Colunas

O culto na universidade de Asbury não é extraordinário!

Foto Pleno News

 

A universidade de Asbury, em Wilmore, Kentucky, Estados Unidos, vive um suposto avivamento há mais de uma semana. Centenas de universitários se reúnem em oração e louvores  que já duram mais de 150 horas e não vai parar tão cedo. Relatos e imagens de jovens ajoelhados em lágrimas estão sendo divulgadas em toda América e chega  ao Brasil como um grande ”despertar” que está avivando a igreja. Mas como podemos reconhecer um despertar real na igreja de Deus? Como diferenciar o falso do verdadeiro?

A primeira coisa que precisamos fazer é consultar a regra de fé e prática, a santa palavra de Deus, Bíblia! Desde já é preciso estabelecer fundamentos históricos para entender quando Deus despertou sua Igreja para um propósito específico. Nosso Senhor Jesus afirmou que na sua partida viria o Consolador. Sua chegada é parte do plano da educação e redenção dos filhos de Deus, veja:

‘’ Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.’’ João 16.7.

Qual a vocação do Espírito Santo na sua chegada? Consolar e despertar a Igreja para que se pareça mais com seu Mestre! E como  acontece este despertar? Observem:

‘’ Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes falei.’’ João 14.26.

Preste bem atenção nos verbos ‘’ensinar, lembrar e falar’’. O que Jesus Cristo está enfatizando com estas chaves verbais é que existem sinais claros que antecedem o despertar da sua igreja. A vocação do Espírito Santo de Deus é nos iluminar para o entendimento da obra de Cristo. Isto implica em compreender sua vida, suas ações, seus ensinos e implicações no dia a dia da caminhada no mundo. Não existe despertar sem estudo periciado do texto sagrada e a práxis desta compreensão para uma vida santa. Veja:

‘’ Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.’’ João 5.39.

Todo despertar tem como principio leitura profunda da palavra e por meio de horas de orações, crescer em intimidade com o Espírito Santo e viver em santidade nas nossas relações diárias promovendo o evangelho. Martinho Lutero logo quando despertava do seu sono, orava cinco horas todos os dias.  E por falar no reformador,  o exemplo da Reforma Protestante pode fornecer luz sobre Asbury. O despertar da reforma que rompeu com o romanismo pelo princípio Sola Scriptura, continua vivo e forte. Martinho Lutero relatou sua meditação em Romanos 1.17, descrevendo a seguinte experiência: ‘’ Depois de dias orando meditando no verso ‘17 de Romanos cap.1, pedi ao Espírito Santo que me desse a compreensão correta, e, aconteceu! O céu invadiu meu coração e tudo na Bíblia fez sentido, tudo ficou aberto para minha mente’’. Este é um sinal do verdadeiro despertar que conduziu a Reforma Protestante por toda Europa e mundo a fora, pela regra básica do Somente a Escritura.  Teve um propósito divino!

O reformador de Genebra, João Calvino despertado pelo mesmo principio, criou as ‘’Institutas da Religião’’ uma obra clássica, fez quase todos os comentários da Bíblia, centenas de livros publicados. No que resultou seu despertar? Uma Genebra toda reformada atingindo países vizinhos, Reino Unido e o Novo Mundo. Todo despertar tem um propósito divino. Pentecoste teve um propósito historio para Igreja: A evangelização dos povos através da compreensão correta da Santa Palavra.

É na regra ‘escriturística’ que existe o despertar da alma para uma vida em santidade que reflete na Igreja, família, nos amigo, no ambiente de trabalho e na comunidade que se vive. Jonathan Edwards é um bom exemplo deste princípio. Edwards nasceu em 05 de outubro de 1703 em Connecticut, EUA, em um lar puritano. Foi o único filho homem entre 11 crianças do casal Timothy e Esther Edwards.

O puritano despertou uma Igreja com o fundamento de amor e devoção a exposição do texto sagrado e de suas implicações para vida da Igreja.  Um dos maiores teólogos e filósofos da história norte-americana e foi um dos pioneiros da era da expansão missionária protestante no século 18. A vida de Edwards é um grande exemplo de  dedicação ao exame da palavra e o aperfeiçoamento do intelecto,  e assim foi instrumento do Espírito Santo.

E sobre a universidade de Asbury, como podemos concluir? Muito cedo para chegar a qualquer resultado (…) só o tempo dirá a finalidade! Os sinais não apresentam o despertar pelo princípio da reflexão profunda no entendimento das Escrituras Sagradas, isto não é bom. Através de vídeos e informações que chegaram via redes sociais e matérias da internet, revela-se um movimento aleatório que começou com pequena ‘explicação’ (natureza simples) do texto, oração e cânticos. Nada de extraordinário!

É preciso lembrar ao leitor o perigo  dos falsos movimentos extraordinários que sempre cercaram a Igreja. Os Estados Unidos historicamente foi a nação que teve mais falsos avivamentos, produzindo heresias desastrosas e o surgimento de seitas (A fé positiva, Meninos de Deus, Mórmons e Testemunhas de Jeová) que são até hoje mortíferas para as almas. Algumas seitas (Jim Jones) levaram seus seguidores à prática do suicido coletivo. Todo cuidado é pouco, prudência é sempre necessário antes das emoções se aflorarem nas ondas dos tais avivamentos!

Segue para o leitor o seguinte conselho da Bíblia: ‘’Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram’’. Hebreus 13.19.

Sair da versão mobile