Colunas

Nas redes sociais, Caio Fábio defende “Genoíno”:

O teólogo católico Leonardo Boff e Caio Fábio defenderam nas redes sociais a inocência de José Genoíno mediante sua condenação no caso mensalão.

Hoje, em sua página no Facebook, Caio Fábio chamou o Ex presidente do PT de um “honesto entre lobos”. Ele disse:

“Quando comentei sobre o Genoino no Caso do Mensalão, eu disse dele:  ´O Genoino pode ter cometido alguma irregularidade documental e burocrática, mas ele não viveu a vida assim’. E disse mais: ‘O conheço e tenho carinho por ele; embora não possa dizer a mesma coisa do Lula e do Dirceu, quanto a terem a mesma isenção e honestidade de consciência’. Sempre vi o Genoino como um honesto entre os lobos. Conheço esse lugar. Já estive aí por causa de apelos tanto do Lula, como da Bené e do Dirceu. Isto eu sei. E mais: sei como funciona”.

Há um tempo atrás, Leonardo Boff já havia manifestado suas considerações acerca da condenação de Genoíno:

JOSÉ GENOINO como Presidente do PT foi condenado pelo STF por corrupção ativa. A condenação se fez não à base dos autos nos quais apenas se encontram indícios não provas materiais. Estes indícios deram origem à suposições e ilações que levaram os juizes, menos um, cujo nome merece ser citado Ricardo Lewandowski, a  condená-lo. Genoino reafirma sua inocência. A assinatura abreviada (“chamegão”) que apunha nos documentos era um ato estatutário (o estatuto do PT o exigia) como acontece em todas as empresas, nas quais os diretores devem todo dia assinar muitos papéis. Não era o encarregado das finanças do PT, mas de estabelecer o diálogo político, necessário numa democracia parlamentar. Eu  conheço o GENOINO e posso testemunhar que é um dos homens mais GENUINOS  que encontrei na vida. Esteve na guerrilha do Araguaia. Quase foi morto na tortura. Sua esposa grávida, também foi torturada. Ambos temiam perder o bebê que ela trazia em seu seio. Mas felizmente  nada lhe aconteceu. Nasceu a filha MIRUNA. Após a condenação do pai que vive uma vida franciscana e extremamente ética e inteira escreveu esta carta comovedora. Partilho os sentimentos com quem ainda é capaz de se sensibilizar, se indignar e de continuar lutando porque “a coragem é o que dá sentido à liberdade” e à vida.  

Inocente condenado? Perseguição Política? Será?

O fato é que inocentes sofrem perseguição e pagam pelas maldades do mundo. Mas como saber se o deputado condenado num dos maiores escândalos políticos da história é realmente inocente. Para onde afinal foi parar o dinheiro desviado? Por que Lula, o homem que é a grande estrela do PT não se manifesta a favor dos “companheiros”? Em se tratando de poderes, tudo pode acontecer. O inocente pagar pelo pecado de outro, perder a vida e até morrer para que os peixes maiores sejam preservados. Minha oração é para que a Igreja saiba como agir e reagir e tenha discernimento sobre aquilo que não dominamos ou não entendemos. Pelo poder político muitos já morreram e outros são sacrificados. Que saibamos como agir, pensar e votar corretamente neste momento.

Compartilhe seus pensamentos sobre este caso. Genoíno pode realmente ser inocente?

Fonte: http://leonardoboff.wordpress.com/2012/10/12/comovente-carta-de-miruna-filha-de-jose-genoino/ e https://www.facebook.com/caiofabio.vvtv?fref=ts

Sair da versão mobile