMESP), com moderação do Prof. Dr. Nicanor Lopes, conduzirão a mesa quatro, com o tema “Questionamentos e articulações do poder da Bíblia”. À tarde, às 14h, o Prof. Dr. Michel Löwl (Centre National de la Recherche Scientifique, França), com moderação Prof. Dr. Jung Mo Sung (UMESP) fará o encerramento do congresso com uma palestra sobre o tema “O poder do capitalismo e a religião”. Às 16h, encerramento oficial da XVIII Semana de Estudos de Religião. Mais detalhes sobre a programação e inscrição confira na página oficial da XVIII SER.

 

Sair da versão mobile