Colunas

A soberania de Deus

“Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos”

(Isaías 55:9)

O sentimento de não ser ouvido por Deus pode ser angustiante. Mas sentir-se desamparado equivale a concordar que o Pai não nos ouviu, ou que não se importou. Não é isso que a Bíblia ensina: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir” (Isaías 59:1). Às vezes, nossos pecados fazem separação entre nós e Deus. Mas precisamos lembrar que Paulo também nos ensina: “Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (2 Timóteo 2:13). Não importam as minhas atitudes, Cristo sempre manterá sua palavra.

Através da maneira como Deus tratou seu povo, entendemos que está sempre aberto a receber um coração arrependido. Por muitas vezes, Israel se desviou. Mas, sempre que se arrependiam, conseguiam misericódia do Pai. Algumas vezes, inclusive, o Senhor permitiu que os israelitas cometessem certos erros, para que pudessem aprender lições importantes. Um desses casos está registrado no livro de Deuteronômio: “Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem” (Deuteronômio 8:3). Isso aconteceu para que pudessem aprender que aquele que os tirou do Egito é soberano e está no controle de tudo.

É importante lembrar que minha incredulidade não afeta a soberania de Deus. Ele não se torna menor por minha falta de fé. Sua onipresença, onisciência e onipotência o definem. Ele possui os seus caminhos, e tem o dia e a hora para me levar ao lugar onde tudo se encaixa. Quando entendemos isso, aquele monte de ladrilhos despedaçados forma um mosaico que celebra a glória de Deus.

Sair da versão mobile