Colunas

Estamos em Guerra

Existe uma parte da vida cristã que vejo ou ser negligenciada ou ser superestimada. De qualquer maneira percebo que as pessoas tem uma visão deturpada sobre a batalha espiritual que de fato existe na vida do cristão.

“Pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” Efésios 6:12

 

Percebo que alguns tradicionais às vezes ignoram esta área e pensam que depois que aceitaram Jesus, há apenas paz. Há certeza da salvação e estão seguros. Por isso talvez, muitos não gastam tanto tempo em oração e jejum e acabam se esfriando espiritualmente e perdendo batalhas na maioria das vezes.

Outros, entram em lutas que não devem ser travadas. Pensam que tudo é o diabo, “demonizam” tudo e acabam ficando bitolados e se esquecendo de viver o evangelho que não é focado em demônios mas sim em glorificar a Deus. Estes às vezes pensam até que os demônios podem vencer e se desesperam na luta como se o mal fosse uma força igual e contrária a Deus, e isso não é verdade.

Nesta batalha que acontece todos os dias, não é Deus que está lutando querido. Deus não luta. Deus é soberano. Ele não precisa fazer esforço algum para que sua vontade seja feita. Os demônios tremem em sua presença. Abaixam a cabeça e lhe obedecem prontamente. E dentro de sua soberana vontade, até os demônios são instrumentos em suas mãos (com Saul por exemplo).

Esta batalha travada, quem está em jogo é a nossa vida espiritual. Os demônios estão lutando para destruir os homens e para confundir aqueles que creem em Deus. Percebemos que existe uma batalha e que às vezes os próprios discípulos não conseguem vencê-la, quando eles não conseguem expulsar os demônios de um jovem. E Jesus lhes responde: Esta casta não pode sair a não ser diante de muito jejum e oração!

 

O autor de Hebreus (talvez Apolo) diz em Hb 12:4: Na vossa luta contra o pecado vocês não tem resistido até a morte.

Aquele autor escrevia para uma igreja de judeus convertidos ao cristianismo que passaram por perseguição e estavam por passar novamente. Muitos apostataram da fé e se diziam apenas judeus para não serem mortos. Ao que o autor mostra a galeria dos heróis da fé (homens que estavam em guerra) em Hebreus 11, e depois diz que eles não estavam lutando como aqueles heróis. Heróis estes que morreram em batalha para glorificar a Deus e guardar a sua fé.

Não sei como está sua vida e nem se você percebe que está em uma batalha espiritual. Muitos zombam de satanás, porém os demônios são astutos para derrubarem aqueles que não perseveram em oração e para os pegarem naquilo que é sua fraqueza. Quantos pastores não caem constantemente? Quantos homens de Deus que foram usados poderosamente por Deus hoje não estão caídos?

Quando decidimos servir a Deus ganhamos um X nas costas. Seremos alvos de ataques e tentações. Quanto mais se é usado por Deus, mais projeção no mundo espiritual se ganha e consequentemente sofrerá mais ataques. Tenho consciência desta batalha e quero estar preparado todos os dias para a guerra. Guerra espiritual.

Não sei como você está nesta guerra, se ferido, se caído, se vigilante ou se displicente. Mas quero te alertar nesse momento que há uma guerra.

As armas? Jejum, oração e bíblia. Quem domina bem estas armas é temido no mundo espiritual.

(Os sete filhos de Ceva tentaram expulsar demônios no nome do Deus de Paulo, porém foram escorraçados e saíram de lá nus, os demônios responderam: Sei quem é o Deus de Paulo, e sei quem é Paulo, mas vocês quem são?)

Será que você é conhecido no mundo espiritual? Não busque ser conhecido por homens, mas sim por Deus.

Sair da versão mobile