Colunas

É só o começo, só o começo

Só o começo.

Só o começo.

Frases como #ogiganteacordou e #vemprarua parecem que se tornaram obrigatórias na rede social. Numa época onde a seleção de futebol disputa um torneio FIFA em solo brasileiro, não se fala em outra coisa: o povo quer mudanças sociais pra valer.

Infelizmente preciso começar este post convencendo alguns irmãos que estão tímidos, para não dizer inertes, a tudo o que está havendo. Falta teologia bíblica para o povo, por isso mais uma vez ficamos, como igreja, na rabeira da história, quando deveríamos estar na vanguarda. Honestamente, estes movimentos não são apenas permitidos por Deus, como deveríam nascer dentro das igrejas. Estudamos em nossa igreja por 5 meses neste ano sobre os profetas menores. Fomos batizados em palavras proféticas ditas há 3 mil anos atrás e que agora levamos estas palavras proféticas para as ruas.

Faço uso das palavras do Villy Fomin para acalmar os que se preocupam de estarem quebrando algum princípio bíblico ao protestar contra a injustiça social:

Toda autoridade é imposta por Deus? Sim, e em uma democracia a autoridade é o povo, os governantes são eleitos para servir a essa autoridade e quando os mesmos fogem de suas obrigações, abusando do poder, negligenciando o pobre, oprimindo o oprimido, sendo indiferente às necessidades das pessoas, torna-se necessário lembra-los quem os colocou lá e para que estão lá. Sem violência e sem vandalismo, nada mais nobre e forte que uma postura integra para reivindicar justiça. O protesto por justiça e honestidade é uma semente de esperança, vamos semear.”

Minha ovelha Alan de Macedo Simões, advogado, nos lembrou de que todo poder emana do povo, diz a nossa constituição. O artigo quinto da carta magna garante toda e qualquer manifestação pacífica em locais públicos sem quaisquer permissões dos poderes públicos.

Isto posto, vamos ao que interessa. Deus está se movendo! Sim, ele nunca foi um Deus estático, Desde Gn. 1.2 vemos um Deus que se move, Ele antes usou profetas: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho” Hebreus 1:1, e hoje usa o Filho, Cristo, do qual o corpo é a Igreja que somos nós. Deus usa mãos e pés disponíveis para se mover entre nós e estabelecer o seu Reino, com o objetivo: “E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.” Efésios 1:9-10. Plenitude dos tempo foi a cruz, e Deus está estabelecendo seu Reino entre nós e em nós.

Quando decidimos sair de nossa igrejas e ir para rua, precisamos ter a convicção bíblica (acima exposta) pois vamos caminhar com muitas pessoas diferentes de nós. Tive esta experiência na segunda-feira quando gritei palavras de ordem (e progresso) no centro de Curitiba ao lado de pessoas muito diferentes de mim mas que lutam por um propósito comum e que (pelo que já escrevi) faz parte de um projeto divino. Você pode chamar estas pessoas de “pedras que clamam”, ótimo, mas lembre-se que no dia em que isto acontecesse, nós povo de Deus deveríamos nos envergonhar e nos juntar a eles. Eu fui pra rua com muita alegria e sabendo que estava fazendo parte de algo muito maior do que um projeto social, mas um projeto espiritual, de um Deus que não se cala com injustiça e que saciará aqueles que tiverem fome e sede dela “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.” Mateus 5:6

Aprendemos a ler este texto pensando na auto-justiça ou numa justiça egocêntrica ou do nosso nicho evangélico, mas este texto fala de todas as justiças, inclusive (ou especialmente) a social. Sim, Deus se importa. Não adoramos a um Deus que se importa apenas com o pós-morte, mas com a vida qualificada (não quantificada) como ETERNA. Uma vida que precisa ser pregada, proclamada, protegida e defendida antes da morte também. Vida abundante é uma bandeira, se tiver alguma dúvida disto procure na sua Bíblia a parábola do Bom Samaritano e venha pra rua.

Este post é para a Igreja, tenho um compromisso com minha consciência de fazer outros posts para conversar com um número mais amplo de leitores, mas acredito que este post era necessário. Venha para rua sem medo, Jesus está lá, junto com os profetas menores e com o mesmo Espírito de Deus que se moveu sobre as águas no princípio, levantou os profetas até Cristo e proclamou que: A verdadeira religião é trabalho a favor do nosso próximo.“A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” Tiago 1:27

Vem pra rua Igreja, Jesus convida você.

Ps:. Não vou gastar tempo falando de violência e baderna. Obviamente sou contra, ao contrário do que os noticiários divulgam, o número dos baderneiros é insignificante perto do que Deus está fazendo em nossa nação.

Sair da versão mobile