Colunas

Evangelistas ou Marketeiros

Paz.

Estava a ouvir num canal de televisão um grupo de pastores que apresentaram seus planos para anunciar Jesus nos próximos Mega-Eventos, Copa e Jogos Olímpicos. As idéias apresentadas consistiam a oferta de Bíblias em português mesmo para estrangeiros, camisetas com dísticos, Deus é Fiel, a leiturano Estádio por parte da assistência de João 3:16, uma escola de samba cristã junto aos hotéis, aeroportos e estádios.

Como cristão sou a favor que se deva evangelizar em toda a ocasião seja oportuna ou não. Há no entanto que distinguir entre EVANGELISTAS OU MARKETEIROS.

O marketing e os marketeiros têm o objetivo de vender um produto. Procuram “entranhar” o produto na mente da pessoa até que a mesma decida a o desejar. O evangelismo é um testemunho pessoal que uma pessoa dá de uma fé em Deus. No evangelismo participa a Palavra e o poder do Espírito Santo é que convence o pecador, por meio da graça e o dom da fé para a salvação outorgado ao ouvinte a fim de que seja cativado à salvação.

Creio que a intenção dos pastores é boa, mas é necessário ter o cuidado de não criar Cristo um Tiririca, como fez o “marketing”, no Brasil e na Itália. Suponha que um atleta tem escrito na camisa o nome de Jesus e vai competir com um islâmico. Se o cristão ganhar o islâmico fica envergonhado da sua fé no Islã. Afinal estamos a competir um desporto ou uma religião? Não somos gladiadores. E se o cristão perder para o islâmico será que Cristo pode ser humilhado?

Recordo-me que nas Olimpíadas de Berlim um negro norte americano ganhou a medalha de ouro e deixou Hitler e os arianos envergonhados. A razão desta humilhação é porque Hitler se achava uma raça superior.

Creio que o Espírito Santo orientará a melhor forma de realizar a evangelização e que as igrejas mobilizadas pela fé alcançarão os objetivos do Reino de Deus. Também sou de opinião de que as igrejas podem preparar concertos “Gospel” e com interprétes de outras línguas. Para isto basta fazer convites aos estrangeiros visitantes. Outras idéias surgirão porque o Espírito sopra como Vento aonde Ele quer. Finalmente deixo para reflexão um texto que se encontra no Sermão da Montanha, cuja característica parece desenquadrada e inapropriada do contexto. Contudo, Jesus procurou salvaguardar-se da mensagem dos marketeiros, como segue:

“Não deis aos cães as coisas santas; nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; para que não as pisem e, voltando-se vos despedacem” Mt 7:6.

Fraternalmente,

casal com uma missão,
Amilcar e Isabel Rodrigues

Sair da versão mobile