Colunas

Inclusão e Exclusão

Inclusão e exclusão é uma experiência física, metafísica e espiritual. Dir-se-ia que no que respeita ao Reino de Deus, por princípio, todos somos convidados à inclusão, porque o Ungido está à porta e bate com a promessa de que se alguém a abrir Ele ceará conosco. A porta não deixa ver quem está do lado de dentro e consequentemente quem ouve, senão tiver problemas auditivos, a resposta do coração atenderá ou não o convite.

No que respeita ao aspecto físico, Tiago nos adverte para que não façamos diferença entre o rico e o pobre. No Reino de Deus os primeiros lugares não pertencem nem à riqueza nem à pobreza mas àqueles a quem Deus quer que estejam perto. A honra de estar perto pertence àqueles que vivem perto de Javé.

Também no aspecto físico eu testifico que por causa da minha cegueira fui excluído do pastorado por aqueles que me abandonaram. Parece que poucos ou raros são os pastores com deficiência física afinal Jesus veio para curar os enfermos e um pastor com deficiência física não enobrece o ministério. O pão nosso de cada dia Deus, o Pai me tem concedido pelas mãos do Apóstolo Miguel Ângelo Ferreira, Pastor Walmir Cohen e por alguns irmãos da igreja que pastoreei na África do Sul. Com isto testifico a fidelidade de Deus para comigo. No ano 2012 fui surpreendido com o convite do “Gospelmais” para ser colunista. Considero esta oportunidade, como um desígnio de Deus pois sempre tive o desejo de compartilhar a Palavra de Deus com o meu próximo. Aprendi a viver solitário na companhia da minha mulher Isabel cujo matrimónio se realizou em 1972 e do qual resultaram três filhos, a Cristina, a Isabel e o Pedro.

No que respeita à metafísica, Deus não exclui os loucos. Testifico que durante dois anos visitei um hospício em Krugersdorp, Àfrica do Sul, e muito me impressionou o contato com os doentes mentais. Recordo-me de ver homens e mulheres andarem num frenezim, numa sala, de um lado para o outro a falarem a rirem e a chorarem. Sempre orava a Deus para saber como intervir e a alguns foi-me permitido ministrar. Finalmente, a inclusão e exclusão, no que respeita ao aspecto espiritual há a considerar as questões da divisão das denominações das igrejas cristãs. O mês de Janeiro é dedicado à unidade da igreja cristã e isto desde 1908 que se tem procurado estabelecer um consenso dos vários credos e doutrina.

O Ecumenismo alcançou neste mês de Janeiro, em Portugal, um consenso de unidade no que respeita o batismo nas igrejas, Católica Romana, Metodista, Presbiteriana e Lusitana. Sabemos que a Porta e o Caminho que conduzem à salvação são estreitos, isto é a Justiça significa ser ajustado. Seremos pois julgados com o modo como procedemos com o próximo, segundo o Evangelho.

Fraternalmente,

casal com uma missão,

Amílcar e Isabel Rodrigues

Sair da versão mobile