Colunas

Cristo, nossa Páscoa

Graça e Paz.

A celebração da Páscoa judaica, consta no calendário como a data em que o povo de Israel foi liberto do Egito, a terra da escravidão, para a terra prometida.

A fuga do povo de Israel do Egito consistiu em atravessar o Mar Vermelho a pé enxuto e conduzido por Moisés, segundo a operação que Deus realizou para libertar o Seu povo. Para trás ficou o sofrimento de viver em terra estranha.

São lembradas as pragas do Egito, o sangue na ombreira das portas a assinalar o concerto com Deus, a refeição com alimentos que fizessem lembrar mais tarde as amarguras da escravidão.

A Páscoa cristã, celebra o dia em que cada um foi transportado do império das trevas para o Reino do Filho do Seu Amor, Cl 1:13.

O resgate do império das trevas em que cada um de nós estava foi obtido por Cristo, nossa Páscoa que foi sacrificado por nós, I Co. 5:7.

Sabemos que Cristo foi julgado e codenado à morte de cruz e que pelo Seu sangue, o Cordeiro de Deus, nos expiou todos os pecados e nos redimiu para a vida eterna. Por esta razão também, semelhantemente somos batizados em nome de Jesus, uma figura que lembra a passagem do Mar Vermelho para a terra prometida.

A Páscoa significa passagem tanto na Antiga como na Nova Aliança. Do mesmo modo como o povo judeu recorda o cativeiro do Egito e a salvação, também nós lembramos o sofrimento de Cristo que foi na altura da Páscoa Judaica. Agora, Amigos e Irmãos meus, libertos que fomos pelo Cristo celebremos com júbilo e alegria a Ceia do Senhor, porque nos identificamos com Ele e deste modo comamos a sua carne e bebamos o Seu Sangue, Jo 6: 54, nos elementos do Pão e do Vinho, I Co 11:24-25.

A advertência que o apóstolo Paulo fez aos coríntos é que não houvesse hipocrisia e nem fermento velho, porque como poderíamos nós ter comunhão com Deus e com as trevas? Não ignoramos a força das tradições e da cultura de cada povo. Há que fazer festa porque agora somos filhos de Deus.

Alegremo-nos pois numa verdadeira Koinomia e que o nosso coração anseie a vinda gloriosa do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

MARANATA.

casal com uma missão,
Amilcar e Isabel Rodrigues

Sair da versão mobile