Colunas

O progresso de Jesus

A ação de progredir tem o sentido de andar para frente, de aumentar, ampliar e evoluir. Progresso é o status de quem avança em sua jornada, ou seja, de quem não está de forma alguma estático na vida e, curiosamente, por de ser para melhor ou até para pior. Por exemplo, um câncer pode progredir num corpo, levando alguém à morte.

Seguindo uma vaga cronologia nos acontecimentos que cercaram sua história, vemos Jesus se mantendo sempre assim: avançando, progredindo! Vejamos:

A história de Jesus começa bem antes de sua existência em si e, através de profecias, seu nascimento era anunciado com a pompa de um rei ansiado e desejado com todo o anelo de uma nação à espera de seu Libertador Ungido de Deus, o Messias, o Cristo, o legítimo Filho de Davi.

Não foram somente profetas humanos que falaram sobre Ele, antes de seu advento, mas também os anjos celestiais vinham a Terra anunciando a homens e mulheres sobre sua vinda iminente.

Assim, ele nasceu! Veio ao mundo de forma controvertida – o que seria uma forte marca de sua existência terrenal – recebeu louvor de anciãos, de reis e de sábios de diversas nações.

Ainda na infância, causou surpresa nos doutores da religião por sua sabedoria e conhecimento de Deus e, prestes a iniciar seu trabalho de propagação do Evangelho do Reino de Deus, já dava alguns indícios em eventos sobrenaturais, que confirmavam seu caráter de Santo Homem de Deus.

Como líder religioso, arrebanhou multidões, arrastou milhares de pessoas por onde andou, os quais testemunharam milagres e manifestações de poder sobrenatural, entre os quais multiplicações de alimentos, curas, ressurreições, domínio sobre eventos naturais e mais uma série de experiências inexplicáveis.

Jesus venceu o diabo, fez discípulos ensinando doutrinas nunca antes ouvidas, quebrou paradigmas antiquados e lançou novas perspectivas sobre a Lei de Deus, inaugurando um tempo de Graça, uma profunda Reforma nas bases do relacionamento entre Deus e Humanidade.

Em Jerusalém, numa mesma semana, foi recebido como um verdadeiro Príncipe de Deus. Lá desafiou a sabedoria dos doutores, profetizou acerca do fim dos tempos, revelou-se Filho de Deus ao mundo e imergiu numa profunda intimidade com os discípulos mais próximos, inaugurando a Nova Aliança. Logo após, foi traído, preso, julgado injustamente, condenado, abandonado pelos amigos e até negado pelo mais próximo de todos eles.

Por fim, foi humilhado, escarnecido, torturado e, só, foi condenado a uma morte dura e amarga.

Esse foi o progresso de Jesus na terra! Sim, havia um plano sobrenatural, como nós cristãos, cremos e pregamos, contudo, seu progresso mais se parece com uma grande história de fracasso.

Descobri, então, algumas coisas com essa reflexão panorâmica de Jesus:

– Se estivermos mesmo seguindo ao Messias, uma prova disto será que quanto mais perto chegamos da Cruz, menos discípulos, amigos e seguidores estarão ao nosso lado.

– Em nossos dias, há muitos ganhando a vida com Cristo e poucos perdendo a vida por Ele, ou seja, a mais clara perversão de Mateus 16:25.

– O Evangelho nunca esteve baseado sobre o bem estar e abraçar o Cristo significa alistar-se em uma guerra.

– Por último, brado que não importam as circunstâncias, corrupções e malignidades do mundo ao meu redor. Nada deve mudar minhas convicções!

Sair da versão mobile