Colunas

Jesus nas tempestades

“Tende bom ânimo, sou eu, não temais.”

(Mateus 14.27)

Houve uma tempestade que marcou a história do cristianismo. O fato mais inusitado desse evento é que Jesus estava no meio daquela tormenta. A Bíblia nos conta que algo maravilhoso aconteceu naquela ocasião. Jesus ordenou que os discípulos entrassem no barco, mas não os acompanhou. Ficou para se despedir da multidão. Depois que a dispensou, subiu o monte para orar. Surgiu, porém, um forte vento, que estava quase fazendo o barco virar. Mas, em meio ao desespero, Cristo apareceu, andando sobre as águas. Os discípulos, quando o viram, acharam que se tratava de um fantasma. Mas Jesus os tranquilizou, dizendo: “Tende bom ânimo, sou eu, não temais” (Mateus 14.27).

O interessante é que Jesus impediu que ficassem com ele e a multidão, e os enviou. Os discípulos estavam felizes, se sentindo especiais com o Milagre da Multiplicação, ocorrido logo antes. Eles entraram no barco radiantes, louvando e comentando as maravilhas que o Senhor havia realizado. Mas chegou a madrugada, mais ou menos às três da manhã. Um vento impetuoso começou a soprar, e o pequeno barco balançava muito. Entrou uma onda, em seguida, duas, três, quatro e a água foi se acumulando. De louvores, passaram a pedir misericórdia a Deus.

O fato curioso é: Jesus preparou para seus discípulos uma experiência de quase naufrágio. Tudo foi planejado por Cristo, tanto o vento quanto as ondas. Esse detalhe fala muito conosco hoje. Se Deus o enviou, se você está fazendo a vontade do Pai, tenha certeza que seu barco não vai afundar.

Às vezes, a vida nos surpreende negativamente. Tudo está calmo e tranquilo, mas surge uma notícia, um fato ou uma conversa, e a brisa vira tempestade. É nesse momento que Jesus entra em cena e intercede por nós. Cristo estava no monte, orando por eles, para que não falhassem na prova e entendessem a lição.

Na tempestade, aprendemos que Jesus realiza milagres. Ele opera a salvação aos perdidos, tem poder maior que todas as obras do mal, providencia tudo o que precisamos e traz as palavras de vida eterna.

Sair da versão mobile