Colunas

Sendo o homem que Deus quer!

Em nossos dias, o homem (sexo masculino) está num processo de desconstrução e desvirtuamento de ser, por conta dos ideais culturais e filosóficos que prevalecem no século XXI. Em contrapartida, o perfil do homem cristão deve ser o estabelecido pelas Escrituras.

O referencial de homem na igreja é Cristo!
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem (1 Tm 2:5).

O objetivo final dos homens com o Evangelho deve ser Cristo!
A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo (Cl 1:28).

5 papéis fundamentais do homem segundo as Escrituras:

1º Papel emblemático de autoridade (governo, liderança)
“…o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo (Ef 5:23). Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (1 Tm 3:4)”.

2º Papel Social de Provedor.
…Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja (Ef 5:28-29)

3º Papel doméstico de Protetor
Ninguém pode roubar os bens do valente (homem forte), entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar (amarrar) o valente; e então roubará a sua casa (Mc 3:27).

4º Papel didático de professor
Como é o relacionamento do chefe de família com Deus?
*Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração. *E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas (Dt 6:5-9).

5º Papel espiritual de sacerdote
Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: “Talvez os meus filhos tenham lá no íntimo pecado e amaldiçoado a Deus”. Essa era a prática constante de Jó (Jó 1:5).

Conclusão
Jesus é sim nosso modelo de hombridade. Ao mesmo tempo em que era firme em Suas declarações, nunca faltou com a gentileza e delicadeza que caracterizam um verdadeiro homem. Ser homem não significa ser grosso, mal educado e rude, especialmente no trato com as mulheres e crianças.

Sair da versão mobile