Com a profissionalização dos filmes cristãos no Brasil e no mundo, um dilema tem tomado conta da cabeça dos produtores. Não bastasse gastar seus neurônios na busca por locações, conseguir verbas, montar uma equipe e construir uma história que toque nos corações, os produtores precisam ultrapassar um dos maiores obstáculos: encontrar atores capacitados. As produções cristãs no Brasil estão apenas começando, o primeiro filme lançado foi em 2009 e mesmo que tivéssemos centenas de atores entrando em escolas de atuação, ainda assim não teriam a experiência suficiente para encarar um set de filmagens, a correria e a pressão. Nessa hora somente a capacidade de Deus para não prejudicar todo um projeto.
Então como fica muito difícil encontrar atores cristãos, um dos caminhos é partir para atores não evangélicos, e isso seria um erro?Montar um filme cristão com atores não cristãos, será que não seria o mesmo que ver cantores do meio secular cantando músicas para Deus? Nos EUA é muito comum assistirmos filmes onde os atores não são evangélicos, eu poderia enumerar aqui vários deles, mas não vem ao caso agora.
Vale ressaltar que alguns papéis são específicos para um perfil. Assim como agências de modelos buscam perfis, na tentativa de compor um personagem para cinema também é difícil encontrar o perfil procurado.
Viver da arte em nosso país não é uma tarefa fácil, ainda mais com as produções de teatro e cinema apenas começando. Mas alguém precisa começar essa história. Na verdade mudar essa história.
Amadores ou profissionais, o importante é encontrar pessoas dispostas a doar suas vidas à Deus através da arte. Diretores que lêem esse post sabem que até pra montar um grupo de teatro em nossas igrejas há dificuldade de vermos atores compromissados nos ensaios e na vida cristã.
Podemos contar histórias que irão mudar histórias de vidas. Então se você é um ator amador aqui ficam algumas dicas:
1ª busque conhecimento em escolas profissionalizantes;
2º use as rede sociais pra se promover;
3º monte um book de fotos;
4º não exagere nos decotes e roupas que mostrem o corpo, isso assusta os produtores;
5º nas entrevistas, seja humilde, diretores amam trabalhar com amigos e prezam por um clima bom no set;
6º quando for chamado pra fazer um teste de vídeo, seja rápido.
Essas são algumas dicas de um diretor que passa pelas mesmas dificuldades em encontrar atores cristãos e se você conhecer algum, por favor ME AVISE!