Colunas

Oferta Justa

Graça e Paz.

“Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor que o de Caim, por ela o declararam justo e Deus aprovou seus dons; por ela, embora morto, continua falando” Hb 11:4.

OFERTA JUSTA ofereceu Abel a Deus, procuraremos, pela graça de Deus tecer o nosso entendimento sobre a mesma. Na carta aos Hebreus, acha-se escrito: “De Jesus, mediador da nova aliança; de um sangue aspergido que grita mais forte que o de Abel” Hb 12:24.

Uma interpretação popular tem procurado considerar que a oferta justa de Abel a Deus é baseada na semelhança de ter oferecido a Deus um cordeiro como figura alegórica ao Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, o Justo de Deus, que pelo Seu Sangue nos redime de todos os pecados. Esta comparação é baseada numa tradição rabínica que não oferece exactidão porque se trata de uma dessemelhança. A figura de Abel procura estabelecer que um justo foi morto por mãos injustas.

Para melhor entendimento do que é a oferta justa, leiamos a Escritura : “Passado algum tempo, Caim apresentou dos frutos do campo uma oferta ao Senhor. Também Abel apresentou ofertas dos primogénitos do rebanho e da gordura. O Senhor gostou mais de Abel e de sua oferta, e menos de Caim e de sua oferta. Caim irritou-se muito e andava cabisbaixo. O Senhor disse a Caim: Porque te irritas, por que andas cabisbaixo? Se procedes bem, não levantarias a cabeça? Mas senão procedes bem, o pecado espreita à porta Gn 4:3 a 7“.

Outra faliciosa interpretação é a de que a preferência de Deus por Abel em relação a Caim era porque este era pastor e o outro lavrador. A Oferta Justa da qual Deus se agradou foi a que Abel ofereceu dos primogénitos do rebanho e da gordura, ou seja as primícias enquanto que Caim trouxe frutos do campo, mas não as primícias.

Sobre a valorização das primícias está escrito: “Honra ao Senhor com tuas riquezas, com as primícias de todas as tuas colheitas, e teus celeiros se encherão de trigo, teus lagares transbordarão de vinho” Pv 3:9 e 10.

Se a primícia está consagrada, também o está toda a massa; se a raiz é santa, também os ramos o são”, Rm 11:16.

Consideramos que a Oferta Justa, aceitável a Deus e com promessa são as primícias da nossa renda.

Outra oferta de primícias encontramos na Escritura seguinte:

“Foi a ele que Abraão entregou o dízimo de tudo. e seu nome significa em primeiro lugar, Rei de Justiça, e, depois, Rei de Salem o que quer dizer rei da Paz. Sem pai, sem mãe, sem genealogia, nem princípio de dias nem fim de vida! É assim que se assemelha ao Filho de Deus, e permanece sacerdote eternamente, Hb 7:2 e 3“.

Oferta Justa é aquela que alegra o coração de Deus e de quem a dá.

Fraternalmente,

Casal com uma missão,
Amilcar e Isabel Rodrigues

Sair da versão mobile