Colunas

O que fazer em tempos de dificuldades?

“Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água. Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória. Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.” Salmo 63.1-3

Davi escreve essas palavras quando estava fugindo do seu filho Absalão, saindo de Jerusalém, e agora está no deserto de Judá. Ele é o rei de Israel, o mais poderoso que já existiu, mas agora, seu próprio filho deseja sua morte e seu trono. Ele foge. Não porque tem medo ou sente-se inferior, mas porque ama seu filho e não quer lutar, e por causa disso pode ser morto a qualquer momento. No deserto, ele se volta para o Senhor. Depois de passar por traição e perseguição, Davi busca a Deus.

Ele ora. Mas não ora por livramento, por vitória sobre seus inimigos, ou mesmo para que seja vingado contra traição, Davi quer apenas uma coisa: o próprio Deus. Sua sede não é de vingança, isso não saciaria sua alma. Sua sede é pelo Deus Todo-Poderoso que pode dar-lhe plena alegria, independentemente de circunstâncias. A força e glória que ele busca, não são suas, mas de Deus. Sua alegria não está em ser grande, mas reconhecer a grandeza de Deus.

Diante da tragédia, traição, de um dos piores momentos de sua vida, pensando que poderia ser morto, Davi encontra algo que vale mais do que a vida: a graça de Deus. Novamente reconhece que não precisa de nada mais, pois o Senhor lhe basta. Sua graça é melhor do que a vida, por isso, em qualquer momento, seus lábios louvam o Senhor.

Não conheço sua história, e pode ser que tenha semelhanças com o rei Davi. Talvez você tenha sido traído, humilhado, perseguido. Talvez esteja em um deserto nesse momento. A dor pode ser grande e o desespero profundo. Que sua atitude seja a mesma de Davi, de aproximar-se do Rei do universo, reconhecendo sua soberania e grandeza. Que seu prazer esteja em Deus, e nada nesse mundo poderá tirar sua paz. Quando Deus for tudo que você tiver, perceberá que não necessita de mais nada.

Sair da versão mobile