Colunas

Discernir

Graça e Paz.

“De fato, aquele que ainda se amamenta não pode degustar a doutrina da justiça, pois é criancinha! Os adultos, porém, que pelo hábito possuem o senso moral exercitado para DISCERNIR o bem e o mal, recebem o alimento sólido” Hb 5:13 e 14.

A interpretação dos textos bíblicos carece de maturidade espiritual. Precisamos de saber discernir o bem do mal. Muitos teêm se deixado enganar por doutrinas falaciosas porque ainda não estão habilitados em distinguir o bem do mal. Quando o Senhor Jesus foi tentado no deserto pelo Diabo, este citou-lhe textos bíblicos com a intenção de O enredar, como está escrito:

“Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães” Mt 4:3.

O que o Diabo pretendia era manobrar Jesus para que Ele se tornasse publicamente um prodigioso mágico e isto com a intenção de O tornar ator popular. Ora Jesus veio para anunciar o Reino de Deus que consiste na justiça, na paz e na alegria no Espírito Santo. Infelizmente que hoje se tem multiplicado “show men” de cultos tão do agrado de criancinhas espirituais porque não sabem discernir o bem do mal. Muitas pregações não passam de entretenimento e como nelas está ausente a Palavra de Deus, lá vão enganando com as suas doutrinas gerações de criancinhas espirituais que nunca se habituaram a DISCERNIR o bem do mal. Impera a hipocrisia com artes de disfarce e o resultado é que muitas igrejas adoptaram doutrinas de homens pois se deixaram enredar pelo adversário que é o Diabo. Muitas são as critícas que se ouvem sobre a prosperidade e algumas delas teêm a sua razão de ser porque não se conformam com a Justiça de Deus. Quando um pregador diz a uma igreja que quanto mais dinheiro cada um der mais recebe, a intenção do pregador é receber mais e a intenção de quem dá também é receber mais. Está claro que o objectivo de quem pede e de quem dá é o lucro. É como jogar na bolsa, aqui está ausente o amor a Deus e ao próximo e por esta razão é condenável.

Estive a falar com um irmão que me confidenciou que sua esposa tinha o dom do conhecimento e que quando ouvia uma pessoa falar o avisava para não acreditar nela porque era pessoa de duas faces, ou seja sem caráter. Como não podemos permanecer sempre criancinhas precisamos de alimento sólido. Por esta razão, torna-se necessário DISCERNIR o bem do mal. A fonte que nos conduzirá à maturidade espiritual é a Palavra de Deus, como está escrito:

“Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas e é apta para DISCERNIR os pensamentos e intenções do coração” Hb 4:12.

Fraternalmente,

casal com uma missão,
Amilcar e Isabel Rodrigues

Sair da versão mobile