Colunas

O pecado imperdoável

Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Lucas 12:10

Muitas pessoas tem muita dificuldade quanto a este texto dado que estamos falando de algo muito sério. Seria este o ÚNICO pecado que não tem perdão. Vejo muitos preocupados pois pensam que blasfemaram contra o Espírito Santo em pensamento ou mesmo com palavras e agora estão temerosos de terem perdido sua salvação.

Será que blasfemaram? O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo?

A palavra no grego para blasfêmia é blasphemeo que pode significar: falar de modo repreensível, injuriar, insultar, caluniar, blasfemar, um discurso ímpio e repreensivo contra a majestade divina.

Infelizmente muitos estão mais preocupados com o exterior do que com o interior. Ou seja, querem aplicar a lei de forma externa, e não vivê-la em seu coração. Desta maneira, se preocupam mais com o que dizem, do que com o que vivem. Deus quer nosso coração e não nossas palavras apenas.

Neste caso, a blasfêmia provém de uma atitude do coração, que é expressa pelas palavras. Pois a boca fala do que está cheio o coração. Mt 12:34b

A blasfêmia contra o Espírito Santo, não é ter momentos onde pecamos, ou até mesmo quando questionamos a Deus por situações difíceis que vivemos (pois se fosse isso, a maioria dos salmos de lamento seriam blasfêmias, e todo o livro de Jó também). A questão da blasfêmia aqui é quando uma pessoa rejeita de forma ativa e consciente a obra do Espírito Santo em sua vida.

Se você pensa ter blasfemado contra o Espírito Santo e está preocupado com isto, se é salvo ou não, este é o maior sinal de que você não blasfemou. Você pode ter cometido um pecado, porém se há arrependimento em seu coração, zelo por Deus, e desejo de ser salvo, então não houve blasfêmia. A blasfêmia implica em insistência em não se arrepender, e em negar quem Deus é, e principalmente negar a ação do Espírito Santo.

Desta maneira, se há arrependimento em seu coração, se há desejo de ser salvo, se há entrega do seu coração a Deus, então não há nem como blasfemar. Esta atitude é impossível de ser tomada por quem é um verdadeiro cristão.

Que Deus abençoe sua vida!!

Sair da versão mobile