Colunas

Surpreenda

Graça e Paz.

Quero-vos falar a cerca de sermos surpreendidos para que também possamos cultivar esta virtude.
Esta semana fui surpreendido pelo Espírito Santo para fazer o que nunca me passou pela cabeça. Como é habitual sempre oro de manhã com a minha Mulher e mais uma Irmã. Cantamos louvores a Deus e depois um de nós ora e encerramos com um cântico. Enquanto cantávamos um courinho “Que a glória de Deus dure para sempre e que o Senhor se alegre em toda a Sua Obra…” fui surpreendido, dizia eu, com um estranho pedido de consolar a Deus.

Perguntei-me por que devia eu de consolar a Deus? O Espírito de Deus falou comigo e disse-me que o Pai e o Filho estavam muito tristes com o pecado dos homens e também com o mau testemunho de algumas igrejas. Então eu senti no meu espírito uma grande angústia e Deus me fez lembrar que na história de Deus com os homens foram registados factos como a Torre de Babel e como os tempos de Noé, quando Deus expressou o pensamento, seguinte: “Então se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na face da terra, e isso lhe pesou o coração” Gen. 6:6.

Todos estes pensamentos, aconteceram em segundos e sem eu saber como comecei a dizer ao Pai e ao Filho que todas as coisas que Eles tinham feito eram boas e que tinha valido a pena toda a criação e todos os propósitos que Deus sonhou com o homem quando o criou à Sua imagem e semelhança. A minha maneira de falar com Deus era não eu mas o Espírito que em mim habita. Eu só fui testemunha do diálogo do Espírito Santo com o Pai e com o Filho. Mais surpreendido fiquei quando o Espírito me revelava que “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Nele estava avida e a vida era a luz dos homens; E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.” João1:1-5.

Enquanto estas coisas aconteciam veio sobre mim uma grande paz e ao mesmo tempo que compartilhava com a Isabel e a Giovanna esta experiência, “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram jamais penetrou ao coração do homem o que Deus tem preparado para aquêles que O amam”, me apercebi do que foi registado no Salmo 110, a saber: “Disse o Senhor ao meu Senhor assenta-te à minha mão direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.” Este texto foi escrito pelo Rei David e também Jesus o citou aos discípulos, nos Evangelhos.

Comecei a pensar que também todos nós e é por isto que vos escrevo podemos surpreender o nosso próximo, consolando-os das tristezas daquêles que nos rodeiam e para isso acontecer há que liberar a voz do Espírito Santo em nós, refém de Deus em nós, para que todos sejamos mais felizes. Termino contando uma breve experiência na qual me surpreendi e por ter sido um pedido do meu filho Pedro quando ele tinha uns três anos de idade, a saber: Tinha estacionado o carro à porta de um supermercado “Checkers”, em Hillbrow, Joanesburgo, África do Sul. O pedido do Pedro foi que eu desse uma oferta a um paralítico e que orasse por ele. Eu estava com muita pressa porque o lugar de estacionamento era com tempo limitado e eu só ia comprar um frango para o jantar. Para não desapontar o meu filho eu preparei uma nota e cheguei perto do paralítico ofereci-lhe o dinheiro e depois perguntei-lhe se eu podia orar por ele para que ele andasse. O paralítico disse que sim mas que ele era côxo de nascença, então peguei na mão dêle e apercebi-me que já várias pessoas estavam a assistir àquela cena o que de certa forma me incomodou mas não desisti e, como dizia, peguei na mão do paralítico e êle começou a andar. Não sei o nome deste homem, era de raça negra e na altura havia o regime do “apartheid” na África do Sul. O homem olhou para mim e com lágrimas perguntou-me porque que eu tinha feito isto? E eu disse-lhe que tinha sido o meu filho Pedro me tinha pedido que o fizesse. Ele foi então ao carro onde estava a minha Mulher e o Pedro e o Pedro se assustou e as lágrimas corriam no rosto daquele homem. No Domingo seguinte contei este testemunho na Igreja e alguns Irmãos foram ao supermercado e contaram que as muletas do paralítico ainda estavam lá.

Surpreenda e seja surpreendido com pequenos gestos que a todo o momento o meu Amigo pode realizar, como dar o lugar num ônibus a uma pessoa mais idosa, sorrir para as pessoas angustiadas, tratar com amabilidade e gentileza, porque todas estas coisas são o amor de Deus.

Caso o meu Amigo tenha sido abençoado com esta meditação surpreenda outros amigos enviando-lhes este e-mail e acrescente as suas experiências para que assim Deus não se arrependa de ter criado o homem.

Casal com uma missão,
Amilcar e Isabel Rodrigues

Sair da versão mobile