Colunas

Proibição de contratação de cantores Gospel e Pregadores causa polêmica entre denominações evangélicas de todo Brasil. Batistas enviam comunicado.

Cachês de cantores Gospel são pagos por prefeituras em todo o Brasil. Alguns chegam a 200 mil reais.

Após divulgação de suas novas diretrizes para contratação de cantores Gospel, pregadores e presença de políticos em seus eventos e programações, a Convenção Batista Nacional divulgou um comunicado oficial para esclarecimento em frente a grande repercussão causada pela decisão.

O texto diz que: “A norma não é extensiva às igrejas, tendo em vista que a CBN não legisla sobre as mesmas. No entanto, serve como parâmetro para que as Igrejas Batistas Nacionais também a adotem“. O texto redigido pelo presidente da CBN,  Pr. Edmilson Vila Nova, afirma ainda que a medida visa ” preservar nossa Convenção do vergonhoso comércio que se instalou no mundo evangélico nos últimos anos“.

Enquanto alguns procuravam defender  o pagamento de cachês/ofertas à cantores e preletores,  a reação de apoio à medida e adoção da mesma (pelo menos a nível de discussão) foi extraordinária.

Leia aqui o texto na íntegra e diga o que você pensa a respeito.

COMUNICADO OFICIAL

A Convenção Batista Nacional comunica que seu Conselho Nacional de Planejamento e Execução – CONPLEX aprovou em abril do corrente ano duas medidas, as quais se aplicam no âmbito da CBN, suas instituições, órgãos e departamentos, em nível nacional e estadual, visando preservar nossa Convenção do vergonhoso comércio que se instalou no mundo evangélico nos últimos anos.

A norma não é extensiva às igrejas, tendo em vista que a CBN não legisla sobre as mesmas. No entanto, serve como parâmetro para que as Igrejas Batistas Nacionais também a adotem.

A medida não proíbe pagar as despesas de viagem, hospedagem e outras; nem tão pouco de ofertar, com amor e generosidade, àqueles a quem convidarmos. Tem como objetivo impedir que a CBN e suas instituições sejam coniventes com esse comércio espúrio da fé que é incompatível com os valores do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A partir dessa decisão, nenhuma instituição, órgão ou departamento da CBN pode convidar pregadores, cantores e outros que façam exigências financeiras, quer por meio de contrato ou não, para participarem de alguma programação.

A segunda medida aprovada impede a propaganda política no âmbito da CBN, suas instituições, órgãos e departamentos em nível nacional e estadual, seja por meio de recomendação ou divulgação de qualquer candidato em eventos institucionais, bem como em suas redes sociais.

As medidas foram anunciadas na ocasião da XXIX Assembleia Geral que aconteceu na cidade de Armação dos Búzios/RJ, no período de 25 a 28 de julho de 2017; e receberam apoio amplo e irrestrito de todos os presentes.

Brasília, 30 de agosto de 2017.

Pr. Edmilson Vila Nova
Presidente da CBN


DIRETRIZES PARA CONVITES DE PRELETORES E CANTORES E POLÍTICA PARTIDÁRIA NO ÂMBITO DA CBN

1. Convite a preletores e cantores no âmbito da CBN.

“É vedado a CBN, seus Órgãos e Instituições, juntamente com as CBEs, fazer convites a pregadores, cantores e outros que façam quaisquer exigências financeiras. E também que se verifique se os convidados têm vida compatível com os valores do Reino de Deus e da doutrina, princípios e valores da CBN”.

2. Proibição de política partidária no âmbito da CBN.

“Fica proibida a divulgação de propaganda política partidária no âmbito da CBN, seus órgãos e instituições, bem como nas CBEs, seja essa propaganda realizada por meio das redes sociais ou qualquer outra forma de apoio e divulgação a quaisquer candidatos e também é vedado o uso da logo da CBN por quaisquer candidatos em campanha política”.

Conselho Nacional de Planejamento e Execução

Sair da versão mobile