Colunas

Jesus caminho verdade vida

Neste sábado tive a oportunidade de falar sobre Jesus aos jovens da Igreja Presbiteriana de Monte Santo, aqui em Minas Gerais.

De início, compartilhei com a galera da C.M. (que faz um louvor muito sensível e cheio de graça) o que está escrito em Hebreus 1, dizendo que antigamente Deus falou através de profetas, mas que nos últimos dias, falou através do Filho.

Vivemos nos últimos dias e ainda necessitamos ouvir a voz do Filho!

A religião cristã falha quando prega uma mera história, vivendo numa tradição retrógrada, sem se adequar à vida normal de sua geração. É muito difícil encaixar a versão “revista e corrigida” da Bíblia e de nossa linguagem religiosa a compreensão geral do mundo moderno. Fazendo assim, transformamos Jesus num personagem histórico empoeirado que acaba não se identificando com o mundo atual.

Precisamos levar pessoas a ouvir o próprio Jesus, sem rodeios ou intermediários. Para tanto, é necessário que seu Espírito prometido viva integralmente dentro de cada crente, transformando-nos em algo mais do que meros contadores de história e sim, cristãos genuínos, embaixadores legítimos que vivem, falam e expressam “o caminho, a verdade e a vida” do próprio Cristo em seu tempo.

Para tanto, devemos entender que:

– O Caminho é o meio utilizado para seguir nosso rumo. Todos os que andam com Cristo, seguem um caminho novo, vivo e santo. A Bíblia diz que devemos ter ousadia para andar nesse “novo e vivo” lugar e também garante que quem anda por ele é santo e não erra.

Jesus ensinou que a porta é estreita e o caminho apertado, ou seja, não é pra todos, não é fácil, não é pop, pelo contrário, é submundo, underground e para poucos corajosos que assimilam para si o seguimento das pegadas do Mestre.

– A Verdade é o conceito estabelecido por Deus para todo ser humano. Sempre existe o original e a cópia, o verdadeiro e o falso. Então, existe Jesus, o Filho de Deus, que é a Verdade e também existem suas cópias falsas. Muitas pregações e filosofias têm aparência de piedade, mas somente uma delas constitui o genuíno conceito chancelado por Deus.

Na vida, podemos ter vários apetites e muitos deles têm seus sabores e amarguras, suas alegrias e desventuras, contudo, decidir pela Verdade é decidir pela certeza da salvação, pela esperança que nunca se esvai, pela chama que nunca se apaga em nossos corações.

– A Vida é aquela que nasce com a morte de nós mesmos. Não há como viver duas vidas, assim como não podemos servir a dois deuses. Ou amamos uma vida e odiamos a outra, pois do contrário estaremos vivendo a mais perfeita materialização da mal afamada hipocrisia.

Paulo disse que vivia a vida de Cristo por fé e que não era mais ele próprio quem vivia, ou seja, uma vida substituiu a outra. O próprio Jesus, descrito por João, em seu Evangelho, encarnou o Verbo, o Conceito de Deus para si próprio. A vida é uma opção nova que podemos decidir viver ou não!

Compreender essa dimensão de revelação da pessoa de Jesus, nos fará viver mais plenamente seu projeto para cada um de nós nos conduzindo a um fiel testemunho de seu Evangelho, quer vai muito além de meras histórias.

O caminho de Deus é um só, mas está diante de nós junto a tantas outras possibilidades; a verdade é aquela que se revela, iluminando os olhos de nosso entendimento, trazendo-nos a compreensão de quem Deus é; vida é a escolha por andar no caminho de Deus, abraçar sua verdade e morrer para si próprio, através da cruz.

Boa sorte a todos nessa jornada!

rafael – reparador

Sair da versão mobile