Colunas

A Dinâmica da Oração

A oração obedece a uma dinâmica, como está escrito: “Pedi, e dar-se-vos-á, ; buscai, e encontrareis; batei e abrir-se-vos-á, Mt 7:7“.

 

Muitos são os cristãos frustrados por não obedecerem à dinâmica da oração.

Alguns acreditam que basta pedir a Deus com fé e esperar os resultados. Quando as respostas não são alcançadas logo ficam a pensar que Deus não os atendeu e por este motivo ficam desanimados ou buscam recurso em outro irmão que tenha mais fé.  É certo que sem fé é impossível agradar a Deus, conforme as Escrituras, mas não devemos ignorar que a fé tem uma dinâmica que consiste no que foi acima referido, a saber: Pedir, buscar e bater. Esta é a Lei, como segue:

“Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca encontra: e, ao que bate, se abre, Mt 7:8“.

Quando fiquei cego em 2006, pedi a Deus que me desse o sustento para mim e para a minha família. Aguardei que Deus atendesse à minha oração e passados uns dias como precisasse de dinheiro logo comecei a experimentar uma certa ansiedade. Então, foi quando o Espírito Santo me falou ao coração que era preciso buscar o dinheiro que eu precisava. Tinha a certeza de que Deus não me desampararia e a questão era buscar aonde? Sei de irmãos que tiveram experiências maravilhosas da parte de Deus quando buscaram com toda a diligência emprêgo e outras necessidades. Recordo-me que na África do Sul, terra onde vivi, depois de ter saído de Moçambique, precisava de encontrar um emprêgo e então decidi buscar nos jornais. Com grande alegria fui atendido.

Certa vez a minha mulher e eu estávamos sem dinheiro e oramos ao Senhor para suprir as nossas necessidades. Então decidimos ir dar um passeio e ver as vitrines das lojas. Como gostamos de antiguidades ficámos a olhar para uma cómoda de carvalho inglês. Apareceu-nos o dono da loja e perguntou-nos se nós queríamos saber mais alguma coisa sobre o ojecto em causa. Agradecemos e dissemos que era apenas um gosto que tínhamos em ver móveis antigos mas não tínhamos idéia de comprar. Desde cedo que aprendi na escola rabínica o dever de não lesar a mente, ou seja, não mostrar interesse de comprar quando não temos o desejo de o fazer nem o dinheiro para o adquirir.

Saímos da loja e passado uns metros, veio o homem da loja ao nosso encontro e fixando os olhos em nós disse-nos:

Vocês importam-se que eu lhes dê uma oferta? Ficámos muito embaraçados e surpreendidos porque nada tínhamos pedido nem manifestámos nenhum sinal de carência, pelo que lhe perguntei a razão daquela oferta. Ele respondeu-nos que Deus lhe tinha posto no coração dar-nos uma oferta. Para testemunhar também a nossa fé contei-lhe o que já aqui referi e o Peter Felix muito se alegrou pela forma como Deus age.

Também compartilhou connosco a fundação da igreja “Under Ground” num populoso bairro de Hillbrow na cidade de Joanesburgo. Contou-nos que naquele local havia um bar e que era muito frequentado por gente mundana. Entraram uns chineses e falaram com o dono do bar a pedir permissão para dar um recado que tinham recebido de Deus no interior da China. O resultado foi que a maioria das pessoas que estavam no bar se converteram e aquele lugar passou a ser a igreja “Under Ground”. Fiquei muito impressionado com o que acabara de ouvir e mais tarde aqueles chineses cristãos vieram à igreja que eu frequentava e onde ia ser ordenado ao ministério pastoral, e cujo missionário é o Pr.Walmir Cohen do Ministério Fé Para Todos no Rio de Janeiro. Naquela noite houve um impacto da presença de Deus pelo ministério dos irmãos chineses.

Esta última étapa da minha narrativa é um exemplo de que precisamos de bater para que alcancemos a resposta à nossa oração. Cedo aprendi a pedir, buscar e a bater à porta das pessoas porque quem pede recebe quem busca encontra e quem bate se lhe abrirá.

A oração tem esta dinâmica e precisamos estar atentos aos sinais que Deus nos oferece quando lhe pedimos alguma coisa. Depois precisamos de ter fé que é ousadia para fazero inimaginável. O leitor deve lembrar-se que quando Pedro perguntou a Jesus se Ele pagava o imposto, logo Jesus mandou que ele fosse pescar um peixe e tirasse a moeda da boca do peixe e com este dinheiro pagasse.

Finalmente quero-vos testificar que Deus atendeu à minha necessidade até ao dia de hoje quando bati à porta do Ministério Fé Para Todos, Igreja Cristo Vive e a irmãos da primeira igreja que pastoreei na África do Sul.

A oração funciona sempre que estivermos dispostos a obedecer à maneira como Deus nos quer atender, como está escrito:

“Olhando para Jesus Autor e Consumador da nossa fé, Hb 12:1a“.

 

Fraternalmente,

casal com uma missão,

Amilcar e Isabel Rodrigues

Sair da versão mobile