Colunas

Crescimento Espiritual

Graça e Paz,

Na Carta aos Coríntios o apóstolo Paulo escreveu que não lhe era possível comunicar espiritualmente, porque eles não podiam suportar. Os Coríntios eram criancinhas na fé e necessitavam ainda de leite como alimento espiritual porque a comida sólida é para os experimentados I Co 3:1,2. Existem opiniões erradas sobre o que é o Crescimento espiritual. Uns pensam que é a pessoa vir a todos os cultos da igreja. Outros que é encontrar os livros na Bíblia rapidamente. Outros que é falar em línguas estranhas e também a forma como as pessoas se vestem.

Pelo conteúdo das mensagens que se ouvem na mídia, a maioria dos pregadores repetem o azeite da viúva de Sarepta, semear e colher, dízimos e ofertas, as batalhas do Josué, David e Golias. Isto é para citar algumas das mesmices pregações que de tão repetidas são bem demonstrativas do nível de crescimento espiritual, neste país.

Com o objetivo de orientar os cristãos ao crescimento espiritual, leiamos o que o apóstolo Pedro escreveu:

“E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança paciência, e à paciência piedade, e à piedade amor fraternal; e ao amor fraternal caridade, II Pe 1:5-7“.

Sabemos que sem fé é impossível agradar a Deus e que também a fé é um dom de Deus que cresce pelo o ouvir da Palavra e pela prática da mesma. A fé em Deus sem dúvida que é a base do princípio para crescermos espiritualmente. Pela leitura do texto referido, o leitor poderá avaliar o seu tipo de crescimento espiritual.

O percurso para crescer espiritualmente, conforme o texto citado é um encadeado como poderá ser observado. Às vezes perguntam-me o que eu penso do Milênio? Alguns ficam muito admirados quando eu digo que não conheço a doutrina do Milênio. Outros perguntam-me se eu penso que o Papa é o falso profeta e a minha resposta é que também não sei.

Lembro-me quando eu era estudante que algumas colegas não tinham paciência para ler os romances e gostavam de saber como é que eles terminavam. Muitos cristãos querem saber como será o fim do mundo. Ainda que ouvissem o que as Escrituras dizem, eles não iriam aceitar, porque já ouviram de outras pessoas versões que não estão registadas nas Escrituras, como por exemplo que Jesus vai combater os russos e os chineses e vai por aí fora porque a imaginação é muito fértil. A primeira etapa do nosso crescimento espiritual é a virtude. A virtude alcança-se pela fé, porque no Reino de Deus é pela fé que alcançamos as promessas.

Mas o que é a virtude? A esta pergunta o leitor precisa de responder se é ou não uma pessoa de virtude. Há muitas pessoas que manifestam fé em curas, em orações fervorosas mas não vemos nelas virtude. Muitos se contentaram só em ter fé. A falta de crescimento espiritual é uma séria barreira à manifestação do Cristo em nós.

Por esta razão o apóstolo Pedro nos adverte nos textos seguintes:

“Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, II Pedro 1:8-11“.

Continua no próximo texto.

 

Fraternalmente,

casal com uma missão,

Amilcar e Isabel Rodrigues

Sair da versão mobile