Colunas

Pré-Milenismo e Pré-Tribulacionismo: A desgraça da Igreja Evangélica

Durante a I Consulta de Missão Integral da Convenção Batista Nacional, realizada entre os dias 14 a 17 de Novembro deste ano, refletiu-se muito sobre a participação evangélica na política brasileira. Numa das oficinas ministradas, José Carlos Silva que é teólogo, professor, escritor, pastor da Primeira Igreja Batista de Brasília e que durante 3 mandatos consecutivos, foi presidente da Convenção Batista Nacional, chocou alguns ouvintes ao afirmar que:

“O pré-milenismo e o pré-tribulacionismo são a desgraça da Igreja Evangélica Brasileira…alienam a Igreja que pensa que Jesus vai voltar para pôr ordem no mundo, quando Ele quer que a Igreja ponha ordem no mundo… A Igreja pensa que vai reinar no milênio quando ela está vivendo o milênio… Jesus vai voltar só uma vez…”

Pré-Tribulacionismo e Pré-Tribulacionismo

“Segundo os dispensacionalistas, existe o princípio de que os santos não passariam pela tribulação. Segundo eles, Jesus virá não só uma vez, mas duas vezes, primeiro para arrebatar a Igreja, e sete anos depois, para estabelecer o Milênio. Quando Jesus voltar para arrebatar a Igreja “secretamente”, ocorrerá, segundo os dispensacionalistas, a primeira ressurreição. Os verdadeiros crentes, ainda em vida, serão momentaneamente transformados e, juntamente com os ressuscitados, todos eles, então com corpos incorruptíveis serão arrebatados para se encontrar com cristo, escapando assim da grande tribulação”.

Tanto no Pré-Tribulacionismo quanto no Pré-Milenismo os eventos bíblicos precisam ser interpretados e considerados a partir da distinção feita entre Israel (os judeus) e a Igreja (o corpo de todos os crentes em Jesus Cristo). Esta interpretação literal das escrituras, apesar de apresentar muitos erros teológicos e contextuais é a que se tornou a mais popular na igreja atual. 

Uma Igreja Alienada

O problema consiste quando a Igreja transfere suas responsabilidades sociais para Jesus e espera o fim do mundo ou o seu retorno para que todas as suas frustrações e questões sejam resolvidas. No entanto, as responsabilidades sociais da Igreja nada mais são do que a demonstração de amor e compaixão com o próximo. Todo aquele que é nascido de novo, precisa demonstrar em ações, mesmo que simples, o amor aos pobres, aos necessitados e aos carentes. Esta é nossa missão transformadora.

Apesar disto tudo, é interessante notar que ao mesmo tempo que a igreja está alienada para os assuntos que mais interessavam Jesus Cristo de Nazaré, ela demonstra grande interesse pelo deus deste século, o deus que domina o reino das trevas. O Deus mercado é hoje o grande vilão da Igreja… é o ideal da igreja”, afirmou José Carlos.

O poder do Evangelho não é político ou financeiro!

As disfuncionalidades do Evangelho precisam ser denunciadas. As paranoias políticas, as neuroses heréticas e tudo aquilo que não representa Jesus Cristo de Nazaré precisa ser denunciado, pois assim alguns retornarão ao Evangelho.

O nosso chamado como Igreja precisa ser exercido em nossa época, pois o retorno ao Evangelho é o clamor deste mundo em que vivemos. É a única esperança.

 

 

Definição Pré-Tribulacionismo:Fonte:  http://ensinosdoeterno.blogspot.com.br/p/o-pre-tribulacionismo.html

 

 

Sair da versão mobile