Colunas

Ouvi, cri e falei

Ouvi, cri e falei é a triologia da fé. A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, Rm14:17. Nem tudo que ouvimos produz fé genuína no nosso coração. Ouvir com o coração é diferente de ouvir com o ouvido, porque muitas são as vozes que se têm levantado a apregoar outros evangelhos que não o Evangelho do Reino de Deus. Por esta razão quem prega outro evangelho seja anátema, Carta aos Gálatas.

Ouvir a Palavra de Deus consiste em receber no entendimento que ela é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração, Hb 4:12.

“Como pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Rm 10:14 e 15.

Muitos têm saído pela terra fora sem serem enviados. O enviado é aquele que foi preparado no ensino e no discipulado de Jesus Cristo. Ninguém pode falar do que não sabe e por este motivo é que devemos de preparar os missionários a fim de que cumpram a grande comissão de ir e pregar o Evangelho a toda a criatura e a batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e fazer discípulos de todas as nações, de acordo com a Palavra de Jesus.

Temos pressa em anunciar o Evangelho, mas preparar um enviado requer tempo.

Não é só necessário ter conhecimento teológico é preciso ter caráter cristão. Por esta razão é que se ouvem muitas vozes pouco substantivas. Só uma fé adulta pode afirmar com confiança num Mestre Jesus Cristo, a Palavra de Deus.

Ao tecer-vos estas linhas faço-o com humildade mas também com quase quatro décadas de discípulo de Cristo. Sei que ainda não cheguei lá, entenda-se, o ideal de um embaixador perfeito. Tenho consciência de que me movo, pela fé, no Espírito Santo a fim de que ao vos escrever este post vos possa alcançar no vosso coração com toda a confiança que devemos de ter para com Cristo que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade Ele nos ouve, teologia Joanina.

Um pregador ou um escritor tem necessidade de ficar na presença de Deus, lendo as Escrituras e orando, a chamada manducação, porque a Palavra de Deus é verdadeiramente comida.

Irmãos meus, orai ao Senhor da seara para que envie obreiros porque a seara é grande e poucos os obreiros. Nos dias de hoje assistimos a uma concorrência quase comercial por disputa de audiência e parece-nos que são mais os pregadores do que os ouvidores. Igrejas cheias e pessoas vazias é um cliché que despertou a minha curiosidade pelo significado que nos transmite. Está escrito que nos últimos dias muitos procurarão ouvir a Palavra de Deus escorreita, sem estar poluída por ambições e caprichos de toda a sorte desde a fama à avareza.

Todo aquele que ouve as palavras de Jesus é semelhante ao homem que edificou a sua casa sobre a Rocha, porque ele nos ensina não como os fariseus e escribas, mas como quem tem Autoridade.

Diga o pobre, eu sou rico e o fraco eu sou forte, porque em todas as coisas somos mais que vencedores, Rm 8:37.

casal com uma missão,
Amilcar e Isabel Rodrigues

Sair da versão mobile