Colunas

A prática cristã começa no ‘bom dia’ que você dá à pessoa que vive ao seu lado

A prática cristã começa no 'bom dia' que você dá à pessoa que vive ao seu lado

Foto: reprodução/Vruyr Martirosyan/Unsplash

Hoje vamos tratar de algo que para muitos parece óbvio, mas que na prática pode não ser uma realidade. Me refiro à prática cristã associada ao estilo de vida que adotamos no convívio com pessoas de dentro da nossa casa. Isto tem a ver com o cristianismo, mas também com um pouco de psicologia.

Em alguns casos, passamos a interpretar a fé em Jesus à luz da prática religiosa. Ou seja, nos tornamos estritamente religiosos; pessoas que cumprem certos mandamentos, rituais e uma rotina fiel de atividades eclesiásticas, mas que não refletem a glória do Senhor em suas vidas.

Ao contrário disso, Jesus nos ensina que a fé cristã se traduz pela observação de coisas simples, como dar água a quem tem sede ou agasalho para quem está com frio.

Trazendo essa lição para dentro de casa, essa prática pode estar no “bom dia” bem dado, com amor e sinceridade, para quem está começando o dia ao nosso lado.

A Igreja do Senhor, seu corpo invisível, está materializada em nós, sendo o nosso lar o principal local de culto a Deus, pois é nele onde aprendemos a lidar com pessoas, antes de qualquer outro ambiente.

É por isso que a Palavra de Deus possui uma série de orientações aos pastores e bispos no tocante aos cuidados da família, porque não faz sentido querer liderar uma comunidade imperfeita, repleta de pecadores, quando os pecados cometidos dentro da própria casa não são tratados. Essas lições, porém, são para todos nós.

Distanciamento dos filhos ou do cônjuge; falta de empatia quanto à dor alheia; incompreensão; ausência de carinho e diálogo, são alguns exemplos de pecados que podemos cometer dentro de casa, junto àqueles que mais dizemos amar.

Se este é o seu caso, talvez as coisas comecem a mudar com um simples “bom dia”, um sentar à mesa ou no passeio no final da tarde. O que parece algo trivial e dispensável, pode ser o ponto de partida para uma transformação radical em sua convivência familiar, consequentemente em sua vida espiritual.

Acredite, Deus está nos gestos simples e isto deve ser a nossa prática cristã diária, começando em casa, para que possamos replicar esta realidade com sucesso na comunidade (igreja), sendo verdadeiras testemunhas da glória do Senhor na Terra.

Faça a sua parte e você verá que vale muito à pena.

Sair da versão mobile