Explosão evangélica! Somos 42 milhões! E daí?

33

Pois é. A última pesquisa apontou um crescimento demográfico considerável entre os evangélicos. Saltamos de 15% da população brasileira para 22% o que daria um total de aproximadamente 42 milhões de crentes. A pesquisa para quem quiser conferir está aqui.

Nosso crescimento é gritante! Basta andar nas ruas no domingo a noite e veremos centenas de crentes empunhando suas bíblias e rumando para os cultos dominicais. Porém, por trás dessa explosão demográfica evangélica, devemos pensar no que tem gerado esse crescimento em nosso meio. Será a “fama” de que crente prospera ou o afã de responder o chamado divino para a “Missio dei”? Será que estamos atentando muito para a quantidade e deixado a qualidade de lado?

Um bom termômetro para isso é olhar a situação de desigualdade social e injustiça no país. Quando Calvino pregou o evangelho em Genebra, a cidade deixou de ser um pulgueiro onde pessoas jogavam fezes pelas janelas de casa e passou a ser uma referência de civilidade, justiça social e respeito ao direito do outro. Sem contar que o trabalho foi dignificado e reconhecido como ferramente de Deus para nos prosperar.

Hoje, somos 42 milhões e os lixões continuam cheios de crianças sendo exploradas, gente brigando com cães e urubus o pão de cada dia, as favelas continuam a se multiplicar, o tráfico de drogas continua a recrutar nossos meninos e o nosso índice com relação a distribuição de renda e desenvolvimento humano só não é pior que o de Serra Leoa e algumas republiquetas africanas. Se o Evangelho vigente no Brasil seguisse a doutrina dos apóstolos, o país seria outro. Não teríamos pastores milionários e crianças famintas. precisamos pensar se não estamos transformando lobos em bodes ao invés de ovelhas.

E no mais, tudo na mais santa paz!

COMPARTILHAR
Casado há 10 anos com Érica, é formado em Teologia pelo CETERJ. Dedicado integralmente ao discipulado cristão é também pregador apaixonado do Evangelho, conferencista, escritor. Pastor titular da Igreja Cristã da aliança no Rio do Ouro, procura exercer uma saudável liderança em uma igreja crescente e acolhedora. Twitter: @pastormarcio

33 COMENTÁRIOS

  1. “Serra Leoa e algumas republiquetas africanas’O amado irmão que se diz apaixonado pelo evangelho deveria respeitar as nações africanas e trata-las como Jesus as trata com amor……..

  2. Alem de fazer criticas as igrejas q mais o irmão tem feito pelo social deste pais.(SE CRESCE CRITICA SE NÃO CRESCE CRITICA) O amado irmão joga do lado de quem? critica a marcha para Jesus comparando a marcha da maconha qual o motivo de tanta insatisfação?

    • O que eu tenho feito? Bom vamos lá… Pastoreio uma igreja dentro de um bolsão de pobreza, atendo a 3 comunidades carentes com evangelização ação social, visitação e discipulado. Trabalhei a pouco tempo com evangelização e valorização da vida de prostitutas no centro de Niterói e sou conselheiro em dependência quimica. Algo mais?

      • importa que o evangelho seja pregado (ou por ganancia ou por inveja ou por ego………….o que importa é que cada um dará conta de si diante de Deus amem que este pais ta deixando o cisma de ser um pais catolico. alguem vai ter que dar melhor atenção a este grupo que somam quase 45 milhoes de pessoas.

  3. O Famoso crescimento evangélico no brasil, muito joio e pouco trigo, evangélicos genéricos, como catolilcos não praticantes, Neimar, grethem, ximbinha, joelma, bady consuelo, etc…..igrejas grandes empresas onde importante e a quantidade $$$$$$$$ e não a qualidade.

    • E verdade, os pastores estão preocupados com valores e não com salvação, hoje ser crente é muito fácil, basta aceitar Jesus e já está salvo, ñ precisa mais nada,do mesmo modo em que eram no mundo, ele continua na igreja, e acha que está servindo o Senhor, e que é santo, mas claro que ñ é assim,temos que nos se adaptar a doutrinas do Senhor, e sempre estar nos vigiando para ñ cair e em tentação (mudar o nosso modo de vida mundana) para o modo de vida Cristã. AMÉM!

  4. A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar se incontaminado do mundo. Tiago 1:27 Será que essa tem sido a tônica desse nosso crescente evangelho? Ou apenas um meio lucrativo, acordemos e despertemos para que nossas congregações voltem ao evangelho puro, simples e genuinamente bíblico.

  5. Aspectos negativos do censo de 2010 em relação aos evangélicos.
    Quanto às classes de rendimento acima de cinco salários mínimos, os espíritas também se destacam com incidência de 19,7% –a pesquisa considera a distribuição das pessoas de dez anos ou mais por rendimento mensal domiciliar per capita. Os católicos, por sua vez, estão concentrados na faixa até um salário mínimo: 55,8%.
    Os evangélicos pentecostais são o grupo com a maior proporção de pessoas nessa classe de rendimento de até um salário mínimo (63,7%), seguidos dos sem religião (59,2%).
    Os católicos (6,8%), os sem religião (6,7%) e evangélicos pentecostais (6,2%) também se destacam negativamente com as maiores proporções de pessoas de 15 anos ou mais de idade sem instrução. Em relação ao ensino fundamental incompleto são também esses três grupos de religião que apresentam as maiores proporções (39,8%, 39,2% e 42,3%, respectivamente).
    Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/06/29/espiritas-tem-os-melhores-indicadores-de-educacao-e-de-renda-aponta-pesquisa-do-ibge.jhtm

    Gostaria de fazer um breve comentário sobre o crescimento populacional evangélico e em relação a instrução acredito que não devemos comemorar muita coisa.
    Conforme a própria pesquisa demonstra os evangélicos não conseguem atrair uma determinada faixa salarial onde as pessoas são mais questionadoras e mais instruídas acerca dos gastos de suas igrejas e isso se deve ao fato de que num grupo de assalariados e mais fácil dizer que se você desobedecer ao pastor o diabo vai te pegar do que o pastor prestar contar acerca de suas gastanças .
    O que mais me preocupou foi com relação a instrução, foi o fato de que cada 100 jovens que pertencem ao pentecostalismo cerca de 40 na faixa etária de 15 anos apresentaram um grau de instrução incompatível ( sem instrução) ou seja vamos aprofundar mais um pouco sobre este tema.
    SE você tem 40 jovens que não estudam , consequentemente teremos um grupo de pessoas que não leem bíblia e nem sequer algum tipo de literatura seja evangélica ou não, temos a perpetuação de um modus operanti onde as futuras lideranças serão formadas baseado no pouco conhecimento e a predominância do espiritismo em posição de liderança de nossa sociedade, que em breve decidirão sobre o futuro de muitos evangélicos.
    Pensemos muito serio sobre este assunto , porque acredito que não temos muito a comemorar.
    Um abraço
    Pastor Fabio Barceleiro

      • onde esta a novidade o evangelho são para os mal trapilhos ou os seguidores de jesus eram abastados não foi ao pobres do mundo que ele deu a fé? é mais facil passar um camelo no fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino ,onde esta a novidade com estes dados.

    • Tem muitos diplomados sem emprego e passando nescidades, assim como também aqueles que ñ tiveram oportunidades na vida, a maior oportunidade que o homem tem e ñ pode deixar escapar é a de estar sempre na presença de Deus, porque quem é um servo de Deus as coisas são bem diferente dos que ñ serve o Senhor, porque Deus usa as coisas loucas deste mundo para confundir as sabias, 1 Co 1:27 ao 31 e e que o homem natural ñ compreendi as coisas Espirituais de Deus, 1 Co 2:9 ao 16 ,porque nem sempre a solução e a felicidade de um homem está em grandes salários,que aproveito tem o homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma? Mt 16:26, é assim mesmo a vida com Deus, mas andar com Deus ñ impedi ninguém de estudar e se formar em qualquer função,também é preciso entender que muitos que diz ser crente em Cristo, e ñ é verdadeiro, ele está em cima do muro e nem Deus e nem o diabo dá bens nenhum, porque quem serve a Deus busca em Deus tudo que ele precisa, e quem serve o diabo cometendo pecados recebe bens do diabo, por ser obediente a ele, agora quem ñ serve a Deus e nem o diabo, muitas das vezes fica na miséria, e é assim que a coisa funciona, o homem espiritual conhece a Deus e o serve com toda honestidade possível e impossível,porque para Deus tudo é possível. AMÉM!!!

    • Meu amigo Fabio! O verdadeiro Cristão é aquele busca servir a Deus de uma forma apenas espirituais, ele ñ busca riqueza, formatura,altos cargos, e nenhum tipo de coisa que venha do mundo, mais sim as espirituais, porque as demais coisas lhe serão acrescentadas por Deus em sua vida, porque, do que me adianta ganhar o mundo inteiro e perder a minha alma? Mt 16:26, porque Deus usa as coisas loucas deste mundo para confundir as sabias 1 Co 1:27, porque o verdadeiro servo do Senhor passa por muitas tribulações e aflições neste mundo,porque o seu gozo ñ é neste mundo, mas sim, o gozo da vida eterna, assim como Jesus, também sereis todos os fies, também ñ é pecado ter diplomas,ser doutores,ser rico,ou ter muitos bens, desde que tudo seja ganho com honestidade e que ajude os nessecitados, porque a caridade é o maior dom, seja fiel no pouco que no muito lhe colocarei. AMÉM!!

    • Meu amigo Fabio! O verdadeiro Cristão é aquele busca servir a Deus de uma forma apenas espirituais, ele ñ busca riqueza, formatura,altos cargos, e nenhum tipo de coisa que venha do mundo, mais sim as espirituais, porque as demais coisas lhe serão acrescentadas por Deus em sua vida, porque, do que me adianta ganhar o mundo inteiro e perder a minha alma? Mt 16:26, porque Deus usa as coisas loucas deste mundo para confundir as sabias 1 Co 1:27, porque o verdadeiro servo do Senhor passa por muitas tribulações e aflições neste mundo,porque o seu gozo ñ é neste mundo, mas sim, o gozo da vida eterna, assim como Jesus, também sereis todos os fies, também ñ é pecado ter diplomas,ser doutores,ser rico,ou ter muitos bens, desde que tudo seja ganho com honestidade e que ajude os nessecitados, porque a caridade é o maior dom, seja fiel no pouco que no muito lhe colocarei, QUEM GUIA OS PASSO DE UM JUSTO É DEUS AMÉM!!

  6. Pastor, achei muito pessimista a sua análise, considero importante o crescimento dos evangélicos no contexto de um Brasil, país fundamentalmente místico e pagào em suas práticas religiosas, desde a formação da sociedade brasileira no período colonial. Hoje alcançamos uma marca considerável e respeitável, qualquer política pública e qualquer governante e ou parlamentar deve considerar esse quantitativo,. A perspectiva ética cristã, os valores morais cristão devem ser considerados, o respeito a dignidade humana, a politica cultural, as instituições públicas e privadas, devem considerar esse quantitativo que se transforma em qualitativo, pois passa a ter visibilidade e poder de decisào, imfluenciando nos rumos do País. A qualidade será sempre um processo em permanente construção a luz do envangelho de Cristo Jesus.

    • O problema nem é só a questão social. Tem certeza que as questões sociais serão resolvidas, quando o "evangelho" pregado hj em dia não tem nada de crescimento da Palavra de Deus e sim de igrejas, de "promessas" vazias de "prosperidade" fingida e falsa religiosidade que só existe quando estamos dentro da igreja – e olhe lá, pq a coisa tá tão feia q tem igreja que daqui a pouco tá permitindo até o diabo dançar em cima das Bíblias no meio do altar – pois quando estamos fora da igreja vivemos nossa vidinha e Deus que fique da porta da igreja pra dentro? Duvido muito, todo mundo percebe, estamos indo de mal a pior e isso pq a iniquidade só faz aumentar – dentro da igreja inclusive.

    • WILSON BARROSO
      "de um Brasil, país fundamentalmente místico e pagào em suas práticas religiosas, desde a formação da sociedade brasileira no período colonial. Hoje alcançamos uma marca considerável e respeitável, qualquer políti" "ÓLEO UNGIDO, MEIA SANTA, BIBLIA DE 1000 REAIS??? o que é isto???
      Neimar pai solterio, grethem já fez até filme porno, joelma dança musica sensual, baby é malucona, fala m…….. ESTES SÃO EVANGÉLICOS??? tenho 54 anos, quando jovem, evangélico eram caras simples, mas eram diciplinados, de terno, com biblia debaixo do braço, mulheres não usavam roupas decotadas, etc….

    • Como sou católico, discordo geralmente das análises do "Paulo Agnóstico" (para mim, o Agnosticismo é uma heresia quase tão grave quanto o protestantismo). Entretanto, dessa vez, dou a mão à palmatória, pois o argumento dele é correto e cristalino. Penso assim também. Nunca fui "crente" e nem pretendo ser, mas noto que antigamente, os crentes respeitavam mais sua própria fé, faziam "a Diferença"; hoje, infelizmente, não se percebe mais isso, pois um espírito mundano invadiu as igrejas e elas dão contratestemunho. Atualmente, para grande parte da população, muitos pastores são "ladrões"; não tem legitimidade para pregar. Lamentável.

    • Não sei se vc sabe, mas Deus procura os verdadeiros adoradores, e ñ os intelectuais, Deus ñ chama uma pessoa porque ela é sábia ou capacitada, porque é Ele quem capacita os chamados, e fique vc sabendo, que esta sua sabedoria humana,ñ leva vc a salvação, mas sim, a sabedoria espiritual é a que salva, venha conhecer o Senhor Jesus, assim como vc, era eu também, um ignorante nas coisas de Deus, mas hoje posso ñ ser um doutor na sabedoria humana, mas sou doutor no conhecimento das coisa de Deus, e isso me faz ser diferenciado dos que vive sem Deus, mas Jesus te ama é só vc aceitar como seu único salvador, e vc verá que tudo é realmente diferente. AMÉM!!!

    • Vc deve ser o mais inteligente do Brasil ou talvez do mundo, o que vc não sabe é cristão são pessoas assim como vc, seres humanas e criado pelo mesmo Deus que te criou a unica diferença e que nós temos o Espirito Santo para nos orientar e vc a sua propria sabedoria que para Deus não serve para nada e continui chamando os cristãos de analfabetos. Faça um pesquisa e vê quantas biblias ja foram vendidas no Brasil.

    • Não é verdade, Marcelo. Não podemos generalizar. Tem gente bem instruída dentro dos evangélicos. Cuidado com o preconceito e discriminação de quem é diferente de você.

    • Marcelo de Figueiredo, vc é lamentável em suas palavras. Posso apresentar 1000000 de pessoas mais inteligentes, graduadas e racionais que você e que são cristãs. Seu argumento em tom de generalização só mostra o quão despreparado vc está para entender estas questões. Não conhecer e julgar é a maior prova de ignorância que podemos perceber neste contexto.

  7. Eu não achei pessimista coisa nenhuma essa matéria, é a mais pura realidade. Crescimento em números e em dinheiro não tem nada a ver com qualidade de Evangelho. Alias, tem cada vez menos a ver mesmo. Qualquer cristão que não seja míope espiritual percebe de longe o lamaçal onde jogaram a igreja aqui no Brasil, com tanta doutrina diabólica que tem prevalecido. Esse crescimento demográfico aqui na terra EM NADA reflete nossa densidade demográfica NOS CÉUS no Grande Dia…

    • Ser 'evangélico' está virando um status social, é bonitinho falar que é evangélico, está tudo virando um ecumenismo moral.. Ser evangélico está se tornando sinônimo de ter dinheiro, casa, carro, vida boa, e não o verdadeiro chamado para o sofrimento e tristeza, mas alegria no SENHOR. Resumindo, ser evangélico não está mais sendo uma afronta. Nossas igrejas fedem ao mundo, soam como o mundo, agem como o mundo, e não são odiadas, e sim amadas, pelo mundo. E quando são odiadas, é pelo sentido errado, e não pelo evangelho. Eu não sou 'evangélico', e odeio o evangelicalismo moderno. Todos os costumes das igrejas estão afundadas no mundo, parecidas com o mundo. A situação está de toda deprimente. A misericórdia de Deus é nossa única esperança. Deus seja contigo.

  8. Ser 42 milhões, Graças á Deus, ser o joio ou o trigo, não pertence a nós mas ao Senhor JULGAR no juízo final, mas o Brasil aos poucos está sendo transformados pelo poder do evangelho e pelo amor do Senhor Jesus Cristo.

  9. Meu amado irmão, achei você muito pessimista. Independente do evangelho estar crescendo ou não, a pobreza sempre existirá, claro que muitos não vivem o evangelho realmente Cristão, alguns destes que se dizem evangélicos não sabem a profundidade do que isso significa, mas eu dou graças a Deus por esses números, pra mim são motivos de alegria, e que cresça ainda mais.

    • Felizmente nem tudo que se acha é. Não sou pessimista, sou realista. Olhe ao redor e veja se há sinal de avivamento no Brasil. esse relatórios só me deixam triste em ver que o rumo desse evangelho no Brasil é tão pouco promissor… Que seja pregado o Evangelho vivo e genuíno de Cristo que traz arrependimento e conversão ao invés de números fantasiosos.

    • julio, tem pastor que ta querendo fazer mais que jesus. Afinal, Jesus viveu no mundo por mais de trinta anos mas em meio a todas a mazelas sociais. Ele nao mudou esse quadro. Afinal ele muda o coraçao das pessoas. Qto ao pastor digo pra ele: pare de ser utopico pastor. deixa de ser bobo. vc nao vai tirar sua comunidade da miseria. afinal, jesus nao veio trazer paz ao mundo mas espada. vc quer q os pastores (ou o evangelho que seja) transforme esse pais num paraiso. ahhhh tenha a santa paciencia pastor va dormir. vc tem q estudar mais a biblia.

  10. A porta do Evangelho esta larga demais nos ultimos dias.. mais uma religião.. tudo aquilo que não confronta as pessoas a mudarem de vida.. deixar o pecado, por isso o numero de pessoas que se dizem evangélicas aumentou tanto. É uma pena.. queria ouvir uma noticia desta com alegria pela salvação de muitos, mas imfelismente sei que não é assim.. isso é apenas uma grande multidão, onde nem todos que estão ali querem Jesus, mas querem apenas milagres, principalmente financeiros.. Graça e Paz!

  11. Há sim verdade no que o irmão diz. Alguns respondem a isso dizendo que o importante é que o nome de Cristo está sendo pregado, o que também é verdade. Mas essa “explosão” é pra que se cumpra aquela palavra : “muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos”. Importa que tenhamos fé para continuar lutando pelas vidas e crendo que Deus é poderoso para salvar.

  12. a explicação pq a classe mais alta da sociedade nao ser atingida pelo evangelho e simples , eles sao confrontados a refletir pelo dinheiro ou deus, ai ja sabe ne, lembra da indulgencia ( compra do perdao) mas continuando no pecado, nao vamos ser demagogos 1 em cada 3 ricassos tem amantes

  13. pare de ser utopico pastor. deixa de ser bobo. vc nao vai tirar sua comunidade da miseria. afinal, jesus nao veio trazer paz ao mundo mas espada. vc quer q os pastores (ou o evangelho que seja) transforme esse pais num paraiso. ahhhh tenha a santa paciencia pastor va dormir. vc tem q estudar mais a biblia.

  14. Realmente dá para perceber na prática o aumento numérico dos cristãos protestantes no Brasil desde o início da década de 90.Ocorreu uma verdadeira invasão de pregadores nos meios de comunicação, no vias públicas como praças, rodoviárias, hospitais, trens,ônibus…Igrejas evangélicas se disseminaram como pardais ou ratos dentro de nossas principais metrópoles, do centro aos subúrbios mais distantes.Nem mesmo o interior do sertão brasileiro, onde a hegemonia dos templos católicos durava a séculos, escapou da pregação verborrágica de igrejas pentecostais e sua poluição sonora.No ambiente de trabalho, na praia, na fila do cinema, num barzinho do centro, na internet, numa festa de Nossa Senhora das Neves(a padroeira da minha capital), durante um desfile de blocos de carnaval e até mesmo numa reunião familiar de final de ano lá estão eles, os pregadores da verdade que salva, cura e liberta do pecado.Nos lugares e momentos mais inconvenientes esses pescadores de almas estão sempre tentando enfiar seus anzóis goela abaixo da população descrente ou que ouse professar outras formas de espiritualidade.Podemos medir o aumento da população evangélica analisando a frequencia com que sofremos assédio religioso por parte de parentes, colegas de trabalho, vizinnhos e profetas de meio de rua.Não tem como escapar dessas ovelhas que insistem em nos arrastar de toda maneira para os calabouços de seu grande rebanho.Sempre haverá um chato de plantão tentando salvar tua alma, mesmo que você não acredite nessas tolas mistificações.

  15. Sou católico e vejo com desconfiança esse pretenso "crescimento" protestante. O que me deixa feliz é que tal "crescimento" é só "de fachada" pois existe um avivamento na Igreja Católica, onde as pessoas estão ficando mais participativas.

    Vejo que hoje, nós católicos, do ponto de vista moral, de conhecimento bíblico e de vivência do Cristianismo, somos mais íntegros e aplicados; nós somos os "crentes de ontem", rs.

DEIXE UMA RESPOSTA