Colunas

O trigo e o joio

Graça e Paz.

Jesus anunciou o Reino de Deus por parábolas. Hoje, decidimos dar o nosso entendimento sobre a parábola do Trigo e do Joio.

A boa semente tinha sido lançada à terra para que desse bom fruto, entretanto o inimigo veio quando estavam a dormir e semeou o joio. O resultado foi que nasceram ambas as sementes e logo foi proposto arrancarem o joio. Foi-lhes dito que não o fizessem porque atrás do joio arrancariam também o fruto da boa semente. Desta forma, o campo ficou a aguardar a colheita para que então se procedesse à separação do fruto da boa e da má semente, Mat. 13:24-30.

Nas igrejas é anunciada a boa semente da Palavra de Deus e semelhantemente, tosquenejando também o inimigo que sempre procura andar no meio dos filhos de Deus, Jó 2:
1 traz consigo o engano e por esta razão existem os conflictos e contendas nas igrejas.

Não raras são as igrejas que procuram impôr a disciplina de excluir aqueles que não andam segundo os padrões exigidos.

Recordo-me de certo pastor mandar os diáconos para perto dos cinemas para ver que jovens iam ao cinema e como iam vestidos. No domingo seguinte as moças que por indicação dos diáconos usavam jeans eram impedidas de tomar a Ceia do Senhor. Com esta atitude muitos se escandalizaram e como em todas as coisas havia os que eram a favor e contra. O resultado foi o que Jesus ensinou no dia em que proferiu a parábola, lá se foi o joio com o trigo.

Numa análise a este episódio, poderíamos chegar à conclusão de ter que se aceitar o mundanismo na igreja. O jeans aqui é apenas um símbolo e não passa disto.

Por outro lado precisamos saber quem é o companheiro que connosco convive nas igrejas. Há toda uma sorte de conselhos, profecias e interpretações que muito teêm prejudicado o crescimento das igrejas em santidade. A questão está em saber-se distinguir o trigo do joio ou o irmão do falso irmão. São tão semelhantes que é necessário provar os espíritos se são de Deus ou não como nos foi recomendado, I Jo 4:1.

Para auxiliar na prova dos espíritos, inidicam-se alguns princípios bíblicos seguintes:

1- Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo e ama o seu irmão, é nascido de Deus, I Jo 5:1.

2 -Ninguém pode amar o seu irmão se não ama a Deus e não guarda os seus mandamentos. I Jo.5:2

3- A prova inequívoca do nosso amor a Deus é a guarda dos mandamentos. I Jo 5:3

4- Todo aquele que é de Deus não se deixa vencer pelo mundo. Porque aquele que se deixa vencer pelo mundo, mundanismo, não é nascido de Deus, I Jo 5:4.

5- Todo aquele que não tiver a revelação do testemunho de Deus, como sendo, o Pai, a Palavra e o Espírito Santo e estes três são um, não conhece a Deus, I Jo 5:7.

6- Todo aquele que não tem a certeza de ter a vida eterna, não é nascido de Deus, porque quem não tem esta certeza é mentiroso porque não crê no testemunho de Deus. I Jo 5: 10-12.

Nós também vos escrevemos, meus Irmãos para que não deis crédito a qualquer um que não está identificado com estas verdades.

Também vos recomendamos, como pelo Senhor, que se alguém não tiver esta doutrina que vos mereça evangelizar, porque sabemos que até de pedras Deus faz filhos a Abraão.

Fraternalmente,
casal com uma missão,
Amilcar e Isabel Rodrigues

Sair da versão mobile