Colunas

Deus perdoa e restaura, mas você aceita o próprio perdão?

Deus perdoa e restaura, mas você aceita o próprio perdão?

Foto: reprodução/Jametlene Reskp/Unsplash

Não há dúvida de que para nós, cristãos, Deus é misericordioso e generoso em perdoar.

Cremos nisso não porque imaginamos, mas porque é o que a Bíblia ensina, por exemplo, na passagem de Isaías 55:7, como também em 1 João 1:9, onde está escrito que “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça”.

O perdão de Deus também significa restauração, porque uma vez perdoados, temos a oportunidade de recomeçar. Não importa o que tenha sido o motivo da sua queda, seu erro, pois o sangue que Jesus derramou na cruz do Calvário, como vimos na passagem acima, nos purifica “de qualquer injustiça”, desde que exista arrependimento e conversão.

Mas, infelizmente há pessoas que mesmo recebendo o perdão de Deus, não aceitam o próprio perdão. Nesses casos, vemos que o pecado cometido foi tão marcante que ele finca raízes não só espirituais, mas também psicológicas, fazendo com que o ser humano não consiga aceitar que pode ser livre e restaurado pela misericórdia de Jesus.

“Eu sei que Deus me perdoou, mas não consigo aceitar o que fiz”, dizem alguns. São pessoas que muitas vezes enfrentam dilemas profundos, traumáticos, e que por isso precisam de ajuda para se livrar da culpa que pesa sobre os próprios ombros e em suas memórias.

Aceite a graça imerecida

Se você que lê este artigo se enquadra nesta situação, quero lhe dizer que a culpa que não te deixa aceitar o próprio perdão, muito embora Deus já tenha lhe perdoado, pode estar vindo da sua não aceitação da graça imerecida oferecida por Jesus a pessoas como você e eu.

Muitas vezes não aceitamos o perdão porque nos vemos como pessoas capazes de vencer o pecado por nossas próprias forças e méritos. É a ideia de autossuficiência, que embora não confessada, existe implicitamente em nossa mente, nos fazendo achar que podemos lidar com tudo.

Quando o erro é cometido, então vem a culpa e a cobrança. “Como pude fazer àquilo?”; “logo eu?”; “isso é inaceitável, não posso me perdoar”; “vou pagar o preço pelo resto da minha vida”, etc. Estes são alguns pensamentos que passam por sua mente? Se a resposta for sim, então você precisa rever o seu entendimento sobre a obra salvadora de Jesus.

Em Efésios 2:8-9 a Bíblia diz que “pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. O dom de Deus aqui é a graça imerecida, pois só ela é capaz de nos redimir através do sacrifício de Jesus Cristo. Não é mérito seu! Nada que você pudesse fazer mudaria a sua condição de pecado.

Entender isso significa que você precisa admitir a sua total dependência de Jesus, pois a graça que nos é oferecida, por meio do seu sangue derramado, é justamente porque Deus sabe da sua impotência diante do pecado, e é por isso que ela é imerecida, sendo um “dom” de Deus, como diz a Palavra, e não algo a ser conquistado por seus méritos.

Aceitar o perdão de Deus e se deixar ser restaurado por Ele, portanto, é admitir que sem Cristo você realmente não é ninguém; não pode nada por si mesmo(a), e que os seus erros e a relutância em viver somente pela graça também são frutos de uma natureza pecaminosa que tenta te impedir de descansar pela fé.

Se você já entregou a sua vida a Cristo e tem confiança no perdão que recebeu, não deixe mais com que a culpa oprima a sua alma e a sua mente. Encerro pedindo que medite nas palavras do próprio Jesus, registradas em Mateus 11:28-30:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Sair da versão mobile