Colunas

O Grande Dilema: Fé na Fé ou em Deus?

Em algumas igrejas anuncia-se a fé na fé e não a fé em Deus.

Na Carta aos Hebreus, nas doutrinas rudimentares é mencionada a fé em Deus, Hb 6:2.

A fé na fé consiste na auto sugestão e não no poder de Deus. O homem natural é dotado de capacidades físicas, intelectuais
e emocionais. Recordo-me de que quando eu era militar estava sujeito a provas físicas que julgava ser incapaz de as alcançar.
Também, certas missões, requeriam de mim uma conscientização de as poder ultrapassar . Sem dúvida, que o nosso corpo me-
diante exercícios físicos, está habilitado a maiores esforços do que se pode imaginar.  De igual modo, sempre podemos ir além
dos nossos medos e as impossibilidades convertem-se em êxitos.

Há umas décadas atrás, Dale Carnegie desenvolveu a arte de habilitar vendedores fracassados e tímidos políticos, em habilido-
sos homens de sucesso.

Não pretendo, nesta breve reflexão, desconsiderar factos comprovados.

O Próprio Cristo ensinou os discípulos para que tivessem bom ânimo nas suas aflições. Há pois a considerar que toda a pessoa está capacitada a ultrapassar obstáculos, mediante aprendizagem e ousadia.

Encontramos, nas Escrituras, sentenças em que basta ter fé para alcançar o favor de Deus, como por exemplo: “quem crer será
salvo”. Numa outra ocasião, está registado: “crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa.”

O que é distinto nestes dois exemplos, é o objeto da nossa fé. A fé salvadora é acreditar no Salvador, porque ninguém se pode
salvar pelos seus próprios méritos. “Pode o etíope mudar a côr da sua pele?”

Uma teologia popular, pretende habilitar o homem ao impossível ensinando que tudo o que o homem confessar alcançará. É
“a right confession” ou a “confissão positiva”. Sabemos que o coração do homem é enganoso e tem apetites que não se com-
formam com a vontade de Deus. Ora, o que as Escrituras afirmam é que todo aquele que se agrada de Deus, o Senhor concede-
rá o que o coração do homem desejar, Sl 37:4.

Um dos textos citados para promover a teologia da prosperidade, é que “a morte e a vida estão no poder da língua “. Se assim
fosse todo o gabarola alcançaria o que a fantasia da sua vaidade almejasse.

A razão porque os jogos de azar são muito populares é porque a esperança inspira a troco de  nada uma fortuna.

Algumas igrejas, procuram alcançar multidões promovendo milagres pela auto-sugestão de uma fé na fé. Há dias ouvi que se pro-
metia a libertação de todo o mal e para isto bastaria passar por uma passadeira vermelha iluminada pois significava andar na luz.
Lá iam as pessoas acreditando nessa proposta de fé. Ora, o que a Escritura nos propõe é que se andarmos na luz como Ele na luz

está, temos comunhão uns com os outros e o Sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado, Teologia Joanina.

Crer em Deus, e alcançar, pela Sua divina graça o Seu favor, consiste em conhecer as Escrituras:

“Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creias no nome do Filho de Deus. E esta é confiança
que temos nele, que se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que
pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos I Jo 13:15“.

Fraternalmente,
casal com uma missão,
Amílcar e Isabel Rodrigues

Sair da versão mobile