Colunas

Há perdão para você

Recebi hoje uma mensagem que me comoveu profundamente. Veio de uma irmã pela seção de comentários de meu blog pessoal, o APENAS, sobre um texto que publiquei três meses atrás, chamado “A tristeza que alegra Deus” (leia AQUI). O post fala sobre como o Senhor pode usar culpa e tristeza em favor de nós, que a graça de Deus não exclui a culpa do pecador, mas vem como o bálsamo que irá curar as dores dessa culpa e transformá-la em vida e paz.

O comentário de T. me comoveu porque ela está vivendo uma situação que mexe muito comigo: os cristãos não estão sabendo perdoar, muitos não se perdoam e outros tanto não conseguem perdoar quem os magoou. O assunto me toca tanto que estou escrevendo meu próximo livro justamente sobre esse tema.

Assim como T., sei que há multidões sofrendo porque há gente que não consegue assimilar o que exatamente a Bíblia nos diz sobre perdão. Aproveitei a pesquisa que estou fazendo para meu livro e lhe respondi, com uma pequena fração dos mais de 240 textos bíblicos que encontrei só no Novo Testamento referentes ao assunto. Reproduzo nosso diálogo abaixo, na esperança de que o que passei a ela venha a abençoar alguém que esteja passando por uma situação em que não se perdoe, não seja perdoado ou não consiga perdoar. Eis aqui o comentário que recebi de T.:

“Mauricio,

tenho 22 anos, e sou nascida e criada no evangelho, mas quando adolescente e até recentemente cometi alguns erros. Namorei durante 4 anos e contei meus erros de adolescente para esse namorado. Errei com ele. Não o traí, mas errei: brigamos e terminamos no final das contas. Minha familia não sabe dos meus erros porque não conto, mas ele, quando terminou comigo, contou todos os meus erros para a minha mãe. E minha mãe, que me julgava tão espiritual, descobriu meus erros.

Eu chorei, confessei tudo e pedi perdão a Deus e a ela. Sofri com o relacionamento, fiquei em depressão e a minha mãe, mesmo sabendo de tudo, ficou do meu lado. Até eu em menos de 2 meses conheci uma pessoa maravilhosa, da qual estou noiva e com quem vou me casar. Tudo realmente muito rápido.

Pois bem: ela esperou eu melhorar da depressão, me ligou e disse muitas coisas: que preciso de ajuda psicologica, que tenho desvio de caráter e que não deveria me envolver com essa pessoa, que deveria me apegar com Deus etc. Enfim, não estamos muito bem. Nos falamos muito mal, pq me magoei com as coisas. Ela me julgou e eu realmente mudei. Ela não entende como eu, que sempre fui evangélica, pude cometer tantos erros assim.

Mas não sou santa e, mesmo evangélica, erramos sim. Eu me arrependi, mas ela não acredita em nada mais que eu falo: que a amo, que amo a pessoa com quem estou… enfim, é muito dificil. Me ajude em oração, se puder me responda.

Obrigada mauricio …”

Ao ler esse comovente desabafo, respondi a ela o que segue abaixo. Oro a Deus que essa resposta venha a ajudar ainda outras pessoas que estejam enfrentando problemas com a falta de perdão:

“T., olá,

pecar é errado, não podemos passar a mão na cabeça do pecado. No entanto, absolutamente toda a humanidade é pecadora. Eu, você, sua mãe… todos pecamos e destiuídos fomos da graça de Deus.

Há uma terrível hábito entre nós cristãos: não perdoar. Jesus veio em carne para perdoar, resgatar e reconciliar e, no entanto, somos perniciosos, implacáveis e impiedosos. Isso tem que ser mudado.

Infelizmente, muitos acreditam que um deslize de nossa parte nos torna indignos por toda a eternidade porque o cometemos após a conversão. E isso simplesmente não é bíblico. Há alguns textos da Palavra que você pode mostrar para sua mãe:

“É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças, que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão, que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia. O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor.Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre; não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades. Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem; e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões. Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.” (Salmos 103.3-5; 8-14)

“Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.” (Lucas 15.7)

“O Espírito Santo também nos testifica a este respeito. Primeiro ele diz: “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes”; e acrescenta: “Dos seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais. Onde essas coisas foram perdoadas, não há mais necessidade de sacrifício pelo pecado. Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.” (Hb 10.16-21)

Veja essas confissões do grande apóstolo Paulo acerca de sua pecaminosidade:

“Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.” (1 Timóteo 1.15-17)

e

“Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.” (Romanos 7.14-25)

Veja ainda como é possível e desejável a Deus que obtenhamos o perdão de nossos pecados:

“Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apocalipse 3.19-22)

Além disso, quem não perdoa está em sérios apuros. Veja o que a Bíblia diz:

“E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores” (Mateus 6.12). – ou seja, Deus só nos perdoará na medida em que perdoarmos quem nos ofendeu.

“Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” (Ef 4.30-32)

“Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas. Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade. Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus? Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.” (Rm 2.1-6)

“Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?” (Tg 4.11,12)

Por fim, T., o trecho que nos dá esperança de redenção e que fecha a boca dos leões que querem devorar-nos devido ao nosso pecado:

“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Provérbios 28.13)

Você confessou e deixou? Fique em paz, Deus já te perdoou.

No amor e na paz do Cristo crucificado e ressurreto,
mz”

 

E a você que me lê aqui no Gospel+, desejo o mesmo.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

Sair da versão mobile