Colunas

Mais importa agradar a Deus que os homens!

É necessário que ele (Jesus) cresça e que eu diminua (Jo 3.30).

As pessoas que tem me acompanhado através dos artigos postados neste canal, já devem ter percebido meu estilo eclético de escrever. Abordo assuntos de variadas tônicas como teologia, política, música, sociedade e assuntos afins ao cotidiano de nosso mundo cristão. É importante você saber que não elaboro idéias encomendadas por grupos; não crio posts conforme a onda pra fazer média ou suscitar polêmicas; não componho pensamentos em troca de curtidas, compartilhamentos e comentários. Entendo essas respostas de leitura como consequência efetiva que tais expressões surtem em quem lê e entende as idéias dos textos apresentados. Meu compromisso é com a coerência bíblica e a busco continuamente (nunca vou saber de tudo, jamais vou haurir seus significados renováveis). Portanto não escrevo simplesmente para agradar ou para concordarem comigo.

Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus (2 Co 4.5).

Quando se vem a público apresentar enunciados bíblicos para combater conjeturas opostas à Palavra de Deus, muitas vezes temos que nos expor, ainda que textualmente (afinal precisamos tomar partido e sair de sobre o muro das dualidades cristãs). Tem muito crente que interpreta posicionamento bíblico e apologia escriturística como rivalidades e pré-julgamentos incabíveis (Leia Gálatas 1.9-14); isso é um erro interpretativo contra a sadia mente cristã e contra o ensino completo a respeito de julgar – a bíblia ensina a como devemos julgar e sobre qual padrão (Jo 7.24; 1 Co 5.9-13). Naturalmente que as críticas vão surgir; são inevitáveis às sociedades humanas. Mesmo assim, espera-se um comportamento ético e coerente por parte dos formadores ou promotores de opinião cristã – e esse é um ideal que me esforço para vivê-lo. Respeito as opiniões divergentes – desde que colocadas de forma respeitosa, não ofensivas e de baixo calão. A exposição da opinião por canais de mídia nem sempre terá recepção comum ou aceite razoável para todos, daí a óbvia pertinência das objeções e reposicionamentos.

…falai a verdade cada um com o seu próximo… (Ef 4.25)

Ao mesmo tempo que pretendo seguir a linha da coerência, respeito e sobretudo relevância de matérias de interesse evangélico, tenho que ter a consciência e responsabilidade de me utilizar da melhor forma possível deste poderoso meio de comunicação. É melindrosa qualquer discussão ou unilateralismo bíblico-teológico que envolvam as diferentes classes do protestantismo brasileiro. Por tal motivo tenho intencionalmente evitado fazer referência a nomes de figuras públicas do meio evangélico, citação a nomenclaturas eclesiásticas e denominacionais e etc. Minhas abordagens exploram conotações de comportamentos “gospelizados” e inconformes; de equivocadas ações praticadas no meio cristão com “cara de evangelho”; de distorções doutrinárias que ameaçam a fé cristã e de atropelos de militância política e social que vão contra tudo o que garante a constituição nacional. 

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? (Gl 4.16)

Mas, eu tenho compromisso com Jesus e com Sua palavra através desta porta que se me abriu (1 Co 16.9). É claro que como persistente discípulo de Cristo são os ensinamentos de meu mestre-salvador a base construtiva de minhas exposições, e por esses me disponho a pelejar e até ser mal interpretado (na verdade isso ocorre sempre). E sei que as vezes não vamos concordar sobre os mesmos pontos, mas tenha certeza, eu luto e as vezes sofro por vos anunciar estas palavras. Escrevo com a alma leve e coração aberto e também com simpatia orando e torcendo para que alguém (uma única pessoa pelo menos), seja tocada pela razão das palavras apresentadas, conscientizada para o bem e encaminhada para os braços de Deus.

Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus (2 Co 4.15).

Quero continuar contando com sua preciosa leitura e avaliação de tudo o que compartilho aqui. Desejo a você crescimento em Cristo (2 Pe 3.18) e graça para com todos!

Sair da versão mobile