Colunas

Lute pela Unção

Pouco se tem falado em unção em nossos dias. Nossos seminários não ensinam como adquirir a unção para pregar. E unção é algo tão difícil de se explicar e tão relativo de saber quem tem ou quem não tem, apesar de sabermos bem quando um pregador prega com unção e quando prega sem unção. Este pode até ser muito eloquente e conseguir aplausos daqueles que o ouvem, mas aquele, tocará no coração dos seus ouvintes.

A homilética (arte de pregar), hermenêutica (interpretação de texto) e a exegese (“dissecar” o texto) são ensinadas muito bem em alguns lugares, e quando aplicadas podem gerar um sermão com ótimo conteúdo que será pregado de uma forma muito bem aplicada. Entretanto, existe um algo a mais que faz com que a pregação tome vida e vire algo extremamente explosivo que irá transformar os ouvintes por toda a eternidade.

Talvez alguns digam que isso não existe. Mas gostaria de olhar para a história e citar um sermão que foi pregado em 8 de julho de 1741. Fazem 271 anos que foi pregado por Jonathan Edwards. O título do sermão era: Pecadores nas Mãos de um Deus Irado. O versículo pregado foi apenas um: “… a seu tempo, quando resvalar o seu pé” Dt 32.35.

Neste sermão de conteúdo simples, com apenas um versículo do Pentateuco, Edwards pregou lendo todo o sermão, um apelo ao povo viver em santidade diante da ira de Deus contra o pecado. Alguns ousam dizer que ele não era um bom orador, contudo, neste sermão, enquanto pregava, lendo, pessoas choravam e clamavam em arrependimento, outros se agarravam nas colunas da igreja e nos bancos, como se estivessem sendo engolidos pelo inferno. 

Todas as técnicas do mundo não irão substituir a unção. Não sei se você já ouviu David Wilkerson ou Leonard Ravenhill pregar. Mas se ouvir, talvez saberá do que estou falando.

O erro de muitos pregadores é achar que sabem o suficiente. Muitos, assim como eu, pregam muitas vezes durante a semana. E a maioria de nós está tão distante de viver um avivamento, quanto a teologia da prosperidade está da cruz. Justamente porque não sentem a necessidade de um avivamento. Acham que são bons expositores e isso basta.

Não basta.

Precisamos de pregadores que tem seu coração ardendo diante de um povo que está perecendo. Pregadores que tem seus olhos espirituais abertos para a realidade de nosso país e que clamam e lutam em oração para que seus ouvintes sejam salvos.

Unção é adquirida quando o pregador sabe que não tem poder algum de transformar o coração de seus ouvintes. Quando ele se dobra diante de Deus em desespero a fim de adquirir a unção.

E para alguns, aqueles que tem seu coração nas mãos de Deus. Aqueles que vivem o que pregam. Aqueles que se entregam totalmente a Deus e vivem em santidade. Estes receberão a unção.

Se você é um pregador da palavra de Deus, lute para adquirir unção.

Sair da versão mobile