Colunas

Há uma cruz

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”.

-Lucas 9:23

Por que Jesus exigiu que seus discípulos carregassem uma cruz? Por que o Senhor a estabeleceu como uma condição inevitável? Porque nenhum ensino pode ser mais infeliz que este: “você terá uma vida sem dor, sem perda, sem sofrimento”. É como criar o filho numa bolha, mimado. Se dissermos que nada ruim acontecerá, ele não aprenderá a lidar com perdas, confrontos e derrotas. Não poderá viver no mundo real, nem saberá lidar com a adversidade. As crises são cíclicas e fazem parte da vida.

Cristo não fez propaganda enganosa. Da condição regenerada da alma à maturidade, existe um processo. O crescimento é resultado das crises, e Jesus apontou o sofrimento como meio de crescer espiritualmente.

Todos poderão, um dia, enfrentar problemas, como: morte de pessoas que amam, rejeição, abandono, injustiças, fracassos, problemas financeiros, enfermidades, ou traição. Mas a cruz, que simboliza as adversidades, faz o homem passar por um processo que envolve, primeiro, a negação (a pessoa tenta mudar a realidade, e pensa: “Isso não pode estar acontecendo”). Depois, vem a racionalização (lança a culpa sobre Deus, o pastor, o pai ou si mesma). Então, chega a revolta (sente que está prestes a tomar uma atitude desesperada). Em seguida, a depressão (observa que, passado algum tempo, nada mudou). Porém, se o foco estiver em Deus, alcançará o último passo – a redenção –, pois assimilará o golpe e saberá que a vida continua, e se levantará.

Mas, para crescer, é necessário examinar-se. O que você entende por sofrimento? Está enfrentando o problema, ou fingindo que nada está acontecendo? Não busque desculpas para coisas que precisam ser mudadas. Encare a dor, pare de remediá-la, de usar defesas e de atacar quem o confronta. Busque apoio. É por isso que existem canais lacrimais, para que os outros vejam a condição de nossa alma.

Há uma cruz. Mas ela é o caminho para a vida eterna. Por isso, não fuja dos problemas, mas lute e creia, pois o Senhor é contigo.

Sair da versão mobile