Colunas

Dissimulação x Mentira encoberta nas redes sociais

Esta semana após inúmeras queixas de internautas e twiteiros, sobre ofensas, comentários maldosos, fakes falsos, entre o povo cristão, resolvi fazer uma pesquisa, e observar como as pessoas se comportam nas redes sociais. Com isso, percebi que muito evangélicos estão sendo totalmente dissimulados, mentirosos destilando veneno, demonstrando que seus interiores, estão cheios de mágoas, ciúmes, inveja, o que contraria nossa fé.

Discussões têm sido travadas, diferenças de pontos de vista têm sido discutidas na maioria das vezes de forma extremamente hostil, envergonhando assim evangelho. E tirando totalmente o propósito de termos acesso às redes sociais.

A gota d´água é quando nem as crianças são respeitadas, até as filhas do pastor e deputado Marco Feliciano foram afetadas, com posts indecorosos, com intenção de difamar o deputado. Usaram suas filhas, apenas crianças, não se importando com o lado emocional dessas que ainda são inocentes e tão pouco tem a noção da maldade que ronda as redes sociais. Não sabemos se eram pseudo cristãos camuflados em fakes, ou pessoas do mundo, mas, sabemos que eram pessoas que seguem o deputado, e fizeram isso deliberadamente com a intenção de machucar, se não fosse o cuidado que este como pai tem de estar em constante vigilância, acesso a senha, monitorando o tempo de exposição, e horários de suas filhas no twitter, as consequências poderiam ser prejudiciais ao emocional delas.

Essa é outra questão séria, devemos proteger nossos filhos, estarmos sempre atentos principalmente em redes como twitter que não tem qualquer regulamentação.

Temos que ter entendimento que estamos em uma guerra, que estamos vivendo uma perseguição religiosa sem precedentes e temos que nos unir em amor a Cristo, enfrentando essas acusações de forma sábia e inteligente. Os debates tem que ser de ordem ideológica, a guerra está acontecendo a nível das ideias, pontos de vistas e não cabem sentimentos de revanche, e ou sangue quente e muito menos aproveitar da situação para se vingar de pessoas simplesmente por inveja.

Essas pessoas são tão perigosas, se aproveitam da impunidade, e do segredo proporcionado pela internet e vão destilando seu veneno, muitos até se arrependem depois. Outros veem esse ato como um fetiche, não menos prejudicial que um vício a pornografia, pois ocorre o mesmo processo cerebral. Agem como verdadeiros dissimuladores, ocultando seus verdadeiros sentimentos e intenções.

Depois do ato, encobrem com astúcia, não dão a perceber, ficam calados como se nada tivesse acontecendo. Essas pessoas, nas redes sociais não revelam seu verdadeiro eu, as verdadeiras intenções de seus comentários, que para muitos é abençoar, mas para estes dissimuladores e aproveitadores é apenas para obter alguma vantagem e para conseguir enganar pessoas. Precisamos estar alertas, pois fakes (perfis falsos) no meio cristão está cada vez mais comum, e alguém que tem um perfil falso é capas de inventar qualquer coisa para alcançar seu objetivo, que muitas vezes é atormentar e difamar pessoas.

Como é o caráter desse dissimulador das redes sociais?

O dissimulado é uma pessoa que deliberadamente, procura encobrir os seus sentimentos seus atos, sempre com interesse em se manter assim, visando obter alguma vantagem da situação. Todos nós temos encontrado e convivido com diversas pessoas assim, que possuem uma falha tão forte de caráter que julgam, apontam as falhas dos outros, ou o caráter dos outros, sob sua forma deformada de pensar e, são normalmente pessoas que se tornam mesquinhas, egoístas, exclusivistas megalomaníacas. Como querem manter esse caráter no anonimato, a internet acaba sendo celeiro para seus atos, que em muitas vezes se transformam em crimes, como perseguição calúnia e difamação.

Na verdade essa necessidade de obter vantagem, através desse comportamento se dá por conta do medo que o outro o perceba e descubra que no seu interior, são cheios de sentimentos desajustados, inconseqüentes muitas vezes, descontroláveis, A dissimulação como já sabemos é um mecanismo de defesa, pois o que tenho em mim, o que sinto dentro de mim ou minhas ideias e sentimentos são tão inconfessáveis, condenáveis ou egoístas, que eu não consigo dividir com ninguém o que vai ao meu coração. Então, uso a internet para manifestar minhas frustrações, minhas raivas, sem que ninguém saiba.

A dissimulação é uma das maiores doenças do nosso ego, se não for a maior. Entendemos que ela deve ter surgido, na queda do homem, sua origem foi no Jardim do Éden bem como sua raiz psicológica já na infância. Tudo o que ocorreu depois foi consequência da maneira como entendemos estas diferenças e de como lidamos com os medos, culpas, ansiedades, inseguranças, que estas diferenças nos trouxeram.

O tratamento pode estar apenas em reconhecer, assumir, reconhecer, trazer à tona nossas verdades e enfrentá-las.

Meu conselho é que essas pessoas entendam que somos cristãos, que podemos nos esconder em nossos perfis e fakes falsos, mas nunca aos olhos de Deus. Aconselho que use esse expediente, confessar a si mesmo, depois à Deus, apagar tudo, e para cada pessoa que você prejudicou mandar recados de bênçãos, elogios. E por fim, procurar um profissional, pois esse comportamento secreto pode não ser apenas uma falha de caráter, e sim uma patologia grave, que vai trazer só transtornos para outras pessoas e para si mesmo.

Sair da versão mobile