Colunas

Fanatismo: A religião que mais cresce no Brasil

O Brasil tem testemunhado em seus últimos anos, o crescimento numérico do que tenta ser uma forma influente de posicionamento político. Não estou falando de católicos, desigrejados, agregados, desviados, pentecostais, históricos ou neopentecostais. Estou falando dos “fanáticos”.

Fanáticos religiosos ou “fundamentalistas”, como queiram alguns, chegam a se orgulhar do título que recebem. Alguns declaram abertamente que se for necessário usariam até a força física para combater os inimigos da Igreja e da Família Brasileira.

O que está acontecendo com o Brasil?

Lembro-me como se fosse ontem. Estava em casa no interior de Minas, descansado do jet lag da viagem de retorno do campo. A viagem de mais de 24 horas cansava muito, especialmente com as conexões. Mas naquele sábado, estava feliz de estar em família e de ver os programas que tanto gostava e que me deixavam tão saudosas. Liguei a televisão. Silas Malafaia estava “pregando”. Que susto levei! O que aconteceu com ele? – Pensei…  Meu coração me disse que algo estava estranho. Sua mensagem, seu olhar… não o reconheci. A partir daquele dia, conheci um aspecto que não percebia antes: a ganância. Das vendas descaradas das bênçãos e promessas de Deus, à disseminação das heresias das teologias de prosperidade “bíblica”.  Porém, não era só isso. Os discursos cada vez mais políticos e intolerantes, feitos em Nome de Deus, ganhavam força.

Daí prá frente, a partir do fenômeno Feliciano evidenciou-se ainda mais no Brasil um tipo diferente de evangélico: o intolerante. Este geralmente não pensa e baseia suas convicções em jargões frutos de manipulação.

Veja as principais questões na pauta da luta dos fanátlicos:

Defesa da Família: Sim, é necessário, mas a partir do ensinamento bíblico, dentro do seu lar, sendo bom pai, bom marido e um exemplo como servo de Deus. Garanto que assim a Palavra se cumpre na sua Herança. E o pequeno nunca se desviará do Caminho até quando envelhecer.

Criminalizar a Pedofilia? Evidentemente, que sim. Aliás, a pedofilia já é crime no Brasil.

A prática homossexual é pecado? Sim, mas isso não quer dizer que vamos guerrear com todos os que assim não acreditam. Respeitar e aceitar são coisas totalmente diferentes. Todos precisam respeitar opiniões diferentes.

Você tem tendências ao fanatismo?

Você pode apenas estar sendo alvo de manipulação. Mas lembre-se o Reino de Deus nunca foi e nunca será deste mundo. A mudança que queremos ver começa a partir de dentro de nós e a partir do amor. Pode-se dizer que venceremos a guerra a partir do amor. Foi por esta causa somente que Jesus morreu e nada mais. No entanto, infelizmente para os fanáticos, nossas armas São carnais, São midiáticas, São políticas e se possível, físicas (?).

Fanáticos tem tendência ao desequilíbrio emocional

Os fanáticos geralmente não sabem participar de um debate racional. Tem dificuldade para interpretar textos e se perdem nas ofensas dilaceradas. O mais interessante é que no sentimento de autodefesa e preservação da causa, cometem pecados piores daqueles que estão julgando. Este tipo de atitude não pode trazer paz e nem saúde a ninguém… Pense nisso!

Sair da versão mobile