Colunas

Oração que muda nações

“…pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.” Isaías 56:7


Essa semana ao entrar em meu twitter, li uma frase que me chamou muito atenção e me fez reparar um hábito que tenho mantido já há alguns anos, mesmo que sem perceber direito, por assim dizer. O tweet foi escrito pelo Travis Wright (@sivartwright), um jovem missionário americano com quem tenho aprendido muito nos últimos meses, e tinha a seguinte mensagem:

“Você já escolheu uma nação para perseverar por ela em oração? Não há nada mais digno da sua intercessão do que a adoração global a Jesus.”

Ao ler essas palavras, logo me lembrei de quando conheci a Igreja Perseguida através da Missão Portas Abertas em 2008 e passei a orar frequentemente por diversas nações à medida que o Senhor me despertasse para isso. Lembro-me de ter passado meses orando pela Ásia, em especial pela China, Índia e Indonésia. Entretanto, no final de 2010 o Senhor me despertou a orar por uma outra nação, desde esse dia passei a amar esse país e clamar por ele diariamente, mesmo nunca estando lá. Esse país é o Egito.

Era uma madrugada de sábado e eu estava lendo sozinho em meu quarto o livro de Isaías, quando me deparei com o capítulo 19, o qual contém uma série de palavras proféticas acerca do Egito e do Oriente Médio. Logo de início fiquei impressionado com o que havia lido, mas confesso que não entendi o significado daquela passagem e tive medo de aplicá-la a um contexto diferente do original. Ainda assim, naquela mesma noite comecei a orar pelo Egito e a buscar mais informações sobre a Igreja nesse país.

Nessa época eu ainda acompanhava o Diante do Trono, e poucos meses após eu ter tido essa experiência, a Ana Paula Valadão viajou ao Oriente Médio e escreveu em seu blog um texto sobre o Egito. Eu mal pude acreditar nas palavras que ela escreveu. Ainda hoje guado comigo uma cópia dele! Em seu blog, a Ana escreveu acerca da necessidade de se enviar jovens missionários ao Oriente Médio, em especial ao Egito. Ela relatou o quanto o povo brasileiro é amado lá e como pode ser maravilhosa a vida dos que se dispõem a ir para lá pregar o Evangelho. O que só aumentou em meu coração o desejo de ser missionário no Oriente Médio. Ainda assim, sabia que mesmo não podendo “ir” logo, eu poderia orar por essa nação, e como escreveu a Ana, “Orar pelo Egito e pelo mundo árabe é principalmente orar para que o Senhor da seara envie trabalhadores para a Sua seara.” Ao final do texto, a Ana citou exatamente a profecia de Isaías 19 e explicou que muitos pastores e teólogos árabes com quem havia se encontrado realmente creem que ela ainda se cumprirá.

Isso foi um estímulo que mudou completamente a minha vida. Vi nesse texto uma confirmação de que a vontade de Deus para minha vida, pelo menos naquele momento era que eu me tornasse um “missionário intercessor” pelo Egito.Ao mesmo tempo, comecei também a orar a Deus para que Ele não enviasse para Sua Seara no Oriente Médio qualquer trabalhador simplesmente, mas para que Ele me enviasse! A partir daí comecei a pensar em como levar minha vida diante dessa realidade. Qual caminho eu deveria seguir?

Foi aí que em 2011 a chamada “Primavera Árabe” chegou ao Egito, trazendo uma série de instabilidades e tensões para a Igreja. Nesse período mais do que nunca eu orei pelo Oriente Médio e foi também quando comecei a perceber o que Deus estava começando a fazer naquela nação e como minhas orações estão surtindo efeito. Nesse período eu tinha também que decidir que curso eu faria na faculdade.

O único objetivo da minha vida era ir ser missionário no Egito e por isso eu tinha que fazer um curso que me auxiliasse nisso, e era exatamente essa a razão das minhas preocupações. Eu sempre ouvira falar que há enormes possibilidades de emprego para engenheiros no Oriente Médio. Ou seja, cursar alguma engenharia seria perfeito para mim, até porque minha cidade é conhecida exatamente pela boa qualidade de suas faculdades de engenharia. Entretanto, eu nunca fui bom com cálculos. Sempre gostei muito da área de Humanas e a única engenharia que me interessava era engenharia de petróleo. Só que o Egito é um dos poucos países do mundo árabe que não produz petróleo. Eu sinceramente não sabia o que fazer.

Até que um dia, próximo às inscrições do vestibular, assistir uma reportagem sobre os conflitos que estavam acontecendo no Egito, vi um jovem brasileiro dando uma entrevista na televisão, dizendo que era formado em Relações Internacionais e por isso estava no Egito. Naquele mesmo momento eu tive a certeza de que esse era o curso que eu deveria fazer. Mas ainda assim isso era algo improvável para mim, pois não há esse curso aqui em Campina Grande, apenas em João Pessoa e não havia nenhuma possibilidade de eu morar lá. Isso sem falar na concorrência. Eu tinha muito medo de não passar.

Mas quanto mais eu orava pelo Egito e via tudo o que Deus estava fazendo lá, eu não tive outra escolha. Eu cri que o mesmo Deus que estava abalando toda uma nação podia sim me fazer cursar uma faculdade se essa fosse a Sua vontade. E era! Mesmo me sentido incapaz e com o Ensino Médio incompleto, eu não apenas passei no vestibular, mas fui aprovado como o segundo lugar geral de toda a universidade. Hoje curso o 4° período de Relações Internacionais na UEPB em João Pessoa, mesmo morando em Campina Grande e tendo que passar quase três horas viajando diariamente para assistir aulas.

Sei que para muitos o que tenho feito é um sacrifício de tolo e que eu poderia muito bem cursar um outro curso, inclusive com melhores perspectivas, mas simplesmente eu não tenho outra escolha. Desde 2010 quando comecei a orar pelo Egito tenho conhecido o poder de um Deus Senhor da História capaz de abalar tudo aquilo que pode ser abalado e por isso não posso voltar atrás. Durante esse período, uma ditadura caiu no Egito; um novo presidente Islâmico foi eleito e deposto; a perseguição aos cristãos egípcios aumentou consideravelmente, bem como a unidade entre as diversas denominações. Ao mesmo tempo, milhares de muçulmanos tem se convertido diariamente; o Reino de Deus tem crescido e o nome de Jesus tem sido glorificado entre as nações.

Nunca estive no Egito, mas os relatos que leio e ouço sobre lá aquecem meu coração. Eu sei que nesse momento, milhares de cristãos egípcios espalhados por todo o país tem se revezado 24 horas por dia, 7 dias na semana, em uma verdadeira “casa de oração”, clamando para que os propósitos de Deus se cumpram na História.

Há inúmeras promessas ao longo de toda a Bíblia de que o nome de Cristo será exaltado entre as nações e essa deve ser a nossa maior ambição. Devemos nos empenhar diariamente para que o nome de Cristo seja glorificado e o Evangelho seja pregado aos confins da Terra. Nem todos podemos ir, mas podemos, orar. A Bíblia diz que a “oração dos justos pode muito em seus efeitos.” (Tg 5.16). É tempo de nos levantarmos em oração como Corpo de Cristo e clamar a Deus para que a Sua casa se torne “casa de oração por todos os povos.”

Eu sinceramente, não conheço os planos de Deus para minha vida. Não sei se irei para o Egito. Hoje consigo enxergar tantas outras nações menos alcançadas pelo Evangelho, como o Japão, Iêmen e Turquia e anseio gastar os meus melhores dias em alguma delas para que Cristo receba a recompensa pelos Seus sacrifícios. Porém, tenho certeza de que cumpri o chamado de Deus para mim nesses últimos 3 anos ao gastar tempo diariamente clamando pelo Egito.

Sinto que já está no tempo de eu adotar uma outra nação em oração e espero durante toda a minha vida continuar sendo um “missionário intercessor” por diversas nações. Mesmo que eu nunca saia do Brasil, nem nunca as conheça, terei certeza de que cumpri o chamado de Deus para minha vida  e contribui para a expansão do Seu Reino.

Eu sinceramente espero que todos os meus amigos cristãos, ao lerem esse texto se comprometam diante de Deus a laborar em oração para que o nome de Jesus seja engrandecido em alguma nação da Terra. Que sejamos como o profeta Isaías em seu clamor por Jerusalém, que não descasemos até ver os planos de Deus se cumprirem nas nações e Jesus receba a honra que lhe é devida!

“Por amor de Sião eu não sossegarei, por amor de Jerusalém não descansarei enquanto a sua justiça não resplandecer como a alvorada, e a sua salvação, como as chamas de uma tocha.”

Isaías 62:1

Sair da versão mobile