Colunas

Cristianismo Medíocre

Enchei-vos do Espírito. Ef 5.18

É interessante o que Paulo nos diz aqui. Primeiramente é importante saber que a palavra grega está na voz passiva e é um imperativo: deixem-se encher. Não podemos nos encher, e não podemos escolher se queremos ou não. É ordenança para nós que deixemos que o Espírito Santo nos encha.

Mas por quê isso não acontece?

Não buscar ser cheio do Espírito Santo é saber que podemos experimentar muito mais e estar satisfeito com o mínimo. Deus nos dará de si dependendo do tamanho de nossa fome e sede por Ele. Infelizmente estamos acostumados com gotas enquanto poderíamos ter mananciais de águas. Quanto menos de nós, mais de Deus.

Talvez por isso não há tanta disposição para sermos cheios do Espírito, há tanto de nós que não há espaço para Deus. E por isso não há poder, apenas a força do nosso braço. Por isso vivemos um cristianismo medíocre.

Não acontece porque os pastores tem trocado a espiritualidade pelo estudo teológico. A leitura devocional da bíblia pela leitura visando apenas expô-la. Não adianta saber muito pois se não há “demonstração e poder do Espírito”, então não passa de persuasão humana (1 Co 2.13).

Devemos ser aprovados (II Tm 2.15), mas por quem? Por Deus! Só seremos aprovados se formos cheios do Espírito. Tudo que Jesus fez nesse mundo foi pelo Espírito. Nossa platéia é Deus. É a Ele que temos que agradar. É a Ele que temos que procurar. É dele que temos que ter fome e sede.

Não somos cheios porque estamos dispostos a viver vazios. Não somos cheios do Espírito porque estamos cheios de nós mesmos.

Precisamos voltar para Deus. Nos perdemos nas nossas fórmulas. Nos nossos preconceitos. Nos perdemos naquilo que consideramos sagrado. Deixamos nossa espiritualidade de lado para criticar os extremos. Esquecemo-nos de viver e queremos pregar o que é certo para todos.

Temos o Pão da Vida disponível, sabemos tudo sobre ele e dizemos a todos o que é o verdadeiro Pão da Vida, porém falta-nos fome e estamos fartos apenas com migalhas. Ser cheio do Espírito é desejar Deus acima de qualquer outra coisa. A igreja era cheia e isto lhe dava ousadia para viver loucuras pelo nome de Jesus. Para pregar o evangelho em um contexto em que se fizessem isso seriam perseguidos, presos, torturados e mortos.

Hoje a loucura que estamos dispostos a fazer é entrar no facebook e postar frases de efeito ou escrever textos criticando os outros. Estamos cheios de hipocrisia cristã ocidental. Cheios de vaidade teológica.

…deixem-se encher pelo Espírito,
falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,
dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Efésios 5.18-20

Sair da versão mobile